O novo Peugeot 408 é, definitivamente, o início de uma nova era, de uma nova raça. Um automóvel que surge “inesperado sob todos os ângulos”, como explica a marca francesa.
O modelo, recentemente apresentado a nível mundial, é de facto o início de uma nova era na marca francesa uma vez que “demonstra a criatividade e inovação das suas equipas, que criaram uma nova silhueta fastback, no topo do segmento Médio”.
O modelo encerra em si a “excelência de engenharia centrada na eficiência e eletrificação inteligente” a que se junta tecnologia de vanguarda dedicada ao prazer de condução.
As primeiras unidades do 408, com o qual a Peugeot pretende consolidar a liderança no segmento C em Portugal, chegam este mês. O fastback da Peugeot tem preço a partir de 35.800 €, estando as eficientes motorizações híbridas plug-in disponíveis a partir de 44.600 €.
Conceito do Peugeot 408: design exterior
O Peugeot 408 surge do que podemos chamar o cruzamento entre uma berlina de cinco portas e um SUV.
Tem altura de um crossover e apêndices que reforçam a dinâmica da carroçaria, como os delimitadores das cavas das rodas, mas a génese do design surge nas linhas incisivas e na grelha, na mesma cor da carroçaria “para se combinar na perfeição com a secção frontal, tendo o novo emblema Peugeot com a cabeça de um leão”.
O perfil é dinâmico com a linha de tejadilho a descer acentuadamente em direção à traseira da viatura. No topo do tejadilho encontram-se os dois apêndices aerodinâmicos designados “orelhas de gato”, complementados por um spoiler. Elementos que enfatizam o design fastback do 408.
À frente os faróis ultrafinos e a assinatura de luz em forma de presas anunciam o modelo como elemento da família Peugeot, o mesmo acontecendo com as luzes LED de três garras na traseira.
O novo fastback da marca francesa incorpora uma generosa quinta porta traseira e uma distância entre eixos de 2,79 metros, anunciando elevado espaço interior.
Para a carroçaria a Peugeot disponibiliza seis tons: Azul Obsession (nova cor), Cinzento Titane (nova cor), Cinzento Artense (apenas no acabamento Allure), Vermelho Elixir, Branco Nacré e Preto Perla Nera.
Paralelamente existe a possibilidade de montar generosas jantes de 20”, de desenho invulgar, que combina muito bem com a originalidade do novo automóvel.
Habitáculo tecnológico e generoso em espaço
O Peugeot 408, além da grande distância entre eixos, a indiciar habitáculo espaçoso, tem um comprimento de 4,69 metros e 1,859 metros de largura (com os espelhos rebatidos) e é construído na plataforma multienergias EMPS (Efficiente Modular Platform). A altura é de 1,480 metros.
Deste modo, o habitáculo apresenta-se com muito espaço, em todos os lugares. De destacar o espaço para pernas no banco traseiro (muito acima do que se encontra nos modelos da marca, nomeadamente no Peugeot 308 de cinco portas).
A colocação dos bancos em posição mais elevada beneficia muito a entrada e saída na viatura, quer nos lugares dianteiros, quer nos traseiros.
Também a bagageira beneficia do aumento da distância entre eixos. A boa acessibilidade é garantida pelo amplo portão, enquanto a capacidade para transportar bagagens é de 536 litros – versões equipadas com motorização a gasolina –, e de 471 litros – versões com motorização híbrida Plug-In.
No cômputo geral o habitáculo segue a filosofia e esquema de digitalização que a marca francesa inaugurou no novo 308, que se traduz na última evolução do conceito i-Cockpit, que há 10 anos a esta parte tem sofrido constantes atualizações.
Os protagonistas desta evolução de ergonomia são o volante de pequena dimensão, o painel de instrumentos totalmente digital de 10”, com efeitos 3D (disponível no nível de equipamento GT) e diversas vistas, e o sistema de multimédia concentrado num ecrã tátil de 10” no centro da consola central, com personalização através de i-toggles.
Cada i-toggle, como refere a Peugeot, “é um atalho sensível ao toque para configurações de climatização, contactos telefónicos, estações de rádio ou apps, personalizados de acordo com a preferência do utilizador”.
De realçar que o sistema i-Cockpit além da tecnologia tem preocupação com o conforto quer do condutor, quer dos passageiros.
Deste modo, a construção do novo painel de instrumentos tem por base a arquitetura de “saídas de ar elevadas”, colocando as saídas de ar da ventilação em posição superior (em frente da cabeça dos passageiros) de forma a melhorar o conforto térmico.
Interação do Peugeot 408 com o condutor
A consola central do Peugeot 408 está exposta ao passageiro. Mas os controlos dinâmicos do automóvel estão agrupados num arco do lado do condutor.
Deste modo, o condutor pode escolher os vários modos oferecidos pela caixa automática EAT8 de 8 velocidades através de um único toque, o que simplifica a escolha de qualquer uma das opções:
- Reverse (R) – possibilita engatar a marcha-atrás;
- Neutral (N) – possibilita que o veículo seja colocado em ponto morto;
- Drive (D) – inicia a seleção automática das 8 relações de acordo com a velocidade, estilo de condução, perfil da estrada e carga do veículo.
Dois outros botões distintos completam as funções:
- Parking (P) – coloca a caixa de velocidades em parque.
- Para os motores híbridos, o botão Brake (B) ativa a travagem regenerativa. Na versão a gasolina, é substituído por um botão Manual (M), que permite selecionar manualmente a relação de caixa através das patilhas localizadas atrás do volante.
Além disso, existe um seletor de modo de condução que permite ao condutor escolher entre diferentes modos (Electric, Eco, Hybrid, Normal e Sport), dependendo do motor.
Por seu lado o sistema Peugeot i-Connect Advanced tem um sistema de infotainment ergonómico e pensado para uso diário. Possibilita, entre outras features, a função de projeção de imagem que liga o smartphone ao sistema de infotainment que agora é feita via wireless e é possível ligar dois telefones via Bluethooth, ao mesmo tempo. Existem ainda quatro tomadas USB-C para carregamento de equipamentos.
A complementar todas as funcionalidades o utilizador tem ainda à disposição o comando de reconhecimento de voz em linguagem natural “Ok Peugeot”. Permite acesso ao todos os pedidos relacionados com função do sistema de infotainment.
Peugeot 408: três motorizações disponíveis
No arranque da comercialização do Peugeot 408 a marca disponibiliza três motorizações, no mercado nacional.
Duas versões PHEV Hybrid de 225cv e 180 cv, ambas com motor elétrico de 81 kW (110 cv), que anunciam autonomia elétrica entre 42 e 60 km antes de utilização do motor térmico; e conjunto de baterias de iões de lítio de 12,4 kWh, em apoio ao motor 1.6 turbo a gasolina.
Caraterísticas dos motores híbridos:
- Plug-In Hybrid 225 e-EAT8: tração dianteira/combinação de um motor PureTech de 180 cv (132 kW) e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática de 8 velocidades e-EAT8/apresenta, em ciclo combinado WLTP, um consumo mínimo de 1,2 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 24 g.
- Plug-In Hybrid 180 e-EAT8: tração dianteira/combinação de um motor PureTech de 150 cv (110 kW) e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática e-EAT8 de 8 velocidades/apresenta, em ciclo combinado WLTP, um consumo mínimo de 1,0 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 24 g.
A bateria de iões de lítio, em ambas as versões híbridas plug-in, tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 100 kW. Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo: um carregador monofásico de 3,7 kW proposto de série e um carregador monofásico de 7,4 kW disponível como opcional, com os seguintes tempos de carregamento estimados:
- Através de uma wallbox de 7,4 kW (32 A) e com o carregador monofásico de 7,4 kW, a bateria estará totalmente carregada em 1 hora e 40 minutos;
- Através de uma tomada reforçada (16 A) e com o carregador monofásico de 3,7 kW, a bateria estará totalmente carregada em 3 horas e 25 minutos;
- Através de uma tomada padrão (8 A) e com o carregador de bordo monofásico
- 3,7 kW, a bateria estará totalmente carregada em aproximadamente 7 horas e 5 minutos.
Na base da gama a Peugeot disponibiliza um motor a combustão interna a gasolina. Trata-se do bloco de três cilindros 1,2 litro Puretech que debita 130 cv e cumpre as mais recentes normas de emissões Euro 6.4, estando acoplado a uma caixa de velocidades EAT8 de 8 velocidades e a um sistema Start and Stop.
Este motor tem em ciclo combinado WLTP, um consumo de 5,9 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 133 g.
A marca francesa anunciou que para o 408 não está disponível nenhuma versão diesel, mas que está previsto o lançamento de um motorização 100% elétrica.
Tecnologias de assistência à condução
O Peugeot 408 recebe ampla gama de sistemas de assistência à condução de última geração. De entre estes destacam-se:
- Cruise Control Adaptativo com função Stop and Go e ajuste de distância entre veículos;
- Travagem automática de emergência com aviso de colisão: deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, entre os 7 e os 140 km/h, dependendo da versão;
- Assistente ativo de manutenção da viatura na faixa de rodagem com correção da direção;
- Alerta de atenção do condutor;
- Reconhecimento alargado de sinais de trânsito com visualização no painel digital;
- Sistema de visão noturna que deteta seres vivos (peões/animais) à frente do veículo à noite ou em condições de fraca visibilidade;
- Vigilância do ângulo morto de longo alcance (75 metros);
- Alerta de tráfego traseiro: ao fazer marcha-atrás, alerta o condutor para um perigo próximo;
- Câmara de marcha-atrás com visão de alta-definição a 180° e com bocal de limpeza integrado;
- Assistência ao estacionamento de 360° com quatro câmaras de alta-definição (dianteira, traseira e laterais);
- Ajuste do ângulo do espelho retrovisor da porta ao engrenar a marcha-atrás;
- Faróis Matrix LED para uma utilização máxima da alta potência do feixe de luz sem provocar encandeamento antes ou durante a aproximação de veículos;
- Luzes de máximos automáticas.
Pack Drive Assist 2.0: condução semiautónoma
Sendo a segurança um dos apanágios da Peugeot o novo 408 tem ainda disponível o pack Drive Assist 2.0. Um conjunto de sistemas que combina Cruise Control Adaptativo com Stop and Go com o Assistente de manutenção na faixa de rodagem.
É mais um passo que a marca dá em direção à condução semiautónoma e que adiciona duas novas funções, disponíveis em vias com duas faixas de rodagem:
- Mudança de faixa semiautomática. Permite ao condutor ultrapassar o veículo à sua frente e depois regressar à faixa, entre os 70 e os 180 km/h.
- Recomendação antecipada de velocidade, que sugere que o condutor adapte a velocidade (aceleração ou desaceleração) de acordo com os sinais de limite de velocidade.
A sublinhar o conforto de utilização no dia a dia o condutor encontra ainda equipamentos facilitadores da utilização do Peugeot 408 como:
- Acesso de proximidade e arranque mãos-livres;
- Tampa da bagageira automática para facilitar o acesso com as mãos ocupadas;
- Para-brisas e volante aquecidos;
- Alarme perimétrico, volumétrico e de bloqueio;
- Travão de estacionamento elétrico em todas as versões;
- Teto de abrir equipado com cortina.
Destacar ainda o sistema de assistência e-call para chamada de emergência em caso de acidente.
Gama e preços em Portugal
O Peugeot 408 está disponível nas versões de equipamento Allure, Allure Pack e GT.
Os preços são:
- Allure – 1.2 PureTech 130 cv EAT8 – 35.800 €
- Allure – Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8 – 44.600 €
- Allure Pack – 1.2 PureTech 130 cv EAT8 – 37.450 €
- Allure Pack – Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8 – 45.850 €
- Allure Pack – Plug-in Hybrid 225 cv e-EAT8 – 47.350 €
- GT – 1.2 PureTech 130 cv EAT8 – 40.250 €
- GT – Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8 – 48.650 €
- GT – Plug-in Hybrid 225 cv e-EAT8 – 50.150 €