Share the post "Plantas perigosas que pode ter em casa: saiba quais são e porquê"
Se não existem quaisquer dúvidas de que existem plantas extremamente benéficas para a saúde, há outras que não são tanto assim. Neste artigos vamos falar-lhe de 10 diferentes espécies de plantas perigosas que pode ter em casa e que, muito provavelmente, nem fazia ideia.
Não entre em pânico: não é preciso começar a correr até casa para se livrar das plantas. Importante sim é estar alerta para os cuidados especiais que exigem e evitar locais de fácil acesso, sobretudo para pessoas que têm pequeninos e animais lá por casa.
As 10 plantas perigosas que pode ter em casa e que exigem cuidados especiais
Dedaleira
As flores da dedaleira, em forma de sino, são muito apelativas, assim como são as suas pequeninas bagas, que atraem as crianças e que contêm um composto usado para tratar a insuficiência cardíaca.
No entanto, não se deve deixar enganar pelas aparências, até porque comer esta planta pode ser perigoso, pelo que deve ter sempre muito cuidado, especialmente se tiver crianças e animais.
Ruibarbo
É verdade que hoje em dia está super em voga utilizar as hastes do ruibarbo para elaborar pratos (sobretudo sobremesas) verdadeiramente deliciosos e gourmet, mas as suas folhas são verdadeiramente tóxicas!
Comer demasiadas folhas de ruibarbo pode ser muito prejudicial para os rins, sendo muito grave para a saúde, podendo até causar algum tipo de insuficiência. Fuja delas!
Glicínia
As glicínias raramente prejudicam os humanos. Neste caso estamos a falar de plantas perigosas que pode ter em casa, mas especificamente para quem compartilha espaço com patudos. O que acontece é que as vagens das suas sementes são extremamente tóxicas para cães, gatos e cavalos.
Se por acaso tem uma glicínia em casa e se se der conta que os seus animais sofrem de vómitos ou diarreia, deve levá-los imediatamente ao veterinário e avisá-lo do facto de ter em casa essa espécie: pode ser fundamental numa situação de envenenamento!
Dieffenbachia
Esta planta pode ser ainda mais perigosa do que as demais que incluímos na lista das plantas perigosas que pode ter em casa. E sabe porquê? Porque ela é muito frequente nas nossas casas por ser conhecida como uma das plantas que limpam o ar.
E sim, é verdade que limpa! No entanto, o reverso da medalha é que ela é também muito perigosa. Pode até tornar-se mortal quando ingerida uma vez que faz com que as vias aéreas se fechem. O simples contacto desta planta com a pele pode causar comichões e alergias.
Lírios
Nem todos os lírios são uma ameaça. Deve ter especial cuidado com a espécie Hemerocallis, já que é uma verdadeira ameaça para os gatos. Comer apenas uma pequena quantidade pode levar a insuficiência renal aguda ou mesmo à morte do seu felino!
Se tem felinos em casa, deve mesmo evitar ter esta planta lá por casa.
Narcisos
Sabia que os narcisos são flores muito perigosas? Sobretudo se tiver animais lá por casa, deve pensar duas vezes antes de os plantar. A sua ingestão pode causar vómitos, diarreia, convulsões, tremores e arritmias cardíacas. Na dúvida, opte por uma planta diferente, o que não faltam são opções!
Hidrângeas
Sim, é verdade: estas populares flores contêm uma toxina que não é brincadeira: cianeto! Esse mesmo que aparece nos filmes como um veneno para assassinar pessoas.
Claro que para fazer verdadeiros estragos, é necessário ingerir quantidades muito elevadas. No entanto, quando há crianças e animais em casa, todos os cuidados são poucos! Mantenha a planta em zonas de difícil acesso ou então, simplesmente não as tenha em casa.
Philodendron
Apesar de ser um tipo de planta bem mais popular no Brasil do que em Portugal, esta planta extremamente bela, com folhas bem grandes e imponentes, exige alguns cuidados especiais.
E que cuidados são esses, pergunta? Ora, saiba que os ramos que unem as folhas têm no seu interior uma espécie de substância branca e um pouco leitosa que, quando em contacto, pode causar irritações na pele e nos olhos.
Pior do que isso, se acidentalmente ingerido, este líquido pode até provocar asfixia, pelo que deve mesmo manter a planta afastada de crianças e animais!
Beladona
Certamente já ouviu falar neste composto, pelo menos relativo a medicamentos à base de ervas com efeitos anti-inflamatórias e relaxantes. Há quem tome extrato de beladona para conseguir dormir.
Pois bem, acontece que esta planta, quando colocada em casa na sua forma natural, tem algumas contra-indicações associadas. A beladona pode ser nociva para o organismo, até mesmo com um simples contacto! Isto tudo por “culpa” dos alcaloides, componentes tóxicos presentes na planta que, na antiguidade, eram até utilizados para produzir veneno.
Sálvia
A sálvia entra na lista de plantas perigosas que pode ter em casa, sabia? Muito utilizada para dar um gostinho extra nos cozinhados e utilizada também como remédio natural pelas suas propriedades anti-inflamatórias, ela não é tão boa assim para se ter em casa.
Mas, calma! Não quer isto dizer que vai ter de deixar de usar este elemento na cozinha! O que acontece é que o tipo mais comum da sálvia, que é utilizada na cozinha, é a salvia officinalis e essa não tem qualquer problema.
A sálvia perigosa é a salvia divinorum, que possui folhas maiores e contém a salvinorina, uma perigosa substância com efeitos bastante danosos para os humanos e animais.