Partilhar os auscultadores pode ser um gesto simpático e até de amizade, mas é um hábito bastante prejudicial à saúde. Parece incrível? Há uma explicação simples: o perigo está na presença dos germes que habitam nos nossos corpos – e nas orelhas – e, claro, nos dos outros. Um simples partilha e… já está feito. Saiba porque não deve partilhar os fones com outras pessoas.
Eis porque não deve partilhar os fones
A higiene e a saúde são sempre uma boa “desculpa” para não partilhar diversos objetos, como escovas de dentes, lâminas, sabonetes ou chapéus. Uma longa lista que justifica algum “egoísmo” por parte dos utilizadores – lista esta que, agora, inclui mais um item: os auscultadores.
Sabe porque é que não deve partilhar os fones? Porque apesar de ser um bom gesto, pode causar sérios problemas à nossa saúde – principalmente a auditiva. A cera produzida nos ouvidos tem um caráter antissético, protegendo os canais auditivos contra bactérias e infeções.
Na verdade, a partilha de auscultadores pode não trazer qualquer problema, até que se descubra que a outra pessoa possui uma infeção que pode ser transmitida através dos auscultadores partilhados. A partir daí, podem existir perigos para a saúde.
Como limpar os fones
Isso quer dizer que uns auscultadores partilhados nunca mais podem ser usados? Não, de todo. Em primeiro lugar, é preciso garantir a higiene dos próprios ouvidos para que a infeção não se propague e não cause outros transtornos.
Em segundo lugar, é necessário limpar os próprios auscultadores. Como é que isso se faz? Utilizando um pano limpo com um pouco de álcool. Fazer uma limpeza semanal não é algo descabido para os utilizadores que fazem uso dos auscultadores de uma forma intensiva.
Por outro lado, torna-se necessário pensar duas vezes antes de comprar e partilhar auscultadores com proteções de silicone – estes tendem a guardar ainda mais germes.
Conclusão: é melhor pensar duas vezes antes de partilhar os fones e apostar na higiene. Não se trata de egoísmo, é mesmo para preservar a sua saúde e dos colegas “de partilha”.
Veja também: