Famosa pelas paisagens em socalcos, a aldeia de Sistelo não parece um local real, antes um postal criado por um artista chamado Natureza, pelos apetecíveis passadiços, pelas casas típicas de granito, pelos espigueiros chamativos e pelos lavadouros públicos, que são testemunha de gentes e estórias.
Situada no concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio Vez, esta aldeia encontra-se muito bem preservada, o que faz dela um dos locais mais incríveis do país.
É o destino apropriado para uns dias de descanso ao ar livre, para voltar a conectar-se com o seu eu interior, em comunhão com uma paisagem de exceção.
Ao mesmo tempo, pode desfrutar da Natureza no seu estado puro e, em alguns pontos, intocável ou ligeiramente modificada, sem que a sua essência fosse adulterada. Para tal, os passadiços são o local ideal.
Sistelo: passadiços que deve descobrir
Numa altura em que os passadiços começam a ser cada vez mais procurados por possibilitaram um contacto direto com a natureza, ao mesmo tempo em que se alia a componente de exercício físico, o Passadiço de Sistelo é um dos locais a conhecer.
Seja para os adeptos de caminhadas, seja para os praticantes de ciclismo BTT, o Passadiço do Sistelo está inserido na Ecovia do Vez e passa pela aldeia homónima, que faz parte da Reserva Mundial da Biosfera e é candidata a património mundial da UNESCO.
No total, o percurso é de cerca de dez quilómetros e tem início da Ponte Medieval de Vilela e termina na aldeia de Sistelo. Se caminhar sem pressas e quiser apreciar a paisagem em volta e tirar umas fotografias para a posteridade – quem nunca? – poderá completar o percurso em três horas.
Deverá levar sempre água e, por que não, uma pequena merenda para fazer um piquenique. E, em época de calor, leve também o fato de banho, pois não faltarão locais para se refrescar.
O caminho do Passadiço de Sistelo é absurdamente paradisíaco e são vários os monumentos que encontra pelo meio, que lhe permitirão compreender a beleza deste local.
Não só pelas benesses que nos são dadas pela Natureza, como o verde que nos rodeia, as pequenas cascatas, os socalcos nas montanhas, como os animais que circulam livremente e a gentileza e simplicidade das pessoas que por lá vivem.
E, depois da caminhada, há que recuperar energias e, para tal, na Aldeia de Sistelo não faltam pequenas e tradicionais tascas com produtos regionais e verdadeiros petiscos que vão satisfazer os apetites e almas mais vorazes.
Aldeia do Sistelo ou “Tibete português”?
A resposta é ambos, até porque a aldeia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, é conhecida como “o pequeno Tibete português”.
Esta comparação deve-se à existência de socalcos criados pelo homem como necessidade de aumentar a área agrícola da região, contornando assim as inclinações e irregularidades do terreno.
A semelhança visual com o Tibete é evidente e mesmo não se cultivando por lá arroz, como acontece no país asiático, o foco é o cultivo de milho, bem como aproveitar os socalcos para zona de pasto de gado. Tudo isto é fundamental para a sobrevivência da comunidade rural local.
Pontos de interesse na região
Apesar dos passadiços serem o ponto mais chamativo da Aldeia de Sistelo, não é o único. E depois de conhecer a região, perceberá que as grandes viagens e os momentos mais especiais não se resumem aos que são passados em grandes cidades e destinos internacionais.
Portugal está cheio de cantinhos especiais, quase de beleza inacreditável e que podem ser o destino que tanto procura e ainda não encontrou.
De tal forma isto é verdade, que a aldeia de Sistelo foi eleita, em 2017, umas das “7 Maravilhas de Portugal”, depois de ter vencido na categoria Aldeia Rural.
O Castelo de Sistelo é um dos bons exemplos dos tesouros espalhados pelo nosso país. É um edifício de finais do século XIX, que foi a casa do Visconde de Sistelo. Atualmente é um local de histórico que parece emanar vibrações de cada pedra por onde passa.
Impõe-se pelo meio da vegetação, como querendo mostrar-se enquanto ponto de visita obrigatório, antes de passear pelas ruelas de Sistelo e apreciar outros pontos, como:
- Percurso Pedestre da Branda de Sistelo;
- Parque de Merendas da Portela de Alvite;
- Parque de Merendas de Sistelo;
- Ponte Medieval de Sistelo;
- Ponte de Sistelo;
- Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos;
- Praia Fluvial de Sistelo;
- Capela de Estrica;
- Capela de Padrão;
- Capela Santo António Barroco;
- Capela de São João Evangelista;
- Capela da Senhora dos Remédios;
- Capela da Senhora do Carmo;
- Igreja Matriz de Sistelo;
- Miradouro do Chã da Armada.
Para saber um pouco mais sobre a história da região, então, saiba que a Casa do Castelo está a ser transformada num centro interpretativo da paisagem cultural, para guiar os turistas pelos vários recantos deste idílico lugar.
A partir de Arcos de Valdevez, deverá seguir a estrada N202-2 durante cerca de vinte quilómetros até chegar à bonita aldeia do Sistelo. Vai visitar?