Helena Peixoto
Helena Peixoto
08 Out, 2020 - 09:41

Estas são as 6 melhores plantas para ter na casa de banho

Helena Peixoto

Dê um ar mais moderno e natural à sua casa e consiga ainda melhorias no ambiente, e até no humor, com estas sugestões de plantas para ter na casa de banho.

plantas decoração de casa de banho

Há certas plantas para ter na casa de banho que, sendo plantas de interior, não só transformam a estética de uma divisão, como também são conhecidas por melhorar o humor, aumentar a criatividade, diminuir o stress e a ansiedade e, naturalmente, filtrar as toxinas do ar de determinada divisão.

Embora um dos lugares mais subestimados para manter plantas interiores seja a casa de banho, a verdade é que existe uma série de plantas que prosperam nas condições quentes e húmidas que uma casa de banho oferece. Assim, este espaço pode imitar perfeitamente um habitat tropical nativo de algumas plantas.

Por isso, se se considera um leigo nesta matéria de plantas interiores, um ambiente de casa de banho pode ajudar seriamente a manter a sua primeira planta viva durante muito tempo.

Além disso, uma planta é também uma das formas mais simples de atualizar uma casa de banho e dar-lhe uma sensação de spa. Vá um bocado mais longe e acrescente alguma criatividade a este processo: tente pendurar uma planta na haste da cortina do chuveiro ou coloque-a num vaso ao lado do lavatório.

Antes de embarcar numa “caça à planta”, tenha em conta uma questão muito importante: a sua casa de banho recebe uma quantidade de luz natural ideal para alimentar a vida de uma planta? Se sim, aventure-se e “adote” um novo elemento para a sua casa.

6 plantas para ter na casa de banho que vai adorar

1

Ninho-de-passarinho

Há uma grande variedade de plantas para ter na casa de banho, mas as ninho-de-passarinho são fascinantes, nomeadamente pelas suas folhas grandes, onduladas e de um verde brilhante, que criam vibrações que nos remetem instantaneamente para a selva.

Esta planta prospera com a humidade, o que faz com que a casa de banho seja o local perfeito para ela. Assim sendo, além de estar a criar um ambiente propício para o desenvolvimento desta planta, está também a criar um ambiente mais agradável para a sua casa de banho.

Cuidados a ter: moderados a baixos. Esta planta requer luz indireta e água uma vez por semana. Aumente a sua humidade, regando-a diretamente ou mantendo-a junto ao chuveiro.

2

Tillandsia

Nem todas as plantas precisam de solo e a planta tillandsia, sendo uma “planta de ar”, em vez de usar raízes para absorver água e nutrientes, usa as suas folhas para absorver isso tudo do ar. Esta planta tolera uma variedade de condições, mas é mais feliz em pontos com luz brilhante, indireta e alta humidade.

Cuidados a ter: moderados. Esta planta requer luz indireta, mas pode tolerar algumas horas de luz direta. Mergulhe-a na água uma vez por semana durante cerca de 10 minutos e aumente a humidade regando-a todos os dias.

3

Aloé vera

A conhecida planta aloé vera dispensa grandes apresentações. De uma beleza estrutural, possui também imensos benefícios: o seu interior pode ser usado ​para ajudar a aliviar a pele, curar pequenas queimaduras ou reduzir eczemas. O aloé vera também filtra naturalmente as toxinas benzeno e formaldeído do ar interior.

Cuidados a ter: baixos. O aloé vera necessita de um ambiente luminoso e água cerca de uma vez por mês e é uma planta considerada à prova de seca/suculenta.

4

Bambu da sorte

O bambu da sorte é uma das plantas mais populares e resistentes que existem. Diz a tradição chinesa que esta planta é uma grande fonte de energia positiva e de transmissão de boas vibrações. É também uma excelente planta para casa de banho porque gosta de humidade e, de acordo com o feng shui, atrai boas energias e vibrações.

Cuidados a ter: baixos. O bambu da sorte é a planta verdadeiramente ideal para pessoas que não percebem muito de plantas ou que não têm muito tempo ou inclinação para cuidar delas, uma vez que é bastante resistente e só precisa ser regado uma vez por semana.

5

Gardénia

Sabia que a Gardénia, apesar de ser uma planta que lida bem com ambientes exteriores, é uma das excelentes opções de plantas para casa de banho? Ela adapta-se muito bem a climas mais húmidos e quentes, como é tipicamente o de uma casa de banho. Além de que as suas flores são perfumadas, tornando o espaço ainda mais agradável e sem precisar de um ambientador artificial!

Cuidados a ter: moderados. A grande questão desta planta é que necessita de um pouco de luz natural, pelo que apenas é indicada para casas de banho com janelas ou postigos para luz direta.

6

Espada de São Jorge

Tecnicamente conhecida como “sansevieria trifasciata”, esta planta é chamada na gíria como Espada de São Jorge, porque as suas folhas são afiadas e pontiagudas, fazendo lembrar uma espada. Em termos de características e finalidades, ela é excelente como purificadora do ar, podendo converter agentes tóxicos, como o formaldeído e benzeno, muitas vezes presentes no ar, em oxigénio!

Cuidados a ter: baixos. A Espada de São Jorge é conhecida como a planta dos jardineiros de fim-de-semana. Apesar de gostar muito de humidade, passa bem sem água longos períodos. Ideal para os mais esquecidos.

Dicas de ouro na hora de cuidar das suas plantas

Sejam plantas para ter na casa de banho ou para outra qualquer divisão, existem algumas recomendações e boas práticas para tratar bem das plantas e mantê-las bonitas e bem tratadas que deve seguir.

Lembre-se de que as recomendações de rega são estimativas: não existe uma fórmula ou cronograma exato para regar plantas domésticas. Os fatores ambientais, que podem diferir de casa para casa, bem como de estação para estação, podem afetar as recomendações de rega.

Abaixo encontra as 2 principais dicas quando se trata de rega.

  1. É melhor regar uma planta com pouca água do que “afogá-la”. Note que, se preciso, pode adicionar mais água, já o contrário, retirar excesso de água, é mais complicado;
  2. Verifique a sua planta todos os dias. Sinta o seu solo e rapidamente começará a entender os sinais que ela lhe dá quando está com sede.
Veja também :