Pés inchados e tornozelos inchados são comuns e, regra geral, não devem alertar para problemas mais sérios, especialmente se o incómodo aparece depois de muitas horas sentado ou de pé. No entanto, este sintoma deve ser levado a sério e com cautela quando há mais sinais associados, já que podem indicar uma alteração grave de saúde.
Reunimos neste artigo as causas que podem estar subjacentes aos pés inchados, bem como os sintomas e os tratamentos eficazes que deve ter em conta quando o problema aparece. Fique atento.
Por que ficam os pés inchados?
Os pés ficam inchados porque o plasma do sangue sai dos vasos sanguíneos, causando este problema. As principais causas para os pés e pernas com inchaço são variadas e muitas delas podem ser prevenidas a montante. Fique então a saber o que pode contribuir para apresentar os pés inchados.
Varizes
As varizes aparecem nas pernas, causadas por veias que já não têm força suficiente nas suas paredes. Por esta razão, não conseguem ajudar o sangue a subir, provocando a sua acumulação nos membros inferiores, sendo esta a razão de existir o edema.
Viagens longas
Se as pernas e pés permanecerem parados durante muito tempo, acontece o inchaço. Levante-se a cada hora para fazer um pequeno alongamento e estimular o seu corpo.
Trombose
Inchaço nas pernas e nos pés também pode ser sinal de uma trombose.
Doenças cardíacas
Quando o coração não está a funcionar corretamente, pode não ter força para puxar o sangue novamente para cima, que fica acumulado nos membros inferiores por razões de gravidade.
Anticoncecionais
Os contracetivos orais feitos à base de estrogénios costumam provocar os sintomas de pernas e pés inchados. Quando as mulheres têm problemas de retenção de líquidos, o problema fica ainda mais agravado.
Gravidez
Todas as hormonas envolvidas na gravidez, associadas ao aumento do tamanho do útero, dificultam o fluxo venoso dos membros inferiores para a circulação central, o que explica o inchaço na gravidez.
Calor
O calor faz com que as artérias que levam o sangue para a periferia fiquem mais cheias de sangue, o que pode causar pernas e pés inchados.
Como tratar os pés inchados
Evite longos períodos de inatividade
Ficar muito tempo sentado, ou em pé sem caminhar, dificulta o bombeamento do sangue das pernas de volta para o coração, comprometendo toda a circulação da área e causando o inchaço. Para evitar, deve mexer as pernas a cada hora. Aproveite a dica e faça um intervalo.
Diminua o consumo de sal
Quanto mais sal tiver no seu sangue, mais água o seu corpo vai reter e mais inchado vai ficar. Evite ao máximo o sal.
Evite exposição excessiva a ambientes muito quentes
Com muito calor, o corpo precisa de arrefecer. Temperaturas elevadas provocam uma dilatação dos vasos mais pequenos da pele e o extravasamento de líquido para os tecidos, levando a problemas como os pés inchados..
Evite os saltos muito altos e solas muito baixas
Escolha bem os sapatos. Um salto de aproximadamente 3 centímetros favorece o movimento do pé ao caminhar. Isto vai ajudar no retorno do sangue das pernas para o coração.
Deixe os pés na cama elevados
Isto ajuda a normalizar o fluxo sanguíneo e o resultado, no dia seguinte, é pernas desinchadas pela manhã.
Pode ainda, antes de deitar, elevar as pernas durante 30 minutos. vai sentir-se muito mais tranquila.
Massaje os pés
Deve massajar os pés e as pernas, com movimentos circulares e realizados de baixo para cima. Durante a massagem, experimente hidratar a pele da região com um creme gordo ou com óleo de amêndoas.