Os trabalhos em part-time continuam a ser uma alternativa de emprego para muitos portugueses.
É um tipo de trabalha mais habitual em jovens estudantes, que procuram conciliar os estudos com um trabalho em part-time que lhes garanta algum dinheiro, e em pessoas que conciliam um trabalho a tempo inteiro com um part-time para conseguir um rendimento extra.
A estes grupos, juntam-se muitas outras pessoas que, estando em situação de desemprego, encontram neste tipo de trabalho a tempo parcial a forma de reingressarem no mercado de trabalho e, quem sabe, conseguirem a médio prazo um contrato a tempo inteiro.
Saiba tudo o que esta em causa quando decide enveredar por um trabalho em part-time, quer a nível laboral, quer a nível legal.
O que é e como funciona o trabalho em part-time?
Considera-se part-time um trabalho que “corresponda a um período normal de trabalho semanal inferior ao praticado a tempo completo em situação comparável”.
Além disso, um trabalho a tempo parcial só pode ser prestado alguns dias por semana, mês ou ano, devendo o horário ser instituído por acordo.
O trabalho em part-time está consagrado na lei, na subsecção II do Código do Trabalho, onde é possível atentar a alguns pormenores, nomeadamente a questão de o
trabalhador a tempo parcial não pode ter tratamento menos favorável do que o trabalhador a tempo completo em situação comparável, a menos que um tratamento diferente seja justificado por razões objectivas, que podem ser definidas por instrumento de regulamentação colectiva de trabalho.
Direitos dos trabalhadores em part-time
No que aos direitos diz respeito, o trabalhador a tempo parcial tem direito a:
- Um vencimento base e outras prestações previstas na lei ou em instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho, ou a uma proporção do auferido pelo trabalhador a tempo inteiro;
- Subsídio de refeição normal da empresa ou o previsto pela regulamentação coletiva de trabalho (o que for mais benéfico), exceto quando o período diário de trabalho é inferior a 5 horas. Neste caso, o mesmo deve ser calculado em proporção do período normal de trabalho.
Deveres do empregador em caso de trabalho a tempo parcial
Todas as empresas com funcionários em part-time têm alguns deveres e obrigações, nomeadamente:
- Sempre que possível, e quando for desejo do funcionário, mudá-lo para uma vaga a tempo inteiro e vice-versa, ou seja, passar alguém que trabalhe a full-time para trabalhar em part-time;
- Prestar informação aos trabalhadores sobre os postos de trabalho a tempo parcial e a tempo completo disponíveis no estabelecimento, de modo a facilitar as mudanças possíveis;
- “Fornecer às estruturas de representação coletiva dos trabalhadores da empresa informações adequadas sobre o trabalho a tempo parcial praticado na empresa”.
Vantagens e desvantagens do trabalho a tempo parcial
Vantagens
O trabalho em part-time tem algumas vantagens, como:
- Horário flexível;
- Possibilidade de continuar a receber o subsídio de desemprego parcial;
- Possibilidade de conciliar dois empregos ou emprego e estudos;
- Mais tempo para a família, projetos pessoais e para os hobbies;
- Menor desgaste físico e mental em relação a um trabalho a tempo inteiro.
- Caso surja uma oportunidade de contrato a tempo inteiro na empresa onde trabalha a part-time, pode acabar por ser contratado a tempo inteiro. Enquanto isso não acontece sempre é melhor ganhar algum dinheiro do que nenhum;
Desvantagens
Nem tudo são vantagens neste regime laboral:
- Há uma tendência para os trabalhadores em part-time serem os primeiros a sair quando é necessário dispensar funcionários;
- Normalmente, não são contemplados na gestão das carreiras: promoções, formação, entre outras regalias;
- Podem não ter os mesmos benefícios que têm os trabalhadores a tempo inteiro;
- Maior probabilidade de trabalho por turnos;
- Se for a única ocupação, significa menos rendimentos mensais.
Onde encontrar trabalhos a tempo parcial?
Uma das formas de encontrar um part-time é procurar nas agências de recursos humanos e trabalho temporário. Existem diversas, com diferentes tipos de oportunidades de trabalho (não apenas temporárias ou a tempo parcial):
Esteja atento aos websites destas empresas e verifique as áreas para que mais contratam. Geralmente, as candidaturas são efetuadas no próprio site da empresa.
Também há muitas ofertas de trabalho em part-time listadas em sites generalistas de emprego, como:
Dicas para quem trabalha em part-time
Não é uma forma menos importante de trabalho, antes uma alternativa a ter em conta, especialmente perante determinadas situações: ganhar um rendimento extra, seja enquanto segundo trabalho, seja enquanto trabalhador estudante.
Se pensa arranjar um trabalho em part-time ou se é realmente um trabalhador em part-time, atente às dicas que temos para partilhar consigo.
Não tenha receio de aceitar trabalhos diferentes
Se for flexível, ao trabalhar em part-time poderá conhecer diferentes empresas e diferentes serviços e trabalhos, alguns até fora da sua zona de conforto. Tal irá contribuir para se tornar num profissional mais completo.
Seja dedicado
Independentemente do regime, full-time ou part-time, todos os chefes esperam que cada trabalhador dê o melhor de si mesmo. Seja, por isso, competente e profissional para que reparem em si pela positiva.
Assim, mostre-se entusiasmado com o que faz e ganhará o respeito e a admiração dos colegas de trabalho e chefias.
Seja polivalente
Interesse-se por conhecer as pessoas com quem trabalha, mesmo que pertençam a departamentos diferentes. É uma boa forma de se sentir integrado na empresa, assim como de estar sempre atento a novas oportunidades, caso tenha esse interesse.
Não tenha receio de fazer perguntas
Mais vale ser um pouco insistente e fazer perguntas quando tem dúvidas, do que cometer um erro. Todavia, ganhe confiança em si à medida que vai realizando as tarefas e conhecendo os procedimentos.
Tenha sempre o currículo atualizado
Ter o CV sempre atualizado permite-lhe estar sempre disponível para o entregar quando surjam oportunidades de carreira. Nunca se sabe o que pode acontecer.