O novo Peugeot 308, que reafirma a raça do leão, para além de estrear o novo logotipo da marca francesa, tem motores mais evoluídos, um tablier redesenhado e a segurança reforçada.
A chegada de um novo modelo, em qualquer marca automóvel, reveste-se sempre de grande expectativa. Esta é tanto maior, quanto elevado é o sucesso do modelo que sai de cena.
É precisamente o que acontece com o novo Peugeot 308, um modelo charneira no que diz respeito a vendas da marca francesa. A terceira geração chegou e quer reforçar e reafirmar a raça do leão, desde logo ao estrear o novo logotipo que, além de estar em grande destaque na grelha frontal, está presente no portão traseiro e passa a marcar presença junto aos guarda-lamas.
Recorde-se que o 308 é um modelo de comprovado sucesso no segmento das berlinas compactas, com mais de 7.000.000 de veículos vendidos ao longo das várias gerações. Para além disso, foi distinguido com 42 prémios internacionais, incluindo o galardão “Carro do Ano” em 2014.
Design, tecnologia e eficiência: os pilares do novo Peugeot 308
Tendo por base a evolução da plataforma EMP2, que foi alvo de reforços estruturais, e inspirado no estilo mais recente dos modelos da marca (508, 208 ou 2008), o Peugeot 308 assenta em três grandes pilares: design, tecnologia e eficiência.
É sobre estes que se desenvolve o conceito do novo 308. O design é, desde logo, sedutor. Aliás, este é um aspeto que a marca francesa explora com grande saber e arte. E a sedução começa no novo logotipo, colocado na grelha frontal em posição de grande destaque, que e simboliza a ambição da casa de Sochaux em reforçar a sua identidade como marca generalista Premium.
Quanto a tecnologia, o novo modelo integra a mais recente geração de sistemas de ajuda à condução (apto a condução autónoma de nível 2); novo e evoluído PEUGEOT i-Cockpit® com i-Connect® Advanced integrado e sistema de infoentretenimento intuitivo.
Por fim, destaca-se a eficiência que é transmitida através do elevado desempenho aerodinâmico, com o novo automóvel a ser fiel ao conceito “Power of Choice”, dispondo de motorizações híbridas plug-in e térmicas, a gasolina ou diesel.
Exterior em sintonia com o habitáculo
O novo Peugeot 308 apresenta-se com um novo estilo, rompendo com o design do modelo anterior. No entanto, mantém o código genético da marca, como seja os “dentes de leão” (na secção frontal) e as “garras” (na secção traseira). Também as assinaturas digitais luminosas em LED reforçam a identidade do “Leão”.
Na frente encontramos ainda a redesenhada grelha, acompanhada de estilizadas ópticas (em LED desde o nível de entrada na gama) e a placa de matrícula está posicionada na zona inferior do para-choques.
Nos níveis de equipamento GT/GT Pack, os projetores Full LED são mais finos e recebem o PEUGEOT Matrix LED Technology.
Depois, o carro cresceu e apresenta um ar mais musculado. O comprimento é agora de 4,36 metros (mais 11 cm que o modelo anterior). Por seu lado, a altura diminui para 1,44 metros (menos 2 cm) e a largura mantém-se nos 1,8 metros. O para-brisas está mais recuado e inclinado e a distância entre eixos aumentou para 2,69 metros (mais 5,5 cm). Estes valores refletem-se nas quotas de habitabilidade.
De referir ainda que o volume da bagageira é de 412 litros. Para além disso, o novo Peugeot 308 estará disponível em sete cores: Verde Olivine, Azul Vertigo, Vermelho Elixir, Branco Nacré, Branco Banquise, Cinzento Artense e Preto Perla Nera.
Habitáculo com novos argumentos
O habitáculo do novo Peugeot 308 dá continuidade à elegância e à sedução do design exterior e incrementa a reafirmação do ADN da marca, pois, desde logo, e quando sentados ao volante, sobressai, no centro deste, o novo logótipo.
Depois, encontramos o que podemos chamar a nova declinação, ou se se quiser, a evolução do Peugeot i-Cockpit. Redesenhado, nele ganham destaque os botões físicos (a marca chama-lhe i-toggles, uma estreia, disponível a partir do nível Allure), colocados por baixo do grande ecrã central de 10 polegadas, que está no topo da consola.
O novo volante compacto integra sensores capazes de detetar as mãos do condutor aquando da utilização dos auxiliares de condução. Está mais ergonómico e disponibiliza, como opcional, a função de aquecimento. Agrupa os comandos do rádio, media, telefone, e de ajudas à condução.
Bancos e iluminação interior reforçam conforto
Por detrás do volante está o painel de instrumentos, totalmente digital. Trata-se de um ecrã de 10 polegadas, a cores, disponível a partir do nível de equipamento Active Pack.
No nível GT, o painel ganha outra vida. Isto é, apresenta informação em três dimensões e é totalmente parametrizável e personalizável. Para além disso, disponibiliza informações de navegação, ajudas à condução, rádio, fluxo de energia, entre outras.
Todo o habitáculo apresenta um design mais limpo e ergonómico, com construção cuidada e uso de materiais de qualidade.
Na consola central, entre bancos, encontramos o novo comando da caixa automática (uma pequena patilha) e o travão de mão que agora é elétrico e de série em todas as versões.
Ainda no habitáculo, é possível configurar várias cores de iluminação. Consoante o nível de equipamento as aplicações podem ser em tecido, alcântara ou alumínio.
Os bancos dianteiros ,classificados com etiqueta AGR, são ergonómicos e confortáveis e disponibilizam diversas regulações. Podem, ainda, estar equipados com sistema de massagens, bem como com função de aquecimento, especialmente útil nos dias frios de Inverno.
Peugeot 308: motorizações diversas e eficientes
Construído a partir da evolução da plataforma multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform), que permite integração com uma gama completa de versões eletrificadas, bem como uma versão 100% elétrica, na fase de lançamento a marca disponibiliza duas versões híbridas plug-in, a que junta dois motores a combustão a gasolina e um turbodiesel.
Assim, as motorizações disponíveis são:
- HYBRID 225 e-EAT8/2 rodas motrizes/associação de motor PureTech de 180 cv (132 kW) e motor elétrico de 81 kW acoplado a caixa e-EAT8. (Emissões de 26 g de C0₂ por km e uma autonomia 100% elétrica máxima de 59 km, de acordo com o protocolo WLTP, com homologação em curso);
- HYBRID 180 e-EAT8/2 rodas motrizes/associação de motor PureTech de 150 cv (110 kW) e motor elétrico de 81 kW acoplado a caixa e-EAT8. (Emissões de 25 g de C0₂ por km e uma autonomia 100% elétrica máxima de 60 km, de acordo com o protocolo WLTP, com homologação em curso).
Os tempos de recarga (carga completa) estimados para estes sistemas plug-in são:
- 1h55 com o carregador de bordo monofásico (7,4 kW), a partir de uma Wall Box 7,4 kW;
- 3h50 com o carregador de bordo monofásico (3,7 kW), a partir de uma tomada reforçada (16 A;
- 7h05 com o carregador de bordo monofásico (3,7 kW), a partir de uma tomada standard (8 A).
Motores a gasolina, de 3 cilindros com 1.2 L de cilindrada PureTech:
- 110 S&S CVM6 (caixa manual);
- 130 S&S CVM6 (caixa manual);
- 130 S&S EAT8 (caixa automática).
Motores diesel, de 4 cilindros com 1.5 L de cilindrada:
- BlueHDi 130 S&S CVM6 (caixa manual);
- BlueHDi 130 S&S EAT8 (caixa automática).
Condução semiautónoma nível 2 no final do ano
O Peugeot 308 representa também um novo passo em direção à condução semiautónoma, com o pack Drive Assist 2.0 (disponível no final do ano).
Neste sentido, recebe sistema Cruise Control adaptativo com função Stop and Go (com caixa de velocidades automática) e ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem, que adiciona três novas funções para vias com dupla faixa de rodagem:
- Mudança semiautomática de faixa: propõe ao condutor a ultrapassagem do veículo imediatamente à sua frente, propondo, de seguida, o regresso à faixa original; opera entre os 70 e os 180 km/h;
- Recomendação antecipada da velocidade: o sistema propõe ao condutor adaptar a velocidade do veículo (aceleração ou desaceleração) consoante as indicações dos sinais de limitação de velocidade;
- Adaptação da velocidade em curva: otimiza a velocidade em função do ângulo da curva; disponível até aos 180 km/h.
Reforço dos equipamentos de ajuda à condução
Com o novo modelo 308, a marca francesa atualiza o conjunto de sistemas de ajuda à condução. Sistemas que cada vez mais têm presença nos automóveis e que efetivamente são um complemento importante no que respeita à segurança de condutor e passageiros, bem como da viatura em relação aos outros intervenientes na estrada.
O novo Peugeot 308 recebe, assim, sistemas como:
- Ajuda ao estacionamento 360º (sistema utiliza quatro câmaras);
- Alerta de tráfego traseiro;
- Alerta de vigilância do condutor;
- Assistente de ângulo morto;
- Assistente de máximos;
- Alerta de correção de trajetória;
- Botão para chamada E-Call;
- Câmara traseira de alta definição 180º (com limpeza integrada);
- Cruise control adaptativo com função Start and Go (associado a caixa automática EAT8);
- Reconhecimento de sinais de trânsito;
- Regulador de velocidade adaptativo até aos 30 km/h (caixa manual);
- Travão automático de emergência, com alerta de risco de colisão;
- Travão de mão elétrico.
Qualidade do Ar com tecnologia AQS no novo Peugeot 308
Numa altura em que a pandemia da COVID-19 continua a condicionar a circulação dos cidadãos mediante o uso obrigatório de máscara, o novo Peugeot 308 recorre, no sistema de climatização, a um novo sistema. Este visa melhorar não só o conforto térmico dos passageiros como a qualidade do ar que se respira no habitáculo.
Assim, o novo modelo está equipado com tecnologia AQS (Air Quality System), que tem capacidade para analisar, a todo o momento, a qualidade do ar do habitáculo e de ativar, automaticamente, caso seja necessário, a recirculação do ar.
Este sistema, a partir do nível GT, é complementado com o Clear Cabin. Trata-se de um sistema de tratamento de ar com filtração dos gases poluentes e de partículas. Com esta opção a qualidade do ar é exibida no ecrã tátil central.
PEUGEOT i-Connect Advanced mais intuitivo: “Ok Peugeot”
O novo sistema de infoentretenimento oferece o melhor do universo dos smartphones, bem como do universo do automóvel. Está mais consistente com uma utilização diária e permite que cada condutor (até um máximo de 8 perfis) possa definir e manter as suas preferências ao nível de imagem, ambiente e configurações. Constitui, assim, uma mais valia.
A função de espelhar a imagem do smartphone faz-se sem fios, sendo possível conectar dois equipamentos com Bluetooth em simultâneo.
O ecrã central de 10 polegadas, de alta definição, a cores, está colocado numa posição mais baixa, e é totalmente personalizável. O seu funcionamento é intuitivo e dispõe de janelas múltiplas tipo widgets, fáceis de utilizar, tal como num tablet.
Este ecrã está acompanhado das i-toggles, que mais não são do que teclas físicas tatéis que dão acesso direto a um conjunto de funções.
Entretanto, acompanhando a moda da comunicação “homem/máquina”, também o 308 está preparado com reconhecimento vocal, que funciona ao comando “Ok Peugeot”.
A partir destas duas palavras, o “automóvel” permite uma interação com acesso a todas as funcionalidades do sistema, bem como ao manual de instruções da viatura e úteis tutoriais.
Sistema de som desenvolvido em parceria com a FOCAL®
Entretanto, e para que o conforto sonoro também seja uma realidade, a Peugeot desenvolveu uma parceria com a marca francesa FOCAL®, especialista em áudio e sistemas Hi-Fi.
O sistema montado no Peugeot 308 – sistema Hi-Fi premium FOCAL® –, resulta de um trabalho de parceria com mais de 3 anos e é composto por 10 altifalantes com tecnologias exclusivas:
- 4 tweeters TNF de cúpula invertida em alumínio;
- 4 woofers/mediums com membrana Polyglass e suspensão TMD (Tuned Mass Damper) de 165 mm;
- 1 via central Polyglass;
- 1 subwoofer oval de bobina tripla Power Flower™.
Os componentes estão associados a um novo amplificador de 12 vias e 690 W (tecnologia classe D) e são complementados por processamento de som digital com assinatura ARKAMYS.
O preço do novo Peugeot começa nos 25.050 euros para a o modelo 1.2 PureTech 110 CMV6, versão Active. Por outro lado, a carrinha inicia o preço nos 26.200 euros, para o mesmo nível de motor e equipamento.