Personalizar o espaço de trabalho pode ser de uma importância vital não só para o seu bem-estar, mas também para a produtividade. Estas são as nossas dicas.
Share the post "Como personalizar espaço de trabalho: 4 boas dicas"
É no trabalho que passamos a maior parte das nossas vidas. Por isso, nada mais importante do que sentir-se “em casa” no seu contexto de trabalho! Saiba como personalizar espaço de trabalho mantendo o profissionalismo.
Porquê personalizar espaço de trabalho?
Se tivermos em conta o tempo diário que passamos no nosso espaço de trabalho, independentemente de como ele seja, é natural que se passe a encará-lo com um segundo lar. Felizmente, existe já uma cultura nas empresas de que espaços estéreis, impessoais e frios não trazem vantagens para quem lá trabalha. Sendo assim, os trabalhadores são encorajados a personalizarem os seus espaço de trabalho. Isto porque os resultados estão à vista – maior felicidade no trabalho leva a maior produtividade.
Espaço e cultura organizacional
Mas não basta o espaço ser agradável – ele deve ter o cunho pessoal de quem lá trabalha. É muito comum as entidades patronais investirem numa decoração dos seus espaços de trabalho que transmita a cultura da empresa – e até aí tudo bem.
No entanto, concederem margem de manobra aos trabalhadores para imprimirem um cunho pessoal ao seu gosto no seu local de trabalho é o passo que muitas vezes falta. Nestes casos, em que não há um incentivo claro para passar à ação, é o trabalhador que tem que colocar mãos à obra, e puxar pela imaginação de modo a tornar o seu espaço de trabalho realmente “seu”! Deve, contudo, fazê-lo em harmonia com as regras da empresa, a sua cultura e o propósito que aquele espaço serve.
Como fazer então para personalizar espaço de trabalho? Aqui ficam as nossas sugestões!
4 dicas para personalizar espaço de trabalho
Um espaço de trabalho que seja feito à nossa medida é um luxo, mas mesmo quando se trata de um espaço de trabalho partilhado, é possível investir nele rumo à personalização. Sinta-se como um peixe na água e aumente a sua produtividade com estas dicas. Não tem rasgo para o fazer? Não se preocupe, existem serviços especializados nessa matéria, que o fazem por si.
1. Combinar cores
Qualquer que seja a decoração que escolha, preste atenção à combinação de cores. Invista de forma inteligente na cor do seu espaço, pois a cor, devidamente utilizada, induz emoções. Assim, resolve-se, desde logo, um problema em muitos locais de trabalho – serem emotivamente estéreis.
Ninguém se sente bem e confortável num ambiente estéril, qualquer que seja a sua atividade profissional. Tenha então em atenção os seguintes aspetos: o amarelo induz energia e otimismo, enquanto o azul favorece o foco e tem efeito relaxante, e o verde transmite tranquilidade e equilíbrio. Mas mais importante que isso, é o próprio trabalhador encontrar as cores com as quais se identifica mais, sem ferir os gostos dos colegas!