Share the post "Pintar o cabelo na gravidez: mitos e verdades que vai querer saber"
Muito provavelmente, já ouviu alguém dizer que não deve pintar o cabelo na gravidez. Esta é uma velha regra oriunda da sabedoria popular. Mas, será que é mesmo assim? Será mesmo pouco seguro tingir os fios enquanto se espera um bebé? Fomos descobrir.
A primeira boa notícia é que, estudos científicos recentes apontam que não há qualquer problema em pintar os fios de cabelo, estando grávida. Porquê? Os estudiosos garantem que as tinturas não têm presente grandes quantidades de químicos e que, por sua vez, estes não são absorvidos de forma suficiente para chegar até ao feto, provocando as temidas malformações.
Sim, a ciência rema contra a maré e tenta desfazer os mitos que envolvem as grávidas e as tinturas capilares. No entanto, a maior parte dos especialistas continua a indicar que a futura mamã deve aguardar algum tempo antes de dar nova cor aos cabelos.
Isto porque, a região do couro cabeludo é muito vascularizada, o que abre portas para a entrada dos químicos na corrente sanguínea da grávida. Substâncias como o benzeno, a amoníaco e o iodo, de acordo com os médicos, podem ser tóxicas para o feto.
Assim, reunimos alguns mitos, cuidados e verdades com os cabelos pintados, durante a gravidez.
Pintar o cabelo na gravidez: 4 cuidados, mitos e verdades
Ainda que a ciência tenha apontado, recentemente, para a inexistência de riscos associados ao uso de tinturas capilares durante a gestação, é preciso lembrar que grande parte dos produtos disponíveis no mercado continua a conter algum tipo de químico.
Assim, antes de utilizar qualquer tintura de cabelo, em casa ou no salão de cabeleireiro, a melhor opção será sempre pedir a opinião do médico obstetra. Mas, conheça já alguns mitos e verdades.
1. As grávidas não podem pintar o cabelo
Mito.
Em boa verdade, e como já vimos, qualquer afirmação de que as grávidas não podem pintar os cabelos não passa de um mito. A ciência já se debruçou sobre o assunto e, os médicos especialistas costumam autorizar que a grávida retome os cuidados com os fios e a tintura após o final do primeiro trimestre. Por isso, se está grávida, não se preocupe. Vai poder continuar a pintar o cabelo.
2. É mais seguro pintar no segundo trimestre
Verdade.
Sim, há uma altura considerada ideal pelos médicos e que deve respeitar. O mais seguro é voltar a pintar o cabelo depois dos 3 primeiros meses de gestação, ou seja, a partir das 12 semanas.
Alguns médicos falam mesmo em 16 semanas. Isso porque é durante esta primeira fase que todos os músculos e órgãos do bebé estão em formação acelerada e passíveis de mutações que queremos evitar.
Muitas futuras mamãs ficam aflitas com esta indicação e mostram-se ansiosas pela altura de voltar a ter uma aparência cuidada e em dia. Para piorar a situação, sabemos que a gravidez acelera o processo de crescimento dos fios. E que, claro, isso pode ser incómodo para quem já tem cabelos brancos ou possui uma raiz natural muito diferente da coloração utilizada habitualmente.
Ainda assim, a recomendação é clara: deve evitar pintar os cabelos até entrar no segundo trimestre. E, quando o assunto é a saúde do bebé, não há argumentos que possam contrariar a ciência, certo?
3. Existe uma cor ideal para pintar o cabelo na gravidez
Verdade.
Sim, parece mesmo que existem colorações mais indicadas para as grávidas. A explicação é simples. As tinturas de cores suaves apresentam um menor número de químicos, ao contrário das mais vivas que necessitam mais deles, para que a cor agarre e tenha mais durabilidade nos cabelos.
Se já usa cores claras, esta é uma boa notícia para si. Se, por outro lado, é adepta dos tons mais escuros ou vivos, temos uma sugestão alternativa: que tal manter a cor optando pelo uso de tintas naturais, como as de origem 100% vegetal ou as de Henna? Por não conterem substâncias químicas, estas são opções seguras para a mãe e para o feto.
4. A grávida deve ter cuidados especiais ao pintar os cabelos
Verdade.
Para continuar a pintar o cabelo na gravidez, são necessários alguns cuidados, tais como:
- pintar o cabelo em local arejado e bem ventilado;
- seguir as instruções da embalagem do produto escolhido;
- se vai pintar o próprio cabelo, deve utilizar luvas para aplicar o produto;
- deve optar por deixar a tinta no cabelo durante o tempo mínimo indicado nas instruções (se vai pintar no salão, converse com o seu cabeleireiro sobre o assunto);
- não esqueça de lavar muito bem o couro cabeludo depois de pintar o cabelo
Como vê, não há razões para alarme se gosta de pintar o cabelo e descobriu que está grávida. Mas, claro, lembre-se sempre que, antes de fazer o que quer que seja, o mais importante é conversar com o seu médico e, com os profissionais de saúde que a estejam a acompanhar.