Está na altura de tratar do seu IRS, mas tem andado a adiar esta obrigação? Tenha atenção aos prazos e conheça as etapas e procedimentos essenciais para entregar a declaração.
A boa notícia para quem não sabe preencher a declaração de IRS é que, na maioria dos casos, este documento já é automaticamente preenchido pela Autoridade Tributária. O contribuinte só vai ter que verificar e confirmar dados e valores antes de submeter a declaração.
Quando falamos de impostos é igualmente importante ter em conta os prazos: a entrega decorre entre 1 de abril e 30 de junho. Os pagamentos e reembolsos processam-se até ao final do mês agosto. É ainda possível pedir o pagamento em prestações.
Outro dado importante diz respeito aos anexos a preencher, que correspondem aos tipos de rendimentos que recebeu. Se, por exemplo, acumular trabalho por conta de outrem com rendimentos prediais, deve entregar os anexos A e F.
Na sua checklist para entregar o IRS pode incluir também o apoio a uma causa que considere relevante sem que um eventual reembolso seja prejudicado.
Entregar a declaração pode ser um percurso que se resume em poucos passos. Conheça-os neste artigo do Saldo Positivo.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.