A dica é clássica: quem sabe como planear a ementa semanal, além de poupar nas compras de supermercado, ainda ganha de bónus uma alimentação mais saudável. Muitas vezes, planear a ementa semanal pode parecer difícil, uma vez que conseguir reunir numa só compra as receitas e refeições de uma semana inteira pode criar alguns problemas logísticos.
Antes de mais é preciso lembrar: não existe fórmula perfeita para planear a ementa semanal. Cada pessoa deve fazer o que é viável dentro da sua realidade. Há quem prefira organizar as receitas numa pasta própria e há quem prefira decidir tudo de acordo com as promoções dos supermercados.
Como planear a ementa semanal
1. Procure novas receitas
O maior inimigo do planeamento de ementas semanais é o tédio. Se apostar sempre nas receitas que já conhece e gosta é capaz de começar a sentir-se entediado com os mesmos sabores e misturas. Dedique algum tempo a conhecer novas receitas e aumentar, assim, a lista de refeições possíveis.
2. Tenha as receitas à mão
Procure sempre deixar as receitas separadas numa pasta, caderno ou arquivo. Assim, é mais fácil realizar uma seleção e variar a ementa.
3. Use um calendário
Organize-se com um calendário, como o Google Calendar ou uma agenda tradicional. Seja semanal ou mensal, ter uma visão abrangente dos dias pode ajudar a planear e a evitar desperdícios de comida.
4. Faça noites temáticas
Noites temáticas ajudam a descontrair e são um incentivo para quem pretende testar novas receitas. Crie uma noite de receitas italianas, por exemplo, e teste uma lasanha de vegetais ou um macarrão com batata doce e queijo.
Para os mais preocupados com a saúde, porque não pensar numa noite light ou detox? Experimente receitas de quinoa com legumes e carne picada ou frango assado com batata doce.
4. Escolha um dia para ir às compras
Faça uma lista e guarde um dia da semana para ir às compras. Escolha um dia no qual possa ir com calma para comprar tudo o que possa precisar. É interessante manter um olho nas promoções e descontos, isto ajuda a economizar com sabedoria.
5. Cozinhe assim que possível
Quando fizer as compras, tente cozinhar tudo assim que possível. Se os alimentos ficarem de lado alguns dias, correm o risco de ir parar a jantares não planeados ou podem mesmo acabar por se estragar.
6. Tenha em mente o que fazer com o que sobra
Muitas vezes sobra comida, às vezes as doses são maiores do que o esperado, às vezes acabamos por comer fora. Tenha um plano para saber o que fazer com o que ainda está no frigorífico antes de planear a ementa semanal nova.
7. Reaproveite ingredientes
Fez um molho de tomate muito bom? É possível utilizá-lo em dois menus diferentes. Assou frango a mais? Pode juntá-lo a uns legumes assados no forno ou preparar uma marmita saudável para a semana.