Não é novidade para ninguém: vender a casa ficou mais difícil nos últimos anos. A crise económica abalou o mercado e hoje é preciso bastante mais do que uma placa na janela para vender a casa. Há centenas de casas à venda, ainda que todos os processos de venda sejam diferentes, cada proprietário quer as mesmas coisas: vender rápido e pelo melhor preço possível.
Como vender a casa passo a passo
1. Prepare-se para vender a casa
Vai precisar de paciência e muita dedicação porque vários fatores podem determinar o valor que vai conseguir com a venda. Vale a pena fazer pequenas reparações e alterações para valorizar o imóvel. Aposte na comunicação online, na apresentação do imóvel e em fotografias perfeitas!
2. Privilegie o online
A maioria das pessoas (90%), quando procura casa nova, faz a pesquisa online e só depois é que parte para o terreno. A sua presença online tem que ser forte, por isso, faz sentido trabalhar com o portal que eleito Escolha do Consumidor 2015, o Imovirtual, onde estão a maioria dos potenciais compradores.
O portal Imovirtual é uma das páginas de imobiliário mais visitadas e recentemente eleita como Escolha do Consumidor 2015. Se ainda não conseguiu vender a sua casa, a solução passa por aqui.
3. Defina o preço
Um bom preço ainda pode ser meia venda. Faça as suas contas mas compare com outras casas da área e tenha presente que a casa só vale o que o mercado pagar. Um valor muito alto afugenta os compradores. Lembre-se: quanto mais tempo a casa estiver no mercado, mais o valor vai descer.
4. Garanta a venda
No dia em que for para o mercado, a casa deve estar em perfeitas condições para ser vendida. Os compradores querem ver uma casa onde se imaginam a viver. Armários atafulhados ou desarrumados sugerem espaços pequenos e com pouca arrumação. Tenha a casa livre de tralha, limpa, arejada e organizada.
5. A arte da negociação
Antes de começar a analisar qualquer proposta, confirme se o interessado pode cumprir com os termos do contrato e de financiamento. Depois, se os valores apresentados por ambas as partes estão muito afastados, seja paciente e prepare-se para chegar a uma solução de compromisso.
6. Fechar o contrato
O valor está acordado mas a caminhada continua. Até assinarem o contrato ainda nada está fechado e tanto o comprador como o vendedor podem recuar. Peça ajuda a um advogado para elaborar um contrato à prova de bala. Mantenha-se disponível e atento a qualquer sinal de alerta que possa inviabilizar o negócio.
7. A mudança
Se seguiu as nossas dicas, mantendo a casa limpa e organizada, agora há menos trabalho a fazer. Lembre-se que o contrato já foi assinado, por isso, seja o mais rápido possível na mudança.
Escolha o melhor canal para vender a sua casa!
Se está com dúvidas sobre qual a melhor plataforma para vender a sua casa, encontrou aqui a resposta: o mercado reconheceu o trabalho do portal Imovirtual, elegendo-o Escolha do Consumidor 2015. Os compradores estão todos lá, agora só depende de si.
Agora que já escolheu o Imovirtual para publicar o seu anúncio, lembre-se que os olhos também comem! Aumente as possibilidades de venda, publicando uma descrição detalhada, fotografias exemplares com espaços arrumados, limpos e mantenha a casa impecável para as visitas.
O registo no portal é gratuito, a colocação e divulgação dos anúncios requer o pagamento do preço definido por tabela que pode consultar aqui.
Veja também: