Share the post "Pesquisar uma empresa antes da entrevista de emprego: 8 coisas a saber"
Uma das coisas que se tem que fazer obrigatoriamente antes de uma entrevista de emprego é pesquisar uma empresa. Ou seja, se o seu currículo chamou a atenção do recrutador e está na hora de reunirem, deve preparar-se antecipadamente e saber tudo sobre a empresa em questão.
De uma forma geral, quanto mais souber sobre a empresa, melhor. Afinal, para conquistar o recrutador não basta mostrar as habilidades, experiências e formação que tem descrito no currículo.
Apesar de essas informações serem extremamente importantes, é essencial que o candidato conheça um pouco a empresa onde ambiciona trabalhar – principalmente quando se trata de processos seletivos com muitos candidatos.
Fique connosco e saiba tudo sobre o que deve pesquisar relativamente à empresa antes de uma entrevista de emprego.
A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAR UMA EMPRESA ANTES DA ENTREVISTA DE EMPREGO
Mas afinal, qual é a importância de pesquisar uma empresa antes da entrevista? Esta é uma questão comum por parte de vários candidatos quando o assunto é procura de emprego.
Todos nós sabemos que cada empresa funciona de uma maneira diferente de todas as outras e, por esse mesmo motivo, quando nos candidatamos a uma oferta de emprego e somos chamados para uma entrevista é essencial que se faça uma pesquisa sobre a empresa.
Desta forma, o candidato conseguirá compreender se a empresa se alinha com aquilo em que acredita, valores, ideais e até mesmo o modo de funcionamento e evitar que, num futuro próximo, se arrependa facilmente de ter ficado com a vaga em questão.
Por outro lado, pesquisar sobre uma empresa antes da entrevista de emprego é também crucial no sentido em que permite ao candidato uma melhor preparação para as perguntas do recrutador e claro, para garantir um melhor desempenho no geral.
Repare, alguém que vai devidamente preparado para uma entrevista é alguém que demonstra que precisa e realmente ambiciona trabalhar naquela função, naquela empresa em específico.
Assim, fazer um estudo prévio sobre alguns aspetos da empresa é obrigatório para todos os que têm entrevistas de emprego (sejam elas presenciais ou online) e que queira destacar-se de todos os outros.
8 ASPETOS QUE DEVE SABER QUANDO PESQUISAR UMA EMPRESA
A missão, visão e valores
Se vai agora pesquisar uma empresa para se preparar para a entrevista de emprego, pode começar por aceder ao site da mesma e tentar descodificar o que ela faz na verdade.
Guarde tempo para este processo e aceda a todos os separadores do website, pesquise as redes sociais, os canais onde está presente, países e até mesmo outros colaboradores.
Procure os objetivos da empresa (normalmente estão no site), para conseguir entrar na mecânica da mesma e perceber como poderia acrescentar valor de alguma forma.
Perceba quais os produtos ou serviços oferecidos
Se foi chamado para uma entrevista de emprego é muito provável que o questionem sobre o que conhece da empresa. Ora, esta é uma excelente oportunidade para demonstrar tudo aquilo que estudou previamente.
Uma das perguntas mais comuns que os recrutadores fazem numa entrevista é “O que sabe sobre nós?”. Por isso lembre-se que a sua resposta deve ser concisa e direta, de forma a que o recrutador perceba que se preocupou em pesquisar sobre a mesma.
Refira os produtos ou serviços disponibilizados e mostre que não será necessário gastarem muito tempo para se ambientar e conhecer cada pormenor do negócio.
Outras informações úteis que pode pesquisar
Além de estar a par dos produtos e/ou serviços da empresa à qual se candidata, existem ainda outras informações que podem ser úteis ao longo da entrevista para dar um brilho extra à sua prestação:
- Público-alvo da empresa;
- Principais concorrentes;
- Mercados em que atua;
- Principais membros de gestão do negócio;
- Número de colaboradores e funções existentes;
- Alguns dados sobre vendas, por exemplo.
Evidentemente que não precisa de saber cada uma desta informações ao detalhe. No entanto, quanto mais informado estiver e quantos mais detalhes souber pode existir algum momento na entrevista em que seja pertinente demonstrar todo este conhecimento (um aspeto que confere impacto imediato ao recrutador).
Informe-se sobre a postura comunicacional da empresa
É cada vez mais importante estarmos a par do modo como é feita a comunicação online das empresas em geral.
Assim, antes de uma entrevista de emprego pesquise cada uma das redes sociais da empresa e tente perceber como é feita a comunicação, qual o tom utilizado e como é passada a informação.
Desta forma, conseguirá adaptar um estilo de comunicação semelhante na sua entrevista, aproximando-se à cultura da empresa.
Conheça o entrevistador
Saber como pesquisar uma empresa também passa por tentar conhecer um pouco mais a pessoa que o vai entrevistar. Por isso, aceda ao LinkedIn da empresa e procure perceber quem será o seu entrevistador.
Pode pesquisar na internet mais sobre a mesma e sobre o que a apaixona profissionalmente para que tudo corra pelo melhor.
No caso de já ter conhecimento sobre quem irá ser o seu entrevistador, basta que pesquise através do LinkedIn da empresa pelo nome ou função.
Ambiente de trabalho
Ao fazer a sua pesquisa antecipada sobre a empresa é possível que consiga compreender um pouco melhor o ambiente de trabalho através da página do Facebook ou até mesmo em fóruns.
Veja bem como são as instalações e a forma como estão dispostos os trabalhadores e, se conhecer algum, pode mesmo perguntar-lhe diretamente como é trabalhar na empresa e pedir algumas dicas para a sua entrevista.
Procure os concorrentes da empresa
Uma das melhores formas para se destacar do resto dos candidatos é precisamente saber quais são os concorrentes da empresa. E porquê? É muito simples.
Quando o candidato perde algumas horas a pesquisar a concorrência, vai perceber de imediato quais os pontos fortes e os pontos fracos da empresa perante as outras. O que lhe permite, ao longo da entrevista e de forma pensada, referir alguns destes aspetos para ficar na memória do recrutador.
Qualificações e habilidade valorizadas pela empresa
Saber o que a empresa procura num candidato é crucial para conquistar a sua vaga. Portanto, não tenha receios e mostre que tem o perfil ideal para encaixar nos requisitos da vaga. Leia atentamente a descrição da vaga à qual se candidatou e procure perceber quais são as habilidades valorizadas.
Além disto, sempre que for possível, pode tentar conversar com alguns colaboradores da empresa para saber ao certo quais são essas habilidades (ou observar atentamente os seus perfis no LinkedIn, por exemplo).
Uma excelente forma para demonstrar que as suas habilidades e qualificações são relevantes para a empresa é dar exemplos. Ou seja, em vez de referir que tem uma boa capacidade de resolução de problemas, fale sobre uma experiência passada onde tenha utilizado essa skill para resolver um problema de forma eficaz.