Share the post "Passe Ferroviário Verde: guia completo sobre o novo passe de 20 euros"
O lançamento do Passe Ferroviário Verde faz parte de um conjunto de medidas do Governo para mobilidade no país. Este novo título de transporte custa 20 euros mensais e entra em vigor a partir de 21 de outubro. Este passe oferece uma alternativa económica para quem utiliza os serviços ferroviários, abrangendo várias linhas e tipos de comboio.
O que é Passe Ferroviário Verde e como funciona?
O Passe Ferroviário Verde é um novo título de transporte ferroviário lançado pelo Governo português com o objetivo de melhorar a mobilidade e incentivar o uso do transporte público. Com um custo mensal de 20 euros e válido a partir de 21 de outubro, este passe oferece uma opção económica para quem utiliza os serviços ferroviários, permitindo viajar em várias linhas e tipos de comboio.
Utilização nos comboios intercidades
O Passe Ferroviário Verde é válido para viagens em segunda classe nos comboios Intercidades. No entanto, é necessária a reserva antecipada de lugar, com uma antecedência máxima de 24 horas. Inicialmente, as reservas podem ser feitas nas bilheteiras da CP e nas novas máquinas de venda automática instaladas nas estações da Área Metropolitana de Lisboa. Em breve, também será possível efetuar reservas através da bilheteira online e da aplicação móvel da CP.
É importante notar que apenas é permitida a reserva gratuita de um lugar por viagem, até um máximo de duas viagens distintas por dia. Certifique-se de que realiza a reserva corretamente para evitar multas por falta de título de transporte válido.
Linhas e serviços abrangidos
Além dos Intercidades, o passe é válido nos seguintes serviços e percursos:
- Comboios Regionais e InterRegionais (em segunda classe)
- Urbanos de Coimbra
- Percursos específicos dos Urbanos de Lisboa e Porto:
- Lisboa: Carregado – Azambuja
- Porto: Vila das Aves – Guimarães, Paredes – Marco de Canaveses, Paramos – Aveiro e Lousado – Braga
Note que, nos urbanos de Lisboa e Porto, o passe apenas é válido fora das respetivas áreas metropolitanas, uma vez que estas são abrangidas pelos passes multimodais Navegante e Andante, que custam 40 euros e incluem vários meios de transporte como autocarros, metros e barcos.
Serviços excluídos
O Passe Ferroviário Verde não é válido nos seguintes serviços:
- Alfa Pendular;
- Internacional Celta;
- Primeira classe nos serviços Intercidades e InterRegional;
- Comboios urbanos de Lisboa e Porto dentro das áreas metropolitanas.
Como adquirir o Passe Verde
Para utilizar o Passe Ferroviário Verde, é necessário carregá-lo no Cartão CP. Se ainda não possui este cartão, pode adquiri-lo nas seguintes condições:
- Custo Normal: 6 euros
- Estudantes: 3 euros
- Emissão Urgente: 12 euros
O passe pode ser comprado para períodos de 30 dias (20 euros), 60 dias (40 euros) ou 90 dias (60 euros). Se já tem o Cartão CP, verifique se está dentro da validade antes de proceder ao carregamento do novo passe.
Política de trocas e reembolsos
Após a compra, o Passe Ferroviário Verde não pode ser trocado nem reembolsado. Em casos de supressão de comboios ou atrasos imputáveis à CP, consulte as condições específicas no site da transportadora para informações sobre possíveis indemnizações.