De acordo com as características e o tipo de utilização que se quer dar à mota, é importante que se coloque os pneus indicados. Para que não escolha um pneu errado, mostramos-lhe quais os diferentes tipos de pneus para motas que existem à venda no mercado.
Em primeiro lugar, é importante que defina a utilização que se pretende dar à mota: se é exclusivamente fora de estrada ou se haverá também uma utilização em estrada alcatroada. E não se esqueça que se for para circular com a mota na via pública vai ser obrigado a ter o veículo totalmente legal, com matricula, piscas, faróis, refletores, seguro, etc. Se não cumprir a lei, poderá ser autuado.
Deve ainda ter em atenção a homologação dos pneus. Os pneus para motas homologados para enduro denominam-se pneus FIM e têm identificação DOT e selo ECE da União Europeia. Neste caso, a altura dos tacos dos pneus não deve ultrapassar os 13 centímetros.
Comprar o pneu adequado às necessidades do condutor é a melhor forma de andar de mota em segurança. Existem pneus que custam 20€ e outros até mais de 100€. Caso não saiba as medidas, sugerimos que veja no pneu da moto, onde irá encontrá-las.
Tipos de pneus para motas
Existem vários tipos de pneus para cada tipo de mota. Se tem uma mota supersport ou sport, o ideal é que compre pneus desportivos, pois são mais macios. No caso da mota ser de estrada, deve-se utilizar um misto de pneus sport e de estrada. Existem ainda pneus mistos ou trail para andar no asfalto e em caminhos de terra ou pneus todo-terreno ou cross.
Pneu sport
Os pneus de desporto ou de superdesporto são feitos de borracha macia e são ideias para uso desportivo e, ocasionalmente, num circuito. A aderência proporcionada pelos pneus de desporto modernos é muito elevada, sobretudo em revestimento seco.
A falta de desenhos e a temperatura de funcionamento alta tornam a sua utilização debaixo de chuva mais delicada. Por norma, a vida útil destes pneus é curta, devido à borracha utilizada no fabrico ser macia.
Pneu sport/estrada
Estes pneus desporto/ touring são constituídos por borrachas intermédias que proporcionam uma elevada aderência, pois têm uma temperatura de funcionamento mais baixa do que a dos pneus de desporto.
A superfície é mais desenhada e o tempo de vida útil é mais longo do que o dos pneus anteriores. Estes adaptam-se a uma utilização variada, desde o transporte em cidades a viagens de longa duração, até um simples passeio.
Pneu estrada
Estes são elaborados com borrachas rígidas com uma temperatura de funcionamento baixa e rapidamente atingida. Normalmente têm muitos desenhos e oferecem uma boa aderência, pelo que são muito seguros em pisos molhados.
A vida útil destes pneus é longa e graças à rapidez com que entram em acção (temperatura de funcionamento baixa), estes são recomendados para trajetos citadinos.
Pneu de competição
Também chamados de pneus de pista ou de circuito, estes pneus estão reservados a uma utilização em circuito. São feitos de borrachas macias e funcionam a temperaturas elevadas quando são utilizados em circuito.
Estes pneus são lisos para que a superfície de contacto seja mais abrangente. Existem também pneus de competição chuva com desenhos, o que permite evacuar o máximo de água o mais rapidamente possível.
Pneu misto
Os pneus mistos ou trail são montados em motas preparadas para deixar o asfalto e passar para estradas de terra. O pneu traseiro tem desenhos muito largos que segmentam o pneu em blocos, de forma a oferecer uma melhor motricidade em solos movediços.
Geralmente, são pneus constituídos por borrachas rígidas e têm um tempo de vida útil longo. Os pneus mistos estão indicados para uma utilização mista estrada/ terra.
Pneu todo-o-terreno ou cross
São pneus constituídos por largos grampos para permitirem uma boa condução fora de estrada. Os grampos fixam melhor a mota a diferentes superfícies. Podem ser utilizados em ligações de curtas distâncias, até porque, alguns pneus cross não estão homologados para a estrada.
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