Catarina Reis
Catarina Reis
31 Ago, 2022 - 17:45

Conheça Penela região empreendedora – um exemplo no panorama nacional

Catarina Reis

A partir de agora, o reconhecimento de Penela como região empreendedora parece ter vindo para ficar. Saiba porquê!

PENELA EMPREENDEDORISMO

Já ouviu falar de Penela? Esta região acaba de ser colocada no mapa dos lugares onde o empreendedorismo é favorecido e bem sucedido. Se equacionar trabalhar ou investir num lugar interessante, porque não tentar em Penela?

O município de Penela acaba de ser distinguido com o Prémio Região Empreendedora Europeia 2023 atribuído pelo Comité das Regiões da União Europeia.

Em causa está o papel desempenhado pela região no que diz respeito às estratégias empresariais inovadoras e sustentáveis face à pandemia da COVID-19.

O Comité das Regiões reconheceu em Penela uma região empreendedora devido à sua “visão e objetivo ambiciosos e inspiradores de se tornar um laboratório vivo, um conceito com uma especialização inteligente e rural assente num plano que visa implementar a inovação, a competitividade e o empreendedorismo”.

Bélgica, mais concretamente Bruxelas, foi o local onde foi atribuído o galardão de região empreendedora a Penela, que assim se juntou a outras duas cidades europeias também distinguidas. O trio de premiados fica completo com a cidade espanhola de Barcelona, e Pomorze Zachodnie, na Polónia.

Trata-se de dois territórios com uma dimensão muito superior ao de Penela, o que confere ainda mais um estatuto de mérito a esta região portuguesa.

De referir que anteriormente apenas duas cidades foram agraciadas e reconhecidas com o mesmo prémio – Lisboa em 2015, e Castelo Branco, em 2021 e 2022. Em causa estavam as qualidades demonstradas por estas cidades pelo seu compromisso nos domínios da inovação e do empreendedorismo como caminho essencial para o desenvolvimento de territórios com baixa densidade populacional.

Mais sobre Penela, região empreendedora

PENELA REGIÃO EMPREENDEDORA

Se nunca ouviu falar de Penela, vamos fazer aqui uma breve introdução. Primeiro a geografia: posicionada a cerca de 20 km a sul da cidade de Coimbra, Penela é uma vila que fica situada na província da Beira Litoral, região do Centro e sub-região Região de Coimbra, e tem cerca de 3 300 habitantes. 

Agora a origem do nome: o termo “penela” é um diminutivo de “peña”, “pena” ou “penha”, e significava, em baixo latim, cabeço, monte ou rochedo.

Penela é um dos municípios mais antigos do país, e sua importância estratégica por alturas da reconquista é de enaltecer . É também conhecida por Vila Presépio, pela sua beleza e disposição física e geográfica. 

Embora seja pautada por inúmeros exemplos de legado patrimonial, há um que se destaca: o seu Castelo, que oferece uma vista panorâmica sobre a paisagem circundante, nomeadamente a pitoresca vila e as encostas densamente arborizadas da Serra da Lousã.

O que vai acontecer devido a esta distinção de Penela região empreendedora

Com efeitos imediatos, esta distinção internacional vai trazer um plano de ação que já está definido e pronto para ser implementado. 

A economia local será alvo de um plano de ação, bem como as pequenas e médias empresas deverão ter a oportunidade de ver exponenciadas ao máximo as vantagens territoriais e os recursos endógenos de Penela, respondendo desta forma aos desafios específicos de uma região rural e escassamente povoada.

O objetivo deste mesmo plano de ação é constituir um grande pólo de atração para pessoas e empresas para a região.

O papel do Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos em tornar Penela numa região empreendedora.

Há uma estrutura cuja importância não se pode dissociar do reconhecimento de Penela região empreendedora. 

Trata-se do Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos, um espaço de inovação criado em 2016, que tem como objetivo a promoção do empreendedorismo e inovação em meio rural, dando condições e serviços de excelência no apoio às empresas novas, reforçando a sua capacidade de inovação, crescimento e competitividade.

Operando em estreita sintonia com o Instituto Pedro Nunes, com a Universidade de Coimbra e outras entidades do sistema científico e tecnológico, o Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos contribui para a consolidação do ecossistema de empreendedorismo qualificado da Região Centro.

Como investir em Penela região empreendedora

Se tem interesse em instalar o seu projeto empresarial em Peneda, pode candidatar-se a uma incubação no Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos, através do preenchimento do formulário presente neste link.

Pode ainda dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Investidor, uma estrutura pertencente à  Câmara Municipal de Penela, que presta apoio aos investidores e empresários sobre os mais diversos aspectos, tendo um papel na dinamização dos agentes económicos e de toda a atividade empresarial do concelho.

Para mais informações, leia o Programa de Apoio ao Empreendedor.

A partir de agora, segundo os responsáveis da Câmara Municipal, será mais do que nunca viável a criação de vantagens competitivas a partir das características que tornam esta região única, e assim estabelecer parcerias estratégicas com foco na agroindústria, florestas, energias limpas, TIC, ambiente, economia circular e bioeconomia, turismo, indústrias criativas e fabricação digital.

Veja também