Com a chegada do tempo frio, neve e geada, pneus em bom estado são muito importantes para a segurança na estrada, mas se vive em zonas onde as temperaturas descem, é melhor optar por pneus específicos, os chamados pneus de inverno.
É que este é um elemento do carro que é frequentemente deixado de parte (por parte de alguns condutores). Os pneus são o único componente que está em contacto direto com a estrada e desempenha um papel fundamental para uma condução segura.
Com efeito, vejamos então É isso que abordamos nesse artigo.
Pneus de inverno: o que precisa saber
Não há dúvida de que os pneus de inverno são um dos elementos mais importantes quando se conduz na neve ou no gelo.
Um pneu inadequado para o seu veículo ou em mau estado aumenta consideravelmente a probabilidade de um acidente, que é ainda maior em condições meteorológicas adversas.
O que são pneus de inverno?
Os pneus de inverno são um tipo específico de pneu concebido para utilização em áreas onde as temperaturas são baixas ou onde a chuva, o gelo ou a neve estão presentes durante muitos meses do ano.
Além disso, têm um maior teor de borracha natural no piso de um composto mais macio, garantindo flexibilidade mesmo quando as temperaturas são baixas. Isto torna-os ideais para utilização em tempo frio, pois outros pneus endurecem e tornam-se menos eficazes quando o termómetro cai.
Como saber se os seus pneus são de inverno e não “all weather”?
Para saber se os seus pneus são de inverno, há uma série de indicadores e características a ter em conta. No caso, existe dois símbolos que os diferenciam dos restantes tipos de pneus:
- M+S (“Mud & Snow”). Este indica que o pneu tem um desempenho superior em piso com neve ou lama, sendo que este símbolo também pode ser encontrado em pneus “para todo o ano”;
- 3PMSF (Three Peak Mountain Snow Flake). Um desenho de um floco de neve dentro de uma montanha. Sendo que este símbolo é exclusivo dos pneus de inverno e certifica que estes tiveram aprovação nos testes de desempenho exigidos por lei.
Outra forma de saber se um pneu é um pneu de inverno é olhar para as próprias ranhuras. O padrão do fabricante difere do de um pneu de verão ou de todas as estações do ano.
Um pneu de inverno tem pequenas ranhuras de forma irregular que permitem que a neve e o gelo se dispersem a alta velocidade. Isto melhora tanto a tração como a capacidade de travagem do veículo.
Tem também ranhuras maiores para reter a neve e facilitar a aderência em superfícies de neve embaladas, bem como evacuar a água e reduzir o risco de aquaplanagem.
Quais são as principais características dos pneus de inverno?
Aproveitando o pensamento do parágrafo anterior, seguem as principais características deste tipo de pneus:
- Os pneus de inverno proporcionam uma excelente aderência em estradas frias, quer estejam molhados, secos, com neve ou com gelo.
- Nada se cola à neve melhor do que a própria neve. Assim, no caso de neve embalada, as ranhuras do piso dos pneus de inverno são preenchidas com neve, o que faz com que os pneus adiram à neve na estrada.
- A profundidade extra do piso permite-lhes dispersar mais água, ajudando a reduzir a aquaplanagem e a melhorar o manuseamento.
- Porque oferecem maior segurança em tempo frio e mantêm a flexibilidade, são mais fortes do que os pneus de verão e, portanto, mais económicos.
Quando utilizar pneus de inverno?
Depende de onde se vive, mas se a temperatura for inferior a 7°C durante vários meses, é uma boa ideia colocar pneus de inverno. Idealmente, deverá mudar para pneus de inverno em outubro ou novembro e voltar a montar pneus de verão por volta de março.
O seu composto mais macio não só é perfeito para conduzir sobre neve e gelo, como também lhe permite conduzir sobre asfalto seco em tempo frio.
Por outro lado, além das mudanças inter sazonais com pneus de verão, os pneus de inverno devem durar pelo menos 50.000 kms, equivalendo a 4-6 estações. Para saber se um pneu de inverno está gasto, certifique-se de que a banda de rodagem ainda tem pelo menos 4 milímetros de profundidade. Se for inferior a isto, é aconselhável a sua substituição.
Posso usar pneus de inverno no verão ou na primavera?
Se foram pensados e criados para alturas do ano onde as temperaturas são efetivamente mais baixas, não faz muito sentido serem utilizados em outros contextos sazonais.
Por outras palavras, nessas estações, se o pneu for usado em tempo quente e em pavimento seco, desgastar-se-á mais rapidamente. No entanto, esta não é a desvantagem mais significativa da utilização deste tipo de pneu.
A desvantagem mais significativa é que este tipo de pneu tem um mau desempenho em pavimento seco, diminuindo a segurança do veículo.
Pneus de inverno em Portugal?
Contrariamente ao que acontece em alguns países como a Alemanha, Bélgica, Islândia, Letónia, Lituânia, Roménia e Sérvia, a utilização de pneus de inverno não é obrigatória em Portugal.
Segundo os regulamentos legais em vigor, a utilização deste tipo de pneu não é obrigatória em Portugal durante os meses frios. No entanto, existe uma exceção. Os pneus ou correntes de inverno serão necessários em estradas de alta montanha com um nível de alerta vermelho quando as autoridades competentes assim o determinarem.
A falta de equipamento impedirá o acesso à estrada e poderá mesmo levar a sanções financeiras para o condutor.
Cuidados a ter com os pneus
Por último algumas dicas sobre a manutenção destes pneus, e em certa parte, também com os pneus em geral. Ainda que ao longo do artigo tenhamos referido algumas segue uma compilação do principal a ter em conta.
Pressão
Esteja sempre atento à pressão dos pneus. Esta ajuda a absorver o atrito com o solo, diminuindo o desgaste dos pneus.
Condução segura
Evitar grandes atritos em buracos, desgastes desnecessários, aumentando a vida útil do pneu e do próprio carro.
Limpeza
Uma boa limpeza, especialmente entre as ranhuras, ajuda numa maior aderência ao solo.
Evite sobrecarga
Não excede a carga indicada pelo fabricante. Imaginando cenários onde é mesmo necessário pneus de inverno, com pouca aderência, o peso pode ser uma arma contra a estabilidade.
Com efeito, os pneus de inverno não têm de estar guardados no fundo, de uma garagem. Eles existem, desempenham uma importante função e como referido, são obrigatórios para muitos cenários rodoviários pela Europa.
No nosso caso, são opcionais. Mas, têm de ganhar vida se forem necessários. Logo, nada como andar informado sobre o seu contexto e utilidade.