Ekonomista
Ekonomista
15 Mai, 2023 - 08:46

Como traçar um plano de ação para exportar via e-commerce?

Ekonomista
Patrocinado por:

Traçar um plano de ação para o e-commerce é essencial para uma internacionalização bem-sucedida. Saiba como a AICEP pode ajudar.

Equipa a elaborar um plano de ação para o e-commerce

Um projeto de internacionalização que inclua o comércio online necessita de um plano de ação para o e-commerce que possa identificar e pôr em prática as melhores estratégias para a expansão do seu negócio.

O crescimento do comércio eletrónico e as possibilidades que este abre no que respeita ao acesso a novos mercados são fatores que as empresas exportadoras devem ter em conta. Mas como garantir que esta opção é bem-sucedida? Como garantir que escolhe os melhores caminhos para atingir os objetivos que traçou? E como saber se estes objetivos são realistas?

Como as dúvidas podem ser muitas, há que procurar quem tenha as respostas certas. A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) apoia as empresas na elaboração e implementação de plano de ação e-commerce e, por isso, sabe como ajudar . Saiba como funciona este apoio.

As 3 etapas do plano de ação para o e-commerce

A AICEP já fez dezenas de consultorias especializadas e tem toda a experiência e know how necessários para apoiar a criação do seu projeto de internacionalização online. Este plano de ação para o e-commerce é construído em 3 etapas.

1ª etapa

Diagnóstico e-commerce

Fazer um diagnóstico de e-commerce é essencial para perceber as características da sua empresa, conhecer os seus produtos e definir objetivos. Só com um conhecimento detalhado do seu negócio é possível saber de que recursos dispõe e que recursos vai precisar para começar ou reforçar a sua presença online.

Além disso, é fundamental compreender se os seus produtos são indicados para o comércio online. Nesta fase são também analisados aspetos como as tecnologias e estratégias já implementadas.

O primeiro passo para iniciar o diagnóstico é fazer o registo na área de cliente MY AICEP e o preenchimento de um breve questionário.

2ª etapa

Elaboração de um plano de ação personalizado

Se o diagnóstico inicial concluir que a sua empresa está preparada para o e-commerce, é traçado um plano de ação personalizado para implementar ou reforçar a exportação através do comércio online para o mercado que pretender.

O plano de ação para o e-commerce pode sugerir informações (como vídeos ou guias) ou dados específicos sobre mercados ou regulamentações. A formação, através de webinars, cursos de formação ou e-learning, também pode integrar este plano.

3ª etapa

Consultoria em e-commerce internacional

A AICEP e os seus especialistas em comércio eletrónico internacional apoiam as empresas ao longo de todo o processo, através da consultoria que responde de forma personalizada às suas dúvidas.

O objetivo é assegurar o melhor desempenho para ajudar a atingir os seus objetivos. Algo que só se consegue quando o plano e a definição de estratégias se baseiam no conhecimento e na experiência. A AICEP é, por isso, o parceiro certo para o seu projeto de internacionalização online. 

Para informações mais detalhadas, consulte este artigo do do site Portugal Exporta, da AICEP.

Equipa a traçar projeto de internacionalização online

Quando fazemos o seu projeto de internacionalização online?

O futuro é cada vez mais digital e a prova é que o e-commerce tem vindo a crescer a cada ano que passa. A AICEP ajuda a traçar um projeto de internacionalização para a criação ou reforço da estratégia de internacionalização da sua empresa através do e-commerce.  Saiba como.

Veja também