Share the post "Plantar gengibre: porque deve ter e como fazer em casa em passos simples"
Plantar gengibre não é, de todo, uma tarefa demasiado complexa, difícil ou complicada, antes pelo contrário. Ter este remédio natural em casa, agora, já não implica ir ao mercado mais próximo de casa: basta fazer a colheita na sua horta exterior ou naquele vaso que tem na cozinha.
O gengibre é, na verdade, além de um remédio incrível e um poderoso termogénico, uma especiaria indispensável nos países asiáticos que, sabemos bem, têm uma culinária reconhecida e aprovada mundialmente.
O ocidente também se tem rendido aos seus mistérios e benefícios, por isso, há cada vez mais pessoas interessadas em plantar gengibre em casa. Se quer saber como o fazer, está no sítio certo e temos para si o passo a passo simples. Descubra-o.
Plantar gengibre em casa: uma ideia simples e boa para a saúde
O gengibre é uma especiaria que pode ser usada em pó ou na forma de raiz, em receitas de pratos quentes, sopas, saladas, sumos, chás e, até, sobremesas. Pode ser um ingrediente do refogado, quando picado na forma de raiz, ou polvilhado no seu salteado preferido, quando usado na forma de pó.
Por acelerar o metabolismo, o gengibre tem sido muito utilizado nas dietas de emagrecimento e em receitas de refeições antioxidantes e anti-inflamatórias, mas é também muito usado para criar uma camada protetora do estômago, agindo beneficamente contra úlceras.
Confira alguns dos principais benefícios e renda-se a esta planta herbácea medicinal originária da Índia e China!
Perda de peso
O gengibre tem propriedades termogénicas, ou seja, tem a capacidade de aumentar a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e queimando as gorduras acumuladas. Quando associado à dieta alimentar, auxilia a diminuir o peso e a combater a obesidade.
Tratamento natural do enjoo
Sabia que o gengibre reduz as náuseas e os vómitos na gravidez, durante os tratamentos de quimioterapia, no pós-operatório de cirurgia e nas viagens de carro ou barco? Esta é uma excelente alternativa para quem não pode tomar substâncias ativas medicamentosas, tanto adultos como crianças.
Facilita a digestão
Além de ajudar a diminuir as náuseas, quando tomado antes ou durante as refeições, o gengibre estimula a digestão, acelerando o esvaziamento gástrico. Também ajuda a reduzir a sensação de inchaço abdominal e plenitude após as refeições.
Anestésico natural
Com uma ação muito similar à do ibuprofeno, o gengibre atua como anti-inflamatório e analgésico nas dores musculares, dores articulares, dor de cabeça e dor pré-menstrual.
Reforça o sistema imunitário
O gengibre reforça as defesas naturais do organismo, sendo um fantástico aliado no tratamento de gripes e constipações, principalmente se conjugado com equinácia, sabugueiro e canela. Pelas suas propriedades antisséticas e anti-inflamatórias alivia a congestão nasal e é um aliado nas doenças respiratórias, como asma, rinite e bronquite.
Ter sempre gengibre em casa: descubra como plantar no vaso ou na horta
Agora que já está convencido, venha daí e aprenda o passo a passo para plantar gengibre em casa sem dramas ou complicações!
Onde plantar gengibre
Para começar, deve saber que o poderoso gengibre precisa de ser plantado num solo fértil, rico e bem drenado. Escolha um local com luz indireta ou à sombra e dê prioridade ao plantio feito durante os meses quentes.
Importa salientar que o gengibre requer atenção e proteção extra durante os meses mais frios do ano, devendo ser plantado de forma a ser passado para o vaso durante o frio.
Leve o vaso com o gengibre plantado para espaços cobertos e protegidos – ambientes interiores, de preferência. Coloque os pedaços de gengibre na terra, com cerca de 5cm de profundidade. Se optar por plantar numa horta, é fundamental que deixe, entre as plantas, um espaço generoso – isso vai garantir o melhor crescimento do gengibre.
Fazer a rega
Nunca esqueça que para plantar gengibre com sucesso deve ter sempre o solo húmido, até que as folhas ganhem uma cor amarelada. É nessa altura que a rega realizada pode ser interrompida ou mais espaçada até à colheita da desejada raiz.
Mantenha a terra livre de todas as ervas daninhas ou de outras plantas invasoras, evitando que exista lugar à competição pelos melhores nutrientes do solo. Sempre que apareçam pedaços da raiz de gengibre expostos, tape-os com terra.
Fazer a colheita
Cerca de 7 a 12 meses depois de ser plantado, o gengibre pode, finalmente, ser colhido. Mas, como saber que é a altura ideal? É simples: as hastes vão estar amareladas.
Arranque a planta com algum cuidado, podendo, entretanto, escavar a terra um pouco – a fim de conseguir retirar um pouco da raiz. Deixe sempre um resto de raiz para que o gengibre continue a crescer. Se assim o fizer, pode ter uma planta que vai durar alguns anos.
Reparou como é simples ter o seu próprio plantio de gengibre em casa, sem precisar de ir sempre ao supermercado ou à ervanária mais próxima de casa? Tenha sempre à mão esta raiz poderosa e faça deste ingrediente um item obrigatório na sua cozinha. A saúde, com certeza, sai a ganhar.