Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
03 Nov, 2017 - 10:00

Goodyear anuncia pneus que avisam quando precisam de ser mudados

Afonso Aguiar

A Goodyear vai lançar pneus novos que avisam quando precisam de mudança ou manutenção. O projeto foi conseguido em parceria com a Tesloop.

Goodyear anuncia pneus que avisam quando precisam de ser mudados

Em janeiro de 2017, a Goodyear oficializou um acordo tecnológico com a Tesloop, que por sua vez é parceira da marca de carros Tesla. Agora, graças a essa aliança, a empresa de pneus anunciou que vai lançar uns novos pneus com sistema wireless, que avisam quando necessitam de mudança.

Pneus que avisam quando precisam de ser mudados: como funcionam?

Os sensores wireless registam e medem a temperatura e pressão dos pneus, juntamente com outros dados do veículo, que ligados à informação disposta na cloud da Goodyear, não só otimizam o sistema como também conseguem adivinhar o momento em que os pneus precisam de ser substituídos ou estão em défice.

“Queremos criar o futuro e não apenas observá-lo ou lê-lo”, salientou o diretor de tecnologia da Goodyear, Chris Helsel em nota de imprensa, acrescentando também:

“À medida que o novo ecossistema de mobilidade vai ganhando forma, procuramos dar firmes passos para acompanhar o ritmo da mudança tecnológica na indústria do transporte e desenvolver pneus inovadores que satisfaçam a inteligência e necessidades dos veículos que sobre eles circulam”.

Além disso, a parceria das duas empresas vai procurar ampliar também as soluções de mobilidade para automóveis ligeiros, permitindo a manutenção e, até, reparação, dos pneus dos veículos da Tesloop enquanto estes estão parados nas estações de carregamento, bastando para isso especificar o tempo de descanso planeado.

A Tesloop é responsável pela manutenção dos veículos da Tesla que, todos juntos, percorrem mensalmente, em média, mais de 27.000 quilómetros.

Tendo em conta as duas parcerias da Tesloop, estes novos pneus da Goodyear estarão apenas disponíveis para os carros eletrónicos da Tesla.

“Quando se operam carros durante, essencialmente, 365 dias por ano, 7 dias por semana e 24 horas por dia, torna-se fundamental minimizar o número de incidentes com os pneus, quer seja para a experiência do cliente como para o modelo de negócio. Por isso, consideramos que poder contar com diagnósticos baseados em dados é a chave para melhorar a eficiência de um negócio como o da Tesloop, que tem como objetivo converter os nossos veículos nos mais seguros da estrada”, explicou o CEO da Tesloop, Rahul Sonnad.

Tesloop

Criada em 2015, é uma empresa de serviço de carros norte-americana, direccionada para a tecnologia, que procura diminuir o número de emissões de CO2 nos automóveis, através de alternativas ao combustível fóssil.

Veja também: