Share the post "Pendurar ou dobrar: saiba como organizar as peças de roupa"
No momento em que temos de arrumar o nosso guarda-roupa, eis que surge a questão: pendurar ou dobrar? Na verdade, esta é uma dúvida bastante frequente para muitos de nós.
Provavelmente já comprou algum vestido e ficou na dúvida sobre se deveria pendurar ou dobrar. Ou umas calças. Talvez uns calções. Até as camisolas levantam dúvidas.
Enquanto pendurar ajuda a manter um acabamento sem rugas e a preservar detalhes como as pregas, dobrar economiza espaço e evita alongamentos nos tecidos.
Vamos descobrir qual, e quando, cada opção é a mais acertada – caso a caso.
Pendurar ou dobrar: qual a escolha certa para cada tipo de roupa?
Quando o assunto é a organização da roupa, surgem muitas questões – sobretudo que tipo de roupa deve ser pendurada e que roupa deve ser dobrada. A resposta é mais simples do que podemos imaginar: tudo depende dos tecidos.
Além disto, também a escolha do cabide é importante ao longo deste processo de arrumação. Afinal, se escolhermos o cabide errado podemos não só estar a estragar a peça de roupa, como ainda a ocupar espaço demais no guarda-roupa.
Tudo irá depender do tecido das suas peças. Ficou interessado? Continue connosco.
6 tipos de tecido para pendurar
A escolha entre pendurar ou dobrar as roupas do seu armário está relacionada diretamente com o tipo de tecido em questão. Por isso, se também pendurava a roupa para melhorar a disposição das peças e ganhar mais espaço nas gavetas, desengane-se: poderá estar a danificar algumas peças.
Assim, a primeira coisa a fazer antes de decidir se dobra ou pendura a roupa é observar o tecido. Precisa de uma ajuda? Confira.
Pendure tecidos mais planos e rígidos, sem tanta elasticidade. No fundo, o que se pretende é pendurar todos aqueles tecidos que se amachucam com facilidade e que facilmente aguentam numa cruzeta, tais como:
- Cetim;
- Linho;
- Algodão:
- Seda;
- Ganga;
- Couro.
6 tipos de tecido para dobrar
Este tipo de tecidos são mais maleáveis e se pendurados numa cruzeta, podem acabar por ficar com o formato da mesma. Para evitar que as peças de roupa se danifiquem, devemos dobrar tecidos como:
- Malha grossa ou fina;
- Ganga;
- Lycra;
- Lã;
- Crochet;
- Poliéster.
Tipos de roupa para pendurar e dobrar: otimize espaço
Para pendurar
Se tiver espaço para pendurar algumas roupas, ótimo. Afinal, conseguirá visualizar a maioria das peças com facilidade. Para que não restem dúvidas, listamos todos os tipos de roupa que pode e deve pendurar:
- Calças;
- Camisas;
- Tops de alças de tecidos leves;
- Blusas finas;
- Coletes;
- Polos;
- Vestidos;
- Macacões;
- Calções e saias;
- T-shirts;
- Blazers, sobretudos e casacos;
- Peças de roupa em cabedal que sejam mais estruturadas.
Para dobrar:
Quando o objetivo é otimizar espaço, a melhor forma para o fazer é dobrar a roupa corretamente e colocar as peças na vertical dentro das gavetas. Assim, conseguirá observar toda a sua roupa quando abrir a gaveta.
Para ajudar na organização, utilize cestos e pequenos sacos em tecido transparente. No caso de não ter muitas gavetas, poderá sempre utilizar as prateleiras para guardar as peças. Estes são alguns exemplos de roupas que pode e deve dobrar:
- Meias;
- Collants;
- Roupa interior (cuecas, roupa modeladora e camisolas interiores);
- Pijamas (dobre sempre o conjunto);
- Soutiens sem armação podem ser dobrados e os que tenham armação devem ser guardados abertos encaixados uns nos outros;
- Roupa de desporto;
- Fatos de banho;
- T-shirts e polos de manga curta ou comprida;
- Calças (caso não tenha espaço para as pendurar, dobre e guarde na vertical na gaveta);
- Camisolas finas de meia estação;
- Camisolas de inverno;
- Cachecóis;
- Saias e calções também podem ser dobrados, se não tiver espaço para os pendurar.
5 tipos de cruzetas para cada tipo de peça
Se vai pendurar algumas peças, saiba que é extremamente importante saber que tipo de cruzeta é mais indicado para cada tipo de roupa.
Cruzetas em madeira
São resistentes e duram muitos anos quando bem tratados. Ideais para pendurar casacos, blazers, vestidos e camisas. Neste tipo de cruzeta, pode pendurar todas aquelas peças que sejam mais pesadas e estruturadas.
Em veludo
Por serem bastante finos, ocupam pouco espaço no armário. Este tipo de cruzeta é indicado para pendurar qualquer tipo de roupa: desde camisas, calças, t-shirts ou até blusas.
Cruzeta de plástico
Por norma, esta é uma opção mais barata e igualmente boa. Ocupam pouco espaço e podem ser bastante úteis para pendurar peças como mais leves e com alças.
Com pinças
São conhecidos por terem 2 pinças em cada lado e são usados para pendurar peças de roupa como saias, calções e calças.
Cruzeta em metal
Falamos das cruzetas em metal e não daquelas em arame muito fininhas e sem durabilidade nenhuma. Neste caso, as cruzetas em metal são bastante resistentes e uma boa opção para pendurar qualquer tipo de roupa. No entanto, há que ter cuidado para não ganhar ferrugem.