Com o surgimento da Internet, o acesso à informação tornou-se cada vez mais fácil. Online pode encontrar vídeos, textos e até guiais tutorias sobre como ser o mecânico do próprio automóvel. Porém, tal como com a questão das fake news, acabam por dificultar a perceção se a notícia é real ou não, também numa simples compra online torna-se difícil perceber onde e como devemos comprar.
Nesse sentido, decidimos orientar o leitor num gesto teoricamente simples, mas na realidade complicado: onde comprar em segurança peças de substituição de motor?
Peças de substituição de motor: onde comprar em segurança?
O primeiro passo básico para comprar uma peça de substituição de motor é escolher um artigo que seja compatível como o seu automóvel. Portanto, se pretende fazê-lo online, garanta que o site que escolher tem a possibilidade a marca, o modelo, a modificação (ou motorização).
Caso a plataforma permita identificar, através da matrícula, o veículo em questão, fique descansado. Ao contrário do que possa pensar, é um bom sinal (prova de que têm licença para acesso a base de dados mais confidenciais) e não um mau sinal. A título de exemplo deixamos a possibilidade de pesquisar na loja online Rexbo.pt, para perceber as opções que deve ter para procurar as peças.
Além disso, é importante ter cuidado ao comprar peças online. Sites especializados em peças de substituição são teoricamente mais seguros do que sites de revenda. Os sites especializados tornam-se ainda mais seguros se oferecerem garantia aos seus produtos (um ou dois anos normalmente). Um breve raciocínio lógico indica facilmente que se há o direito à garantia, é porque a empresa tem confiança nas suas peças.
Ainda assim, caso opte por um site de revenda um dos truques é fazer uma pesquisa por localização. Caso não o faça, corre o risco de encomendar peças da China que, por norma, demoram entre um a dois meses a chegar.
Finalmente, compare sempre preços. Quer seja em sites especializados ou de revenda, os valores costumam ser equiparados. Mesmo que uma peça esteja num determinado site a um preço promocional, as restantes peças provavelmente não estarão. Portanto, desconfie sempre se o preço for extremamente barato. Verifique essa e outra peças para ver se os valores condizem com os de mercado e se o valor baixo é algo generalizado daquela empresa ou se é um caso isolado e uma promoção fidedigna.
Peças de substituição de motor: quais pode trocar?
Todas as peças de um carro são substituíveis. Porém, umas são mais caras do que outras e exigem maior conhecimento mecânico. No entanto, se de um lado o valor depende de pessoa para pessoa e da qualidade da peça, o conhecimento hoje em dia é facilmente aprendido online. Há vários vídeo e até sites que explicam passo a passo como fazer a manutenção e arranjar o seu carro.
Porém, deixamos, ainda assim, as peças mais importantes da maioria dos motores. Ou seja, quais peças de substituição de motor são mais comuns.
- 1 – Válvula de admissão, balancim e mola
- 2 – Tampa de válvulas
- 3 – Coletor de admissão
- 4 – Cabeçote
- 5 – Bloco do Motor
- 6 – Cárter
- 7 – Comando de válvulas
- 8 – Válvula de Escape, balancim e mola
- 9 – Vela de ignição
- 10 – Tubo de escape
- 11 – Pistão
- 12 – Biela
- 13 – Virabequim