A Carrozeria Pininfarina é uma empresa italiana ligada ao sector das carroçarias para automóveis, fundada em 22 de maio de 1930 e tem sede em Turim.
O seu pilar é “We move dreams”. Mas na apresentação da empresa uma outra expressão ganha destaque: “o desenho faz parte das nossas vidas”. Pelo que podemos inferir que é a partir destes conceitos que tudo se concretiza.
A marca de design de luxo que hoje conhecemos, considerada uma das mais importantes em Itália, e reconhecida em todo o Mundo, foi fundada por Giovanni Battista ‘Pinin’ Farina, segundo filho mais novo de uma família de onze irmãos.
O apelido ‘Pinin’ significava “o pequeno”, no dialeto de sua região, Piemonte. venha conhecer esta historia fascinante.
Pininfarina: um empreendedor à frente no seu tempo
A oficina inicialmente produzia carroçarias para automóveis e tornou-se conhecida pelo design que sublimava a elegância e aerodinâmica. Pontos fortes de qualquer automóvel.
Durante o período da Segunda Grande Guerra, Pininfarina reconverteu a fábrica de modo a produzir autocarros, ambulâncias e veículos para o exército italiano. Terminado o período de confronto que dizimou parte substancial da Europa, a empresa passou a colaborar com construtores automóveis europeus e americanos.
Nessa altura foram edificadas novas instalações (1958) que ocuparam uma área de 75.000 metros quadrados, dos quais cerca de 40.000 metros quadrados eram cobertos.
Mais tarde, as ampliações realizadas atingiram os 102.500 metros quadrados crescendo a área coberta para 50.000 metros quadrados. Naturalmente os postos de trabalhos também aumentaram.
Giovanni Farina, em 1961, por interceção do Presidente da República italiana, viria a adotar o apelido ‘Pininfarina’ devido ao seu papel na indústria e na sociedade italiana. No entanto, a letra “f” substituiria no logotipo da empresa o apelido original Farina. Nesse mesmo ano, Pininfarina deixaria a direção da empresa passando a mesma a ser dirigida pelo seu filho Sergio e pelo genro Renzo Carli.
Pouco antes de falecer, em 1966, Giovanni Pininfarina inaugurou o Centro de pesquisa aerodinâmica e aeroacústica, estruturas que incluíram o primeiro túnel de vento italiano. Este equipamento veio permitir que a indústria automóvel italiana se mantivesse na vanguarda da investigação, naquelas duas áreas.
O grupo Pininfarina atualmente emprega mais de 3 mil colaboradores e tem estruturas fabris na Europa, Marrocos e China.
Colaboração com as grandes marcas
Da atividade da Pininfarina destacam-se os anos 1950 e 1960 em que colaborou com marcas automóveis italianas e internacionais, como a Ferrari, Alfa Romeo, Peugeot, Rolls-Royce e Cadillac.
Para estas projetou alguns dos automóveis hoje considerados icónicos. Neste lote constam, entre outros, modelos como o Ferrari Testarrossa, Alfa Romeo Spider ou o Peugeot 205.
Nos anos 1980 a empresa de design italiano conhece momento de expansão e diversificação da área de negócio. Além da presença no mundo automóvel, criou produtos para áreas como mobiliário, arquitetura e design industrial. Estas atividades levaram a que, em 1986, altere a sua designação para Pininfarina S.p.A. e passe a integrar a Bolsa de Valores de Milão.
Desde aí continuou a trabalhar com marcas automóveis como a BMW, Maserati e Lancia, dando corpo a projetos como o BMW Série 6, o Maserati Quattroporte ou o Lancia Thema.
Paralelamente, novos acordos surgiam com o departamento de design a selar colaboração com marcas como Daewoo, Cadillac, Bentley e Mitsubishi.
Nos últimos 30 anos a Pininfarina tem-se desdobrado na participação de projetos, quer na Europa, quer na China. Neste país, em 2012, celebrou um acordo com a China’s South East Motor para o desenvolvimento de uma gama de modelos, cujo primeiro produto foi o Crossover DX7, apresentado em 2015.
Mais tarde, apresentou o DX3, também Crossover, mas mais compacto que entrou em produção para o mercado local.
Dificuldades financeiras culminam no anúncio da venda da Pininfarina ao Mahindra Group, tornando-se uma subsidiária do Mahindra Group Automotive Division.
No entanto, apesar deste contratempo, a designer italiana continua, sob a nova gestão, a desenvolver e expandir os seus negócios, concentrando ainda a atenção em projetos de mobilidade sustentável.
Modelos icónicos da Pininfarina
Enumerar os nomes dos automóveis icónicos saídos dos estiradores da Pininfarina é difícil, pois o leque é tão grande que corremos sempre o risco de deixar alguns dos mais especiais fora da lista.
Mesmo assim, destacam-se alguns dos mais importantes:
- Cisitalia 202 – Primeiro automóvel desenhado por Pininfarina, que ficou mundialmente famoso. Surgiu em 1945 e foi o primeiro carro a ser exibido no Museu de Arte Moderna, MOMA, em Nova Iorque. A presença na “cidade que nunca dorme” chamou a atenção da marca americana Nash-Kelvinator, para a qual Pininfarina também viria a desenvolver carroçarias.
- Ferrari 375MM – Projetado por Giovanni Pininfarina, em colaboração com o engenheiro-chefe da Ferrari, Aurelio Lampredi, o Ferrari 375MM carateriza-se pelo estilo elegante e aerodinâmico que se tornou um marco no design dos carros desportivos da década de 1950 e influenciou muitos outros modelos que vieram mais tarde.
- Ferrari 250 GT Berlinetta Lusso – A colaboração de Pininfarina com a Ferrari (duas das marcas de luxo italianas) é uma das mais importantes no mundo automóvel. Projetado em 1963 o Ferrari 250 GT Berlinetta Lusso é considerado um dos carros mais elegantes já feitos. Com design limpo e linhas suaves é classificado como um dos modelos mais emblemáticos da parceria entre Pininfarina e a Ferrari.
- Alfa Romeo Spider – Automóvel projetado em 1966 pela Pininfarina é conhecido pela beleza intemporal e estilo clássico italiano. O modelo foi produzido durante quase três décadas e é um dos automóveis mais reconhecidos da marca.
- Ferrari Dino 206 GT – Outro modelo com assinatura da casa de design italiana é um dos primeiros automóveis a usar motor central-traseiro. Com design compacto e linhas ousadas o Ferrari Dino 206 GT, projetado em 1967, é um influenciador da estética dos carros desportivos modernos.
- Lancia Montecarlo – Primeiro automóvel a ser desenvolvido no túnel de vento projetado pela Pininfarina. O Lancia Montecarlo é um carro desportivo com motor central, produzido pela Lancia, em Itália de 1975 a 1981.
- Ferrari F40 – Este modelo com assinatura da Pininfarina é considerado um dos modelos mais icónicos da Ferrari. Projetado em 1987 destaca-se pela agressividade do design e pelas linhas afiladas, sendo considerado uma obra-prima de engenharia.
- Hyundai Matrix – Da colaboração entre a Pininfarina e Hyundai surgiu o Matrix. Um compacto com o qual a casa asiática visou o mercado europeu. O trabalho da marca italiana foi muito rápido com os primeiros esboços a ficarem prontos no primeiro semestre de 1998. O desenvolvimento do Matrix foi realizado numa plataforma totalmente nova, que mais tarde seria adotada para outro modelo da Hyundai: o Elantra.
- Maserati Quattroporte – Automóvel projetado em 2003 marcou um novo capítulo no seio da Pininfarina. Com estilo moderno e, ao mesmo tempo elegante, o Maserati Quattroporte foi um dos primeiros automóveis de luxo a oferecer um design verdadeiramente desportivo.
- Peugeot 406 Coupé – A cooperação entre Pininfarina e a Peugeot começou em 1951 com o desenho da carroçaria do Peugeot 403 e prosseguiu durante anos. A conceção e fabrico do Peugeot 406 Coupé teve lugar em 1992. Apesar de pertencer à marca francesa o modelo foi pensado como um carro totalmente novo apenas tendo em comum a parte mecânica e alguns componentes. Todo o fabrico foi feito nas estruturas fabris da Pininfarina que, para tal, realizou investimentos na adaptação das suas instalações. Em Junho de 2003 a empresa italiana celebrou o fabrico do Peugeot 406 Coupé número 100.000.
Do conjunto de trabalhos realizados pela Pininfarina, ao longo dos seus quase 93 anos, e nomeadamente, à lista apresentada, somam-se uma infinidade de outros modelos, alguns na área dos concept, através dos quais podemos perceber a evolução do design automóvel ao longo dos tempos.
Atualmente presidida por Paolo Pininfarina, a empresa de design italiana dá continuidade ao legado de Giovanni Pininfarina – um empreendedor e inovador no setor do design industrial e automóvel –, mas que se afirma dia-a-dia em projetos que vão dos automóveis a motociclos, de edifícios a soluções de mobilidade e a produtos de luxo.