Escolher entre os diferentes tipos de pastilhas de travões não é uma tarefa fácil. No entanto, é de extrema importância, uma vez que esta componente é parte essencial do sistema de travagem.
O sistema de travagem é, sem surpresas, um dos principais no que diz respeito à segurança rodoviária. Se os travões funcionarem mal, das duas uma, ou vai aumentar a distância de travagem, colocando em risco a sua segurança, ou, na pior das hipótese, o mesmo deixará de conseguir travar de todo.
Apesar do termo em si não ser desconhecido da maior parte, a funcionalidade das pastilhas de travões é.
De forma simplificada, estas fazem a conexão entre o pedal e os discos de travão. Quando se aciona o pedal, as pastilhas de travão são pressionadas contra os discos, originando a desaceleração ou paragem do veículo.
4 diferentes tipos de pastilhas de travões
Pastilhas de travão orgânicas
Feitas normalmente de Kevlar, vidro e carbono, com uma composição que não inclui mais que 15% de metal, são mais maciais e silenciosas que as restantes. Porém, uma vez que são feitas de materiais menos duros, são sujeitas a um maior desgaste quando comparadas com os outros tipos de pastilhas. Resumindo, são baratas e cumprem os requisitos mínimos, mas não são adequadas para os fãs de condução agressiva.
Pastilhas de travão semimetálicas
Como o próprio nome indica, em termos de características são um híbrido entre as pastilhas de travão de aço de baixo teor e as orgânicas. A composição das pastilhas de travão semimetálicas inclui pelo menos 65% de metal, enquanto os restantes 35% são compostos por uma mistura de grafite e outros materiais inorgânicos. Capazes de sustentar o calor de forma mais eficiente do que a opção anterior, e sendo portanto mais duradoiras, acabam, devido à maior fricção, por provocar o desgaste prematuro dos discos de travão.
Pastilhas de travão de aço de baixo teor
Conhecidas essencialmente pelo segundo nome, as pastilhas de travões de aço de baixo teor são fabricadas com materiais orgânicos com a adição do metal (não superior a 30%). Têm como principal virtude o facto de conseguirem utilizar o calor de uma melhor forma, tornando-se muito eficientes. Em termos de preço, custam quase o dobro das pastilhas semimetálicas. A grande desvantagem prende-se, tal como no exemplo de anterior, de aumentarem o desgaste dos discos de travão, mas também da bateria.
Pastilhas cerâmicas
Feitas de fibras cerâmicas, borracha sintética e/ou de metais não-ferrosos, as pastilhas cerâmicas oferecem um coeficiente firme e seguro de fricção. Portanto, são as menos abrasivas, super eficientes, inclusive para conduções desportivas. No entanto, são também as mais caras.
Análogas e originais
Além dos diferentes tipos de pastilhas de travões acima descritos, há ainda a ter em conta se se está a adquirir estas componentes diretamente da marca original ou de uma imitadora.
Teoricamente as pastilhas de travões da marca produtora original originalmente serão melhores. No entanto, embora difícil, não é impossível encontrar pastilhas de travão análogas de elevada qualidade.
Sendo obviamente análogas, estas acarretam também a vantagem de serem mais baratas.
Como escolher entre os diferentes tipos?
Escolher entre os diferentes tipos de pastilhas de travões não é necessariamente complicado. Uma vez que esteja devidamente informado, basta fazer um orçamento e decidir em consonância com as seguintes características:
- comprar sempre a uma marca de confiança; caso opte por pastilhas de travão análogas pesquise a marca, a sua reputação e possíveis críticas, encontradas online, por outro utilizadores. Em última análise, aconselha-se, em caso de dúvida, adquirir originais;
- Adeque as pastilhas de travões à sua condução; conduções mais desportivas exigem umas pastilhas de travão mais eficientes, enquanto conduções mais calmas permitem optar por material mais barato.
- As pastilhas de travões devem ser de um tipo semelhante à dos discos do travão; caso pretenda alterar as pastilhas de travão do seu automóvel para um estilo diferente, então deve fazer o mesmo com os discos dos travões.