Miguel Pinto
Miguel Pinto
02 Out, 2024 - 18:00

Piódão: passeio até à espetacular aldeia presépio do xisto

Miguel Pinto

O Piódão é dos mais famosos e espetaculares marcos turísticos da Serra do Açor e uma das mais visitadas aldeias do xisto. Não perca.

Vista noturna do Piódão

Aldeias há muitas, por esse país fora. Cada uma com os seus encantos, os seus segredos, as suas tradições. mas a verdade é que poucas causam um impacto tão grande como o Piódão, situada em plena Serra do Açor, em Arganil.

É uma aldeia pequena, que parece frágil à primeira vista. Desenganem-se os visitantes. A dureza e resiliência do Piódão encontra-se em cada pedra de xisto que abriga os seus habitantes, em casas de uma beleza rara.

Classificada como “Imóvel de Interesse Público” e apelidada por muitos como “aldeia presépio”, dada a forma como as casinhas de xisto se distribuem em redor dos socalcos da serra, a aldeia do Piódão também é famosa pela simpatia das suas gentes, pelo bem receber e pelos sabores tradicionais da gastronomia da região.

Por isso, meta pés ao caminho, ou à estrada, para conhecer um dos mais formidáveis exemplos da cultura do xisto que Portugal tem para oferecer.

Piódão: curiosidades históricas

As pastagens da Serra do Açor e as suas belíssimas nascentes atraíram, no passado, muitos pastores – que ali alimentavam os seus rebanhos. Tanto foi assim que, na época medieval, formou-se aqui um pequeno povoado a que foi dado o nome de Casas Piódam.

Nesta localidade foi construído, no decorrer do século XIII, um Mosteiro de Cister, razão pela qual ainda se invoca Santa Maria na Igreja Matriz, uma das principais atrações da aldeia, pela sua fachada imaculada (que se distingue das restantes construções) e pelos altares de talha e azulejaria de fabrico coimbrão.

Reza a história que a aldeia também serviu de abrigo a muitos que, por questões políticas ou jurídicas, eram perseguidos pelo Estado. No entanto, não foram só foragidos que aqui procuraram abrigo.

No século XIX, o Cónego Manuel Fernandes Nogueira funda um Colégio no Piódão, a que muitos chamam Seminário, que funcionou entre 1886 e 1906, e que aqui juntou muitos jovens, criando um pólo cultural de grande importância para a zona, atraindo novos habitantes.

Escapadinhas de fim de semana no Piódão
A aldeia do Piódão é uma das grandes atrações da Serra do Açor

O que visitar no piódão?

Os tesouros por descobrir no Piódão são muitos. Além do vasto património arquitetónico que vale bem a visita, encontrará também bons alojamentos, restaurantes que oferecem pratos típicos – regados com bom vinho -, e, como não podia deixar de ser, as belas paisagens e a simpatia das suas gentes deixam qualquer um rendido aos seus encantos.

Igreja Matriz

Edificado na segunda metade do séc. XVIII, este monumento é um marco da aldeia de Piódão. Pintada de branco com frisos azuis, a igreja tem um aspecto imaculado, que a distingue das restantes construções da aldeia. No interior o altar-mor possui um retábulo em talha dourada, com imagens de Nª Srª da Conceição, de S. Miguel e de S. Sebastião.

Capela de S. Pedro

Mais modesto que a Igreja Matriz, este singelo templo está localizado no coração da aldeia e possui uma imagem de S. Pedro, datada do século XVI.

Capela das Almas

Esta capela possui um retábulo em madeira com grande valor estético e histórico, no qual está representado uma pintura relativa às Almas do Purgatório. No passado, foi capela mortuária do Piódão e das aldeias vizinhas.

Fonte dos Algares

Este pequeno chafariz com arco ogival foi construído no interior de uma parede de xisto, contribuindo para o charme da aldeia.

Eira

No cimo da povoação existe uma eira comunitária, de onde se pode ter acesso a algumas das melhores vistas para a Serra do Açor. Este espaço era utilizado para secar e malhar as colheitas de cereais.

Núcleo Museológico

Situado no largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, o Posto de Turismo e Núcleo Museológico do Piódão é um centro cultural e, ao mesmo tempo, de acolhimento a quem visita Piódão. Aqui poderá obter informações todo o tipo de informação sobre a aldeia e visitar a exposição permanente sobre o modo de vida das gentes desta aldeia histórica.

Praia Fluvial Foz d’Égua

Em plena ribeira de Piódão, encontra uma praia fluvial magnífica. As suas margens e toda a área envolvente, encontram-se bastante arborizadas oferecendo zonas de lazer únicas.

É em Foz d’Égua que se situa este espaço de rara beleza, sendo o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, que correm em direcção ao rio Alvoco e cujo percurso é travado por uma represa criando um espelho de água. A não perder.

Campos no Piódão
As paisagens naturais na zona envolvente ao Piódão são deslumbrantes

Onde ficar no Piódão

Casa do Rosmaninho

Situada próximo da Aldeia do Xisto da Benfeita, esta casa de campo restaurada tem três pisos e o ambiente é muito acolhedor.

O Medronheiro

A casa, localizada em Terras de Mondalva, situa-se junto à margem do rio Alva, na Praia Fluvial do Vimieiro, recentemente galardoada com Bandeira Azul e em pleno medronhal. A casa tem dois quartos – cama de casal e duas camas de solteiro -, uma kitchenette, uma casa de banho e uma sala com sofá cama.

Casa da Eira de Cima

Situada na aldeia de Chão Sobral, em plena Serra do Açor, esta casa de campo dispõe de um quarto, uma casa de banho, cozinha, sala e um pátio com churrasqueira. Está disponível durante todo a ano em regime de exclusividade com pequeno almoço incluído.

Onde comer no piódão?

Restaurante João Brandão

Com vista privilegiada para a Serra da Estrela, o restaurante João Brandão situa-se na Aldeia das Dez.Pão caseiro, bacalhau à lagareiro, carré de borrego com molho de mel e tomilho e a tarte de maçã são algumas das especialidades do seu cardápio delicioso.

Restaurante O Buke

Localizado em Pampilhosa da Serra, este restaurante tem à sua disposição um amplo e agradável espaço para saborear os pratos típicos.

Das mãos do jovem chef Flávio Silva, o cardápio oferece cabrito das Beiras, bacalhau da couvada e a truta. Para sobremesa, delicie-se com a  tigelada da Pampilhosa da Serra e o arroz doce aromatizado. Com água na boca?

Veja também