Share the post "Perda de peso: Facebook e Instagram reduzem visibilidade a produtos"
As redes sociais Instagram e Facebook vão filtrar conteúdos que promovam a perda de peso e/ou cirurgias estéticas. Assim, os menores de 18 anos vão estar menos expostos a publicidade e fotografias patrocinadas que visem alterações corporais.
A decisão faz parte de uma nova política da empresa que procura regular o mercado dos influencers.
Perda de peso: publicidade com mais restrições
Com o crescimento do negócio deste tipo de conteúdos, o regulamento prevê, em alguns casos, a eliminação de posts. Segundo a organização, os Termos e Condições já não permitiam a publicidade a produtos de perda de peso; porém a ausência de consequências promoveu um conjunto de medidas adicionais.
Os posts mais sujeitos ao escrutínio são as fotografias com incentivo à compra de produtos. Já a eliminação de conteúdos acontecerá caso as publicações façam “declarações milagrosas sobre determinadas dietas ou produtos de perda de peso.” Também as estratégias relacionadas com ofertas comercias e promocodes serão analisadas.
A responsável de Políticas Públicas do Instagram referiu-se às mudanças quanto a produtos para a perda de peso como uma estratégia para “reduzir a pressão que as pessoas podem vir a sentir com a presença nas redes sociais”. Emma Collins sublinhou ainda que o objetivo é tornar o Instagram “um sítio mais agradável”
Marcas apostam cada vez mais em embaixadores
A capacidade de comunicação do Instagram fez desta rede social um território propício para as marcas que comercializam produtos para a perda de peso. Isto porque tornou-se mais eficaz apostarem em pessoas com muitos seguidores.
A partir daí, rapidamente o mercado se expandiu, muito pelo facto de pessoas seguirem mais facilmente contas de outras pessoas em vez de marcas.
Uma das maiores áreas de negócio é a Beleza e Cosmética, entre outras, como Viagens e Cuidados de Bebé. Os dados são do relatório de 2018 da RythmOne; a empresa revela que quatro em cinco marcas fizeram campanhas de social media recorrendo ao marketing de influência
Desta forma, a política de Instagram e Facebook poderá influenciar a rentabilização de contas de personalidades como Kim Kardashian, Kylie Jenner ou Huda Kattan.