Share the post "Este é um guia de plantas, ervas e especiarias boas para a saúde"
Há plantas, ervas e especiarias boas para a saúde que podem contribuir muito para o bom funcionamento do seu organismo e para o fortalecimento do seu sistema imunitário.
Não são medicamentos, não fornecem curas milagrosas de espécie alguma e não substituem a necessária assistência de um médico quando surge algum problema de saúde.
São apenas um complemento que, pelas suas propriedades naturais, podem contribuir para uma vida mais saudável.
Muitas destas ervas e especiarias boas para a saúde já são utilizadas há várias centenas de anos, nas mais diversas geografias. Fique a conhecer ervas e especiarias boas para a saúde que pode juntar à sua alimentação.
Conheça plantas, ervas e especiarias boas para a saúde
Alho
O alho é rico em antioxidantes, como o zinco e o selénio, os quais contribuem para o bom funcionamento do sistema imunitário.
Este ingrediente tem propriedades capazes de prevenir doenças malignas, cardiovasculares (redução do colesterol e melhoria da circulação) e, ainda, controlar a glicemia. É um antibiótico natural.
Combate problemas gástricos, intoxicações alimentares e constipações. Pode usar o alho em preparados de carne, peixe, molhos e, até, sopas.
Canela
As propriedades antioxidantes da canela tornam-na capaz de auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce, tendo ainda um efeito diurético e no controlo da glicemia.
Por ser um hipoglicemiante, normaliza os níveis de açúcar no sangue, principalmente em indivíduos diabéticos, assumindo assim um papel de desatque entre as especiarias boas para a saúde.
Auxilia também no tratamento de diarreias (anti-espasmódico), reduz a sensação de fome, combate problemas respiratórios, tem uma ação anti-gases e é um bom anti-inflamatório natural. Pode ser usada tanto em pratos doces, como salgados.
Coentros
Os coentros têm uma ação anti-inflamatória que melhora o trato gastrointestinal. Este condimento reduz, também, a formação de gordura nas artérias e é um excelente diurético e antimicrobiano.
Noz-moscada
A noz-moscada ajuda a reduzir as dores causadas pela artrite e pelo reumatismo, é um bom digestivo, diurético e anti-inflamatório, sobretudo gastrointestinal.
Além disso, melhora o mau hálito, desintoxica o fígado e os rins, melhora a circulação, alivia as dores da cólica menstrual e combate as insónias.
Estrela de anis
As propriedades desta especiaria fazem dela um ótimo antiviral, além de tratar problemas gastro-intestinais e a tosse (sendo um bom expetorante). É uma das especiarias boas para a saúde mais procuradas.
Orégãos
Os orégãos têm uma ação antifúngica, antioxidante e antimicrobiana. Ajudam no emagrecimento, na digestão e na regulação da menstruação, além de fortalecerem a saúde cardiovascular e prevenir a gripe.
Gengibre
O gengibre possui um composto bioativo – o gingerol – que oferece muitas propriedades medicinais a esta especiaria, principalmente no que toca ao combate a infeções (prevenindo gripes e constipações) e às náuseas.
O gengibre possui, então, um efeito anti-inflamatório, analgésico, anti-sético e expetorante, ajuda a reduzir a glicemia e o colesterol, previne a má digestão, melhora a circulação sanguínea e é um bom desintoxicante.
Pode fazer uma infusão da raiz de gengibre ou juntá-la a legumes salteados, sopas, carnes ou peixes cozinhados no forno.
Cravo
O cravo é bom para a recuperação muscular, a melhoria da digestão de gorduras e o fortalecimento dos sistemas digestivo e respiratório.
Também é analgésico e antissético, além de constituir uma excelente fonte de energia. Por ser uma excelente fonte de vitaminas A, C e E e minerais, fortalece pele e cabelo e melhora a visão, ajuda na absorção de ferro pelo organismo e é um poderoso antioxidante.
É capaz de ajudar a prevenir a anemia, equilibrar os níveis de água no corpo e contribuir para a produção de energia.
Pimenta de caiena
Esta pimenta contém capsaicina, uma substância que reduz o apetite e ajuda a queimar gordura corporal (porque atua como agente termogénico natural).
É um bom anti-inflamatório e analgésico natural, melhora a saúde cardiovascular, fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir úlceras no estômago. Esta é uma das especiarias boas para a saúde que funciona bem em pratos de vegetais grelhados, carnes (aves), sopas ou molhos.
Açafrão
O açafrão contém curcumina, o que lhe confere um efeito anti-inflamatório e antioxidante de grande valor. Também é um bom aliado em casos de artrite e alergias.
Alecrim
Os estudos indicam que o alecrim é capaz de ter um efeito positivo na melhoria da memória e da concentração, ajudando ainda no tratamento de sintomas gripais e de constipação.
Ajuda a reduzir a tensão arterial, é um bom diurético, digestivo e expetorante. Auxilia no tratamento da asma, no alívio das dores reumáticas e no combate ao stress.
Pode ser usado em assados de carne ou em peixes gordos como o salmão. Pela sua frescura, é um ótimo aromatizante bolachas, pão integral e azeite.
Cominhos
Os cominhos são uma erva muito usada para tratamento de febre, edemas e problemas digestivos (ajuda a evitar os gases).
Fortalecem o sistema imunológico e combatem o colesterol LDL e a tensão alta. Pode usá-los em pratos de carne (frango ou porco), molhos e, até, em mariscos.
Paprica
A paprica é rica em antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres no nosso organismo. Possui um componente – a beta-criptoxantina – que ajuda a diminuir algumas inflamações.
Tomilho
Entre as especiarias boas para a saúde, o tomilho funciona como expetorante, anti-tússico, anti-parasitário e anti-microbiano (ajudando a prevenir infeções pulmonares).
Pode ser usado em pratos de carne ou peixe, em legumes (grelhados ou assados), combinando muito bem com saladas de tomate e queijo fresco.
Orégãos
Os orégãos possuem vários óleos com grande poder antioxidante, capazes de contribuirem para a prevenção de muitas doenças. Como são muito aromáticos, conjugam bem com massas, sopas, pizzas e saladas.
Cebola em pó
A cebola é rica em fito-químicos que melhoram a circulação sanguínea e em vitaminas antioxidantes A e C que previnem as doenças infeciosas.
É uma excelente substituta da cebola fresca e pode ser usada em vários pratos salgados. Não é uma daquelas especiarias boas para a saúde, mas deve estar sempre presente em quase todos os cozinhados
Zimbro
O zimbro ajuda na recuperação de tecidos musculares, na purificação de tecido sanguíneo e na digestão de gorduras.
Além disso, ele fortifica o tecido ósseo e melhora o sistema respiratório, atuando ainda como analgésico e estimulante. É ótimo para temperar carnes e pratos com feijão.
Grão de mostarda
A semente da mostarda é analgésica, estimulante e anti-inflamatória, principalmente para as articulações, ajudando a controlar os sintomas de asma e combate a dor muscular e a obstipação. Contribui para o emagrecimento e o crescimento capilar.
Hortelã (fresca)
A hortelã melhorar os sistemas circulatório e respiratório, é anti-analgésica e tem um efeito calmante, combatendo a ansiedade e o stress e promovendo o relaxamento.
Salsa
Rica em vitamina A e C e em ácido fólico, a salsa tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, possui propriedades antioxidantes, melhora o sistema imunitário e ajuda a combater o mau-hálito.
Salva
A salva tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, possuindo efeitos relaxantes e anti-séticos. É também usada na aromoterapia para melhorar a memória.