Share the post "Como traçar um plano de ação para exportar via e-commerce?"
Um projeto de internacionalização que inclua o comércio online necessita de um plano de ação para o e-commerce que possa identificar e pôr em prática as melhores estratégias para a expansão do seu negócio.
O crescimento do comércio eletrónico e as possibilidades que este abre no que respeita ao acesso a novos mercados são fatores que as empresas exportadoras devem ter em conta. Mas como garantir que esta opção é bem-sucedida? Como garantir que escolhe os melhores caminhos para atingir os objetivos que traçou? E como saber se estes objetivos são realistas?
Como as dúvidas podem ser muitas, há que procurar quem tenha as respostas certas. A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) apoia as empresas na elaboração e implementação de plano de ação e-commerce e, por isso, sabe como ajudar . Saiba como funciona este apoio.
As 3 etapas do plano de ação para o e-commerce
A AICEP já fez dezenas de consultorias especializadas e tem toda a experiência e know how necessários para apoiar a criação do seu projeto de internacionalização online. Este plano de ação para o e-commerce é construído em 3 etapas.
Diagnóstico e-commerce
Fazer um diagnóstico de e-commerce é essencial para perceber as características da sua empresa, conhecer os seus produtos e definir objetivos. Só com um conhecimento detalhado do seu negócio é possível saber de que recursos dispõe e que recursos vai precisar para começar ou reforçar a sua presença online.
Além disso, é fundamental compreender se os seus produtos são indicados para o comércio online. Nesta fase são também analisados aspetos como as tecnologias e estratégias já implementadas.
O primeiro passo para iniciar o diagnóstico é fazer o registo na área de cliente MY AICEP e o preenchimento de um breve questionário.
Elaboração de um plano de ação personalizado
Se o diagnóstico inicial concluir que a sua empresa está preparada para o e-commerce, é traçado um plano de ação personalizado para implementar ou reforçar a exportação através do comércio online para o mercado que pretender.
O plano de ação para o e-commerce pode sugerir informações (como vídeos ou guias) ou dados específicos sobre mercados ou regulamentações. A formação, através de webinars, cursos de formação ou e-learning, também pode integrar este plano.
Consultoria em e-commerce internacional
A AICEP e os seus especialistas em comércio eletrónico internacional apoiam as empresas ao longo de todo o processo, através da consultoria que responde de forma personalizada às suas dúvidas.
O objetivo é assegurar o melhor desempenho para ajudar a atingir os seus objetivos. Algo que só se consegue quando o plano e a definição de estratégias se baseiam no conhecimento e na experiência. A AICEP é, por isso, o parceiro certo para o seu projeto de internacionalização online.
Para informações mais detalhadas, consulte este artigo do do site Portugal Exporta, da AICEP.
Quando fazemos o seu projeto de internacionalização online?
O futuro é cada vez mais digital e a prova é que o e-commerce tem vindo a crescer a cada ano que passa. A AICEP ajuda a traçar um projeto de internacionalização para a criação ou reforço da estratégia de internacionalização da sua empresa através do e-commerce. Saiba como.
- Marketplaces: o que fazer para aumentar as vendas?
- Consultoria AICEP: apoio especializado em mercados internacionais
- 3 formas de internacionalizar o seu negócio via e-commerce
- Cursos da Academia AICEP: capacitar as empresas para a internacionalização
- Saiba como internacionalizar o seu negócio com o apoio da AICEP