Fizeram história, marcaram gerações e renderam milhões. Conheça as 10 peças mais caras vendidas em leilão, saiba quem as comprou e por quanto. Vai ficar de boca aberta, não só pelo valor mas também pela qualidade inigualável destas peças de arte.
As 10 peças mais caras vendidas em leilão
1. A escultura «Homem a apontar» de Alberto Giacometti
Vendida por 141.3 milhões de dólares, a 11 de maio de 2015.
A escultura em bronze, criada em 1947, permanece a mais cara de sempre vendida em leilão. É considerada uma obra-prima rara e o trabalho mais icónico do escultor e pintor suíço.
2. O quadro «Nu, folhas e busto» de Picasso
Vendido por 106.5 milhões de dólares, a 4 de maio de 2010.
Consta que Pablo Picasso pintou este quadro em apenas um dia, em 1932. Bastaram pouco mais de 8 minutos para estabelecer o recorde do quadro mais caro de sempre vendido em leilão. Retrata Marie-Thérèse Walter, amante do pintor.
3. O armário de Badminton
Vendido por 36 milhões de dólares, em 2004.
Esta é considerada a peça de mobiliário mais cara de sempre vendida em leilão. Foram necessários trinta artesãos e seis anos para concluir esta obra de arte, que recebeu o nome da casa onde permaneceu durante mais de dois séculos.
4. O Códice Hammer, de Leonardo da Vinci
Vendido por 30,8 milhões de dólares, em 1994.
É o livro mais caro de sempre vendido em leilão e inclui uma compilação de textos, desenhos, teorias, relatos biográficos e ideias de Leonardo da Vinci. Esses textos cobrem uma variedade de tópicos ao longo de 72 páginas. Foi adquirido por Bill Gates.
5. O diamante Wittelsbach
Vendido por 23.4 milhões de dólares, em 2008.
Na posse da família Habsburgo, esta joia chegou a Munique, em 1722, quando Maria Amália da Áustria casou com Carlos da Baviera. Já no século XX, o diamante desapareceu. Mas, em 1962, ressurgiu e foi depois adquirido por um colecionador, que o vendeu em 2008.
6. Um Ferrari 250 Testa Rossa, de 1957
Vendido por 12.2 milhões de dólares, em 2009.
Apesar de existirem outros vinte e um carros como este, nenhum atingiu tamanho valor. Muitos consideram que a beleza do veículo, cujo desenho é da autoria do italiano Sergio Scaglietti, foi a principal característica responsável pelo seu sucesso.
7. O violino Guarneri del Gesù
Vendido por 3.9 milhões de dólares, em 2007.
Bartolomeo Giuseppe Antonio Guarnieri, neto de um aprendiz do famoso Stradivari, criou este violino há mais de duzentos e cinquenta anos. Foi adquirido por um advogado russo e tocado pela primeira vez em setenta anos pelo maestro Pinchas Zukerman, num concerto em Moscovo.
8. Bola de basebol do 70º home-run, de Mark McGwire
Vendida por 3 milhões de dólares, em 1999.
Em 1998, McGwire fez história ao bater o recorde do maior número de home-runs numa única temporada. Todd McFarlane foi o comprador desta preciosidade para amantes do desporto e acrescentou-a à sua já valiosa coleção.
9. Vestido de Marilyn Monroe
Vendido por 1.2 milhões de dólares, em 1999.
A 19 de maio de 1962, quando Monroe cantou os parabéns ao presidente John F. Kennedy, usou um vestido do estilista Jean Louis, da cor da pele, justo e coberto de joias. A atuação tornou-se num dos momentos mais relembrados da sua carreira e o vestido na peça de vestuário mais cara vendida em leilão.
10. Madeixas de Elvis Presley
Vendidas por 115 mil dólares, em 2002.
Para além da voz inconfundível e excecional de Elvis, que revolucionou a indústria da música, a sua forma de dançar e os seus penteados rapidamente deram origem a imitações, um pouco por todo o mundo. Não é pois de estranhar que um pedaço do seu cabelo tenha excedido, em leilão, todas as expectativas.
Veja também: