Pode não ser a primeira rede social que lhe vem à ideia, mas usar o Pinterest para encontrar emprego pode ser o caminho certo.
Quem trabalha em design, fotografia, decoração, arquitetura, video ou outras áreas criativas onde a imagem assumem papel importante, pode usar o Pinterest para encontrar emprego. Esta rede social tão conhecida e onde pessoas de todo o mundo se inspiram, funciona como um verdadeiro portefólio aberto ao mundo.
Tornar-se uma referência neste espaço, vai leva-lo a reunir muitos seguidores e a dar nas vistas. Por isso, se ainda não tentou e está à procura de novas oportunidades profissionais, vale a pena tentar usar o Pinterest para encontrar emprego.
Pinterest: uma montra para o mundo
O Pinterest é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e que funciona como uma espécie de mural virtual de imagens e vídeos (pins), onde é possível pesquisar por diversos temas, mas também permite publicar/partilhar o próprio trabalho.
Lançada em 2010, o Pinterest é muito usada para pesquisa de ideias e inspiração para projetos de decoração, moda, casamento, viagem, DIY, culinária, entre outros.
É uma boa ferramenta para encontrar emprego?
Usar o Pinterest para encontrar emprego é perfeitamente viável, quer para quem procura novas oportunidades de trabalho em Portugal ou no mundo, visto ser uma rede muito utilizada a nível global.
As próprias empresas e empregadores também pesquisam nesta verdadeira montra de boas ideias e bons trabalhos e mesmo que não usem a plataforma para encontrar novos recursos humanos, tal pode ser útil para o efeito.
Se um candidato a uma oferta tem vantagem se usar o Pinterest para procurar emprego. O potencial empregador poderá aceder e ver o seu portfólio de melhores trabalhos (pins) ao mesmo tempo que pode perceber o feedback de outros utilizadores. Isso pode fazer toda a diferença na hora de decidir.
7 dicas para usar o Pinterest para procurar emprego
Para usar o Pinterest para encontrar emprego, siga estas dicas básicas:
Crie uma conta
Criar uma conta é gratuito e muito simples. Qualquer outro utilizador que pesquise no Pinterest por determinado tema irá encontrar os seus conteúdos e vai poder gostar e guarda-los.
Organize os pins em pastas
Selecione o melhor do melhor que tem para partilhar. Cada área, categoria de projetos ou interesses deve estar devidamente catalogada em pastas separadas e devidamente identificadas. O mesmo para os pins que coloca.
Escolha títulos apelativos
Escolha nomes apelativos para os seus pins, de modo a chamar a atenção e facilitar a pesquisa.
Construa a sua marca
Aproveite o Pinterest para mostrar a multiplicidade de interesses que o caracterizam e diferenciam de outros profissionais. Aproveite e apresente todas as suas habilidades. Os pins que marca também são muito relevantes para a imagem que cria na rede.
Trabalhe a relevância
Quanto mais interessantes (e pioneiros) forem seus pins mais probabilidades tem de se tornar influente na rede. No que respeita ao mercado de trabalho, isso pode contar muito. Por isso, adote uma postura estratégica diante desta rede social. “Pode publicar infográficos que tenham alguma relação com a sua carreira, por exemplo.
Picar imagens e vídeos que remetam para o seu blog, site profissional ou outras redes sociais também é uma boa estratégia para atrair a atenção de profissionais da sua área e/ou potenciais empregadores.
Mantenha a atualidade
Vá partilhando, adicionando novos pins e criando novos álbuns com frequência. Sempre que tenha novidades e imagens melhores do que as anteriores, substitua. Mantenha-se atento e ativo. Essa é uma das regras das redes sociais.
Evite a autopromoção
Ainda que possa ter um papel importante para encontrar emprego, a essência do Pinterest é catalogar e partilhar imagens das quais se gosta. Portanto, ao contrário do LinkedIn, qualquer tentativa de autopromoção pode ter um efeito negativo para a sua relevância na plataforma. Aproveite apenas o potencial que a rede social oferece.
Vantagens de usar o Pinterest para encontrar emprego
Apresentam-se algumas das grandes vantagens do Pinterest para encontrar emprego:
- Cada pin pode ter um link que permite direcionar para o seu site pessoal/profissional;
- Caso utilize a rede para promover produtos que vendo numa loja online, é possível colocar uma tag de preço que direciona para a mesma;
- O Pinterest é uma plataforma utilizada em momentos de planeamento e tomada de decisões dos utilizadores, portanto momentos muito relevantes;
- De acordo com estatísticas da plataforma, 57% dos utilizadores afirmaram ter feito uma compra depois de ver o conteúdo de marcas no Pinterest.
- Pelo uso exclusivo de imagens, é uma rede muito apelativa e fácil de usar, para além de permitir arquivar os resultados de cada pesquisa.
Ainda tem dúvidas se vale ou não a pena apostar no Pinterest para encontrar emprego? Então, comece hoje boa sorte.