Share the post "Plantas para um jardim vertical: as melhores e os cuidados a ter"
Antes de começar a planear algumas remodelações lá em casa, saiba quais as melhores plantas para um jardim vertical e os cuidados que deve ter para que cresçam bonitas e saudáveis.
Só assim poderá ter a certeza de que tudo vai correr como esperado. É uma forma simples e prática de renovar alguma parede ou de dar uma nova vida à sua varanda ou terraço.
E nada melhor do que plantas em casa para sentir o pulsar da vida, da Natureza e o quão refrescante e rejuvenescedor por ser, para a alma e para o espírito.
O que deve ter em conta ao preparar um jardim vertical
Em primeiro lugar, deve saber que um jardim vertical tradicional não comporta plantas com grandes raízes ou com raízes agressivas, pois precisam de espaço para crescer. Isto pode danificar a estrutura que suporta o jardim vertical.
Além disso, essas plantas acabam por ser mais pesadas, bem como exigem grandes quantidades de substrato, o que pode destruir por completo o projeto.
Outro fator a ter em conta antes de avançar com o projeto e construção de um jardim vertical é a incidência de ventos e luz solar direta. E tal deve-se à sensibilidade das plantas mais adequadas para plantar num jardim vertical, que podem ser facilmente afetadas pelo vento e pela quantidade de sol.
Assim, o truque mais simples que podemos partilhar consigo é mesmo o facto de optar por plantas que sejam o mais simples possível, em termos de necessidade e que se adequem a diferentes ambientes.
Saiba quais são as melhores plantas para um jardim vertical
Assim, para que o jardim vertical seja um verdadeiro sucesso, é importante avaliar o espaço onde vai ser implementado, tendo em conta o clima e a iluminação, que, como já vimos, são fatores determinantes para a escolha das espécies de plantas a incluir.
Ambientes de sol
Em ambientes de sol, entre as melhores plantas para um jardim vertical encontram-se as seguintes:
- Aspargo pluma ou aspargo rabo de gato (Asparagus densiflorus);
- Hera inglesa (Hedera helix);
- Clorofito (Chlorophytum comosum);
- Barba de serpente (Ophiopogon jaburan);
- Brilhantina (Pilea microphylla);
- Colar de pérolas ou rosário (Senecio rowleyanus);
- Flor canhota (Scaevola aemula);
- Flor de coral (Russelia equisetiformis);
- Liríope (Liriope spicata);
- Jibóia ou hera do diabo (Epipremnum pinnatum);
- Lambari roxo (Tradescantia zebrina);
- Orquídea grapete (Spathoglottis unguiculata);
- Tilândsia (Tillandsia);
- Trapoeraba roxa (Tradescantia pallida purpúrea).
Ambientes de meia sombra ou interiores
Já para jardins verticais que vão ser criados em ambientes onde não exista muita incidência de sol, ou para os que são criados no interior da casa, as melhores plantas são as seguintes:
- Bromélias (Guzmania);
- Babosa de pau (Philodendron martianum);
- Antúrios (Anthurium andraeanum);
- Asplênios (Asplenium nidus);
- Orquídea chuva de ouro (Oncidium);
- Barba de serpente (Ophiopogon jaburan);
- Columéia peixinho (Nematanthus wettsteinii);
- Samambaia ou chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum);
- Rabo de burro (Sedum morganianum);
- Flor de maio (Schlumbergera truncata);
- Dinheiro em penca (Callisia repens);
- Falenópsis (Phalaenopsis x hybridus);
- Flor batom (Aeschynanthus radicans);
- Peperômia filodendro (Peperômia scandens);
- Rabo de gato (Acalypha reptans);
- Ripsális (Rhipsalis bacífera);
- Renda portuguesa (Davalia fejeensis);
- Singónio (Syngonium angustatum);
- Vriésia (Vriesea).
Como manter um jardim vertical bonito e saudável
Plantas e estrutura de jardim vertical escolhidas! Agora está na altura de saber o que fazer, para que o jardim vertical mantenha sempre a vitalidade e beleza que imaginou.
Rega
A rega de um jardim vertical deve ser feita diariamente, motivo pelo qual muitas estruturas de jardim vertical, principalmente as de maior dimensão, já contêm um sistema de irrigação interno e automático.
Argila expandida
Este é o tipo de substrato mais adequado para a drenagem de jardins verticais, visto que tem elevada capacidade de retenção, permitindo, assim, evitar a decomposição, a acidez e a formação de parasitas, o que, como sabe, pode ser altamente prejudicial à saúde das suas plantas.
Fixação
Habitualmente, as estruturas de jardim vertical são leves. O que as torna mais pesadas são precisamente as plantas, o substrato e a água usada para a rega.
Por isso, além de dever ter cuidado em escolher uma parede suficientemente forte para a instalação, deve ter em conta que essa parede, no futuro, deve ser utilizada única e exclusivamente dedicada ao jardim vertical.
Cuidado com pragas e insetos
Quando as plantas não estão saudáveis, estejam elas integradas em sistema de jardim vertical ou não, podem aparecer insetos e pragas.
Como tal, deve sempre ter uma atitude preventiva e, para tal, nada melhor do que consultar a ajuda de um profissional de jardinagem, após escolher as plantas que vai colocar.
Vantagens em ter um jardim vertical
Além de constituir uma peça decorativa de grande impacto e que será alvo de apreciação por todos os que visitam a sua casa, os jardins verticais trazem várias vantagens. Quer saber quais?
- Podem proporcionar um maior conforto térmico e isolamento acústico aos ambientes onde se encontram inseridos;
- Reduzem a amplitude térmica de paredes e muros, o que se traduz numa maior durabilidade das edificações que contam com jardins verticais;
- Aumento da biodiversidade, visto que a presença de plantas num jardim vertical se torna no habitat de outros seres vivos;
- Quanto mais plantas melhor, no sentido que a sua presença contribui para a diminuição da emissão de carbono, que é um gás responsável pelo aumento do efeito estufa e das mudanças climáticas.
Agora que já conhece os cuidados a ter antes e depois, bem como as melhores plantas para ter um jardim vertical, já pensou nesta hipótese para a sua casa?