Pode até achar que está preparado para a próxima entrevista de emprego, mas será que está mesmo? Então responda esta pergunta: se fosse um carro, qual seria? Ou então: como venderia um frigorífico a um esquimó? Sim, pode não acreditar mas estas questões foram mesmo colocadas a candidatos durante entrevistas de emprego. E são apenas alguns exemplos. Descubra outras perguntas bizarras colocadas em entrevistas de emprego.
10 Perguntas bizarras
Esqueça os padrões e as normas convencionais. Nem todas as entrevistas são compostas por questões como: “fale-nos sobre si”, “porque devemos contratá-lo?” ou “porque deixou o seu último emprego?”.
A verdade é que – cada vez mais – são muitos os recrutadores que optam por algo mais criativo, digamos assim. E se à primeira vista os exemplos iniciais lhe podem parecer caricatos e despropositados, saiba que nada é por acaso. Estas perguntas – as bizarras – permitem aos recrutadores tirar muitas conclusões sobre o pensamento crítico, criatividade e capacidade para reagir sob pressão e (até) as competências técnicas dos candidatos.
A Google ou a Amazon são dois dos exemplos mais conhecidos de empresas que usam esta técnica de entrevista. Mas não estão sozinhas. E a tendência tende a alargar-se a outras empresas. Prova disso são os exemplos de perguntas bizarras colocadas a candidatos (já durante este ano), compiladas pelo site Glassdoor. Aqui ficam alguns dos exemplos mais peculiares. Ora veja.
1. Qual é a sua princesa da Disney favorita?
2. Qual é a sua música favorita dos anos 90?
3. Quem venceria numa luta entre o Homem-Aranha e o Batman?
4. O que levaria consigo para uma ilha deserta?
5. Dê-nos uma estimativa do número total de carros existentes no Reino Unido.
6. Qual é o seu evento histórico favorito?
7. Como construiria uma Torre Eiffel?
8. O que pensa sobre os gnomos de jardim?
9. Será que Mahatma Gandhi daria um bom engenheiro de software?
10. Quarto, secretária e carro, qual deles limparia primeiro?
Seja criativo!
Responder a qualquer uma destas perguntas não é fácil. Mas, em boa verdade, também não é uma resposta pré-fabricada que se pretende. As perguntas mais frequentes ainda que digam muito do perfil de cada candidato, muitas das vezes não permitem traçar um perfil real e fidedigno dos mesmos. É aqui que estas perguntas mais excêntricas entram. Perante uma pergunta inesperada, o candidato estará mais predisposto a dar uma resposta mais espontânea, até porque – diga-se – não existem propriamente respostas certas ou exatas. O que o recrutador pretende é analisar a sua capacidade de reação e quanto mais natural for, melhor.
Preparação? Não há. A única dica que lhe podemos dar é que esteja pronto para enfrentar estas perguntas e preparado para justificar as suas opções. Depois pode também usar as nossas dicas para responder a questões difíceis (como estas). Mas no fundo tudo se resume à sua capacidade de encaixe e reação. Ação-reação. Lembre-se disso!
Veja também: