O nosso país é rico em aldeias e vilas com muita história, património e heranças antigas. Penedono é uma delas. Localizada nos derradeiros limites da Beira, junto aos socalcos da Região Demarcada do Douro, a sua paisagem e arquitetura não deixam por quem lá passa indiferente.
Ainda no distrito de Viseu, com cerca de 1100 habitantes e a 923 metros de altitude, tem como monumento mais conhecido o seu imponente o castelo.
Placo de lendas, e de outras tantas verdades, é um testemunho impressionante da secular história portuguesa, o que obriga a redobrada atenção a cada esquina, a cada pedra.
No entanto não faltam outros lugares a visitar numa região que, aos poucos, vai conquistando o seu espaço no turismo interno.
O que fazer em Penedono
Visitar o castelo
No centro da vila de Penedono destaca-se o seu imponente castelo medieval, cuja construção remonta ao ano de 960.
O Castelo de Penedono, também conhecido como Castelo do Magriço, é uma fortaleza militar imponente, que serviu como palco de lutas ao longo do século XI. Esteve nas mãos de cristãos e em mãos islâmicas, e posteriormente dos reis D. Dinis, D. Fernando e D. Manuel I.
Se quer saber a razão do epíteto Magriço (que também foi o cognome da seleção de futebol no Mundial de Inglaterra em 1966), nada como conhecer aqui a história de Álvaro Gonçalves Coutinho e os Doze de Inglaterra.
Em 1910, o castelo foi classificado como Monumento Nacional, e entre 1943 e 1953 sofreu trabalhos de restauro, o que permitiu a boa conservação da obra até aos dias de hoje.
Dentro das muralhas vai ainda encontrar elementos cheios de história, como a cisterna e o caminho de ronda. Não deixe de subir ao seu topo, a quase mil metros de altitude, para apreciar a paisagem.
Aos pés do castelo vai também encontrar o pelourinho, que é Imóvel de Interesse Público desde 1933, e que atrai muitos visitantes.
Ir à Feira Medieval
No início de Julho, a vila de Penedono oferece a miúdos e graúdos uma viagem ao passado, através de experiências medievais.
A Feira Medieval tem lugar no centro histórico e os visitantes têm a possibilidade de assistir a duelos de honra, atuações de bobos e almocreves, enquanto saboreiam a gastronomia local.
O ponto alto é, sem dúvida, o Assalto ao Castelo, onde dezenas de figurantes atuam com rigor histórico pela conquista e defesa do castelo.
Conhecer os Paços do Concelho
Também conhecido por Solar dos Freixos, o Antigo Solar dos Coutinhos, Condes de Marialva, foi construído na década de oitenta do século XX e doado à Câmara Municipal, para ser convertido no edifício dos Paços do Concelho.
Aqui funcionam grande parte dos serviços públicos do Concelho de Penedono. O acesso ao segundo andar é feito através de uma escadaria de pedra, a partir do pátio interior, onde se encontram algumas réplicas de armas de guerra medieval.
Não deixe também de visitar os jardins do espaço envolvente, composto por árvores centenárias.
Prove a gastronomia local
O concelho, na sua maioria, vive principalmente da colheita da castanha, e tem como principal mercado, os Estados Unidos da América.
A gastronomia é rica em tudo o que a terra dá, e a simplicidade é chave. Os pratos tradicionais como o bacalhau ou o polvo, passando pela carne, como o cabrito assado no forno, sempre acompanhados de castanhas, são cartão de visita da vila.
A matança do porco, realizada nos meses frios de Inverno, continua a ser uma tradição em Penedono, não só porque junta as populações vizinhas, como as sustenta.
Dê um salto até Marialva
Não deixe de passar pelo concelho vizinho, a Guarda, e visite Marialva, uma das doze aldeias históricas de Portugal.
Marialva está dividida em três principais aglomerados populacionais: a Cidadela que corresponde às construções dentro das muralhas, a Vila que se desenvolveu fora das muralhas e onde os habitantes vivem, e a Devesa que corresponde aos territórios no sopé da montanha e que estão ligados ao pasto dos animais.
Marialva foi um dos principais palcos de guerra portuguesa, e ainda hoje exibe vários marcos, como o castelo.
Miradouro de São Salvador do Mundo
Se ficou com curiosidade não deixe de percorrer a rota das aldeias históricas e conhecer as outras onze aldeias, que têm tanto para ver e visitar.
Termine a jornada em São João da Pesqueira, com a vista sobre o rio Douro, que o Miradouro de São Salvador do Mundo oferece.
O miradouro tem como marca principal o vale do rio e os seus afluentes, originando uma paisagem de grande beleza, complementada pelas enormes encostas, que contrastam com os vinhedos, oliveiras e pomares.
Visitar Penedono é não só a certeza de voltar às raízes portuguesas, como também a certeza de dias de descanso entra a natureza e maravilhosas paisagens.