A peritagem automóvel é algo de que ouvimos falar várias vezes no que toca a seguros e no que toca a acidentes na estrada. Mas, afinal, o que é a peritagem e o que está envolvido no processo?
Estime o seu carro com o melhor Seguro Automóvel possível
Quando os peritos dão uma vista de olhos
A peritagem em si é a análise feita por um ou mais peritos, seja isto no mundo automóvel ou no mundo do futebol. Como em tudo, quando há dúvidas chamam-se os peritos para estes analisarem a situação – isso é a peritagem.
Peritagem automóvel, como já deve ter deduzido, é a peritagem aplicada ao mundo automóvel; é quando se chamam os peritos para avaliarem um automóvel.
Quando ocorre
Um pedido de peritagem automóvel é feito quando se dá um acidente na estrada e a seguradora faz a sua própria investigação de modo a determinar vários fatores envolvidos, desde a quem é atribuída a culpa até aos danos que foram causados.
Normalmente, no caso de tudo bater certo com o perito, este contacta diretamente a oficina para reparar o veículo e a seguradora trata dos custos envolvidos. No caso de não bater certo ou de não concordar com a peritagem, poderá pedir que seja feita uma nova. Nestes casos deve, no entanto, preparar-se para ter que lidar com a situação sem a seguradora.
É aconselhável estar presente quando o perito estiver a analisar o veículo, pois este poderá querer esclarecer dúvidas relativamente ao que se passou e àquilo que você alega.
Pela lógica, poderíamos concluir que a peritagem automóvel terá, quase sempre, resultados enviesados. Tendo em conta que o perito está a trabalhar a pedido da companhia de seguros, os relatórios sairiam sempre a favor da mesma. Mas na realidade não é bem assim.
Para que serve?
O objetivo da peritagem é o de deixar a companhia de seguros saber realmente aquilo que se passou sem ter que estar a acreditar apenas num dos lados da história. É uma medida que o protege tanto a si como à companhia de seguros.
Tendo isto em conta, poderá ficar descansado sabendo que o perito será um profissional competente e integro, que não está lá apenas para o mandar dar uma volta de modo a livrar a seguradora de custos.
No entanto, é aconselhável tratar o perito com respeito e aceitar a opinião do mesmo enquanto profissional. Caso não o faça, poderá estar a sujeitar-se a resultados enviesados por fazer com que o perito não goste de si, o que é uma bela forma de perder dinheiro e de ganhar dores de cabeça.
Simule um Seguro Auto personalizado em menos de um minuto !
Veja também: