Share the post "20 usos alternativos para o pó de talco que vai querer conhecer"
Afinal, o que é mesmo o pó de talco? Este produto tão utilizado desde quase sempre nos rabinhos dos bebés não é nada mais nada menos do que a uma forma refinada em pó do mineral mais suave que existe na terra: o talco.
O talco é um ingrediente “inerte”, o que significa que não causa uma reação química ao ser ingerido ou usado na pele, pelo que é aproveitado pela sua suavidade, segurança e absorção naturais desde a época do antigo Egito.
O talco surge de depósitos rochosos e é extraído com recurso a técnicas de extração como muitos outros minerais valiosos.
Assim que é retirado da terra, ele é parcialmente moído, separado e recebe então um grau de classificação. Aquele que estiver à altura dos padrões de segurança e higiene é então moído até ficar em pó, testado e só depois pode então ser enviado para fábricas do famoso pó de talco.
No entanto, e apesar da utilização mais comum e conhecida ser no rabinho e assaduras do bebé, a verdade é que o pó de talco é bem mais versátil e pode ajudá-lo num sem fim de tarefas e obstáculos. Conheça alguns.
Pó de talco: diferentes formas de o utilizar
Arrefecer a roupa de cama
Pode parecer estranho, mas é verdade. Se sofre muito como o calor no verão, espalhe um pouco deste produto nos lençóis antes de se deitar.
Isto vai arrefecer a temperatura dos têxteis e ajudar a regular a temperatura corporal.
Remover manchas de gordura
Quando acha que já tentou de tudo numa peça de roupa e não acha que tem salvação, experimente colocar um pouco de pó de talco diretamente na nódoa.
Esfregue um pouco e se necessário repita a operação até que a gordura tenha sido absorvida. Depois é só lavar normalmente.
Evitar maus cheiros na caixa de areia de gatos
Ao espalhar um pouco deste pó na caixa de areia do gato, além de ajudar a absorver a sua urina, vai perceber que aquele cheiro incomodativo vai desaparecer.
Salvar livros com humidade ou mofo
Se encontrar livros cheios de mofo ou humidade, experimente deixá-los a secar ao ar livre e, de seguida, aplique o talco nas áreas afetadas, retirando o excesso. Ficam como novos!
Afastar formigas
Se está com muitas visitas inesperadas de formigas lá por casa, experimente fazer uma pequena barreira de pó de talco entre a porta e a entrada. As formigas ficam incomodadas com o cheiro e não vão mais querer passar para o lado de dentro.
Acabar com chão que range
As tábuas dos pisos de madeira, com o avançar do tempo, acabam por ganhar aquele típico “ranger”. Experimente aplicar talco entre as fendas das tábuas, com a ajuda de um funil.
Renovar o brilho do couro
Para dar uma vida nova às peças e sofás de couro, basta aplicar sobre a peça um pouco de talco e dar lustro com um pano macio. Brilhante como sempre!
Remover manchas de sangue
Para retirar manchas de sangue, prepare uma pasta com pó de talco e água. Aplique-a com um pano sobre a mancha, mas sem esfregar. Aguarde 30 minutos e passe o aspirador.
Silenciar sapatos que chiam
Não são poucos os sapatos que por serem novos têm aquele chiar típico e irritante. Aplique um pouco de talco levantando a palmilha e vai ver o barulho desaparecer.
Livrar-se de pragas nas plantas
Polvilhe um pouquinho de pó de talco nas folhas da planta (sem exagerar). Isto vai criar um revestimento à prova de pragas.
Acabar com os emaranhados
Sabe aqueles colares e pulseiras que já não usa há séculos por estarem cheios de nós impossíveis de destrançar? Experimente usar o pó de talco para facilitar a tarefa e surpreenda-se.
Basta salpicar os seus colares ou pulseiras com um pouco de pó e usar depois uma agulha para ajudar a separar os nós.
Fixar a maquilhagem
Esqueça os fixadores super caros. Um pouco de pó de talco faz um trabalho tão bom ou igual a produtos que custam euros a mais. Depois de aplicar a maquilhagem, passe um pincel largo muito levemente por um pouco de pó de talco.
Aplique no rosto, tendo em atenção para não colocar demais e ficar com a cara branca.
Pestanas com volume
Experimente esta dica de ouro: aplique um pouco de pó de talco nas pestanas antes de aplicar o rímel, usando um cotonete para o fazer. Retire o excesso de pó e aplique agora o rímel. Efeito incrível!
Acalmar a pele depois de barbear
O pó de talco não acalma só a pele dos bebés! Se sofre de ardor e pele irritada depois de se barbear, experimente espalhar um pouco deste pó. Alívio imediato.
Calmante pós depilação
Se costuma fazer depilação com cera, experimente colocar pó de talco na zona a depilar. Isto vai evitar que comece a suar nessa zona e ainda facilitar a aderência da cera aos pelos. Já para não falar no efeito calmante pós depilação.
Atenuar oleosidade no cabelo
O seu champô seco acabou e não tem tempo de lavar o cabelo? Sem problema. De cabeça para baixo, massage todo o couro cabeludo com um pouco deste pó, tendo em atenção à quantidade para não ficar branco.
Retire o excesso com um pente e veja o cabelo transformar-se completamente.
Evitar pés suados
Se sua muito dos pés, o pó de talco pode bem ser a sua salvação. Coloque no interior de todos os seus sapatos um pouco de pó de talco. O suor será absorvido e o mau cheiro suavizado!
Aliviar comichão após picada de inseto
Acabou o Fenistil? Não se preocupe: aplique um pouco de pó de talco na zona picada logo após ser picado. O alívio costuma ser imediato.
Champô para o cão ou gato
O pó de talco funciona como champô seco para os seus animais. Esfregue em todo o pelo um pouco do produto. Aguarde uns minutos e depois é só escovar suavemente.
Salvar cartas coladas
Se encontrou o seu baralho de cartas, ainda que novo, com todas as cartas coladas, coloque pó de talco num saco de plástico juntamente com as cartas e sacuda. Remédio santo!