A qualidade e durabilidade dos pneus está diretamente interligada a um melhor funcionamento do sistema de travagem e também a um menor consumo de combustível.
Como sabemos que os pneus são uns dos componentes mais caros de um automóvel, e que implicam um grande peso na carteira na hora de os trocar, saber quais são os pneus que duram mais quilómetros pode ser bastante útil para si da próxima vez que necessitar “trocar os sapatos” do seu carro.
Quais são os pneus que duram mais quilómetros: deco proteste dá a resposta
Um estudo realizado pela Deco Proteste concluiu que a escolha dos pneus corretos pode ajudar o seu carro a percorrer mais 12 mil quilómetros do que a marca com pior avaliação.
No total, foram entrevistados quase cinco mil portugueses para recolher a opinião e experiência sobre 25 marcas. Porém, antes de se elaborar a análise final, a Deco partilhou dados com as suas congéneres espanholas, italianas e belgas.
Após confrontados todos os resultados foram obtidas mais de 37 mil respostas e a seguinte conclusão:
1. Michelin | 46 393km |
2. BF Goodrich | 44 096km |
3. Continental | 43 258km |
4. Bridgestone | 42 944km |
5. Goodyear | 42 927km |
6. Dunlop | 42 551km |
7. Yokohama | 42 311km |
8. Toyo Tires | 41 794km |
9. Hankook | 41 599km |
10. Uniroyal | 41 413km |
11. Matador | 41 190km |
12. Fulda | 41 095km |
13. Pirelli | 41 021km |
14. Vredestein | 40 573km |
15. Firestone | 40 059km |
16. Khumo | 39 149km |
17. Kléber | 37 589km |
18. Barum | 37 504km |
19. Sempert | 37 444km |
20. GT Radial | 36 597km |
21. Nokicin Tyres | 35 323km |
22. Mabor | 35 118km |
23. Kormoran | 34 975km |
24. Falken | 34 494km |
25. Nankang | 34 210km |
Apesar destes resultados, a duração dos pneumáticos não está diretamente relacionada com a sua performance. Há que recordar que a suavidade do piso interfere também com a sua aderência.
Um pneu com um piso mais suave terá maior aderência, mas um desgaste mais rápido. No entanto, um pneu com uma superfície de mistura mais dura mas com uma boa altura de piso, terá inevitavelmente maior aderência (sobretudo em piso seco) do que um pneu de piso macio mais desgastado.
Há por isso que saber, não só olhar para a marca e durabilidade do pneu, mas também para a sua avaliação de performance nas diferentes situações: resistência ao rolamento, performance em piso seco e performance em piso molhado.
Recorde também que estes valores são o resultado médio de vida útil de cada pneu, e não os valores máximos ou mínimos registados.
A duração dos pneus é diretamente impactada pelo estilo de condução dos condutores, por isso, ao volante, pratique sempre uma condução defensiva e prudente, aumentando não só a sua segurança mas também a vida útil de todos os componentes.