Ekonomista
Ekonomista
26 Jun, 2023 - 10:25

Acha que pode beneficiar do IRS para jovens?

Ekonomista
Patrocinado por:

O IRS Jovem tem vindo a abranger cada vez mais jovens no início da sua vida profissional. Saiba em que consiste e se cumpre os critérios para usufruir deste benefício fiscal.

irs cgd saldo

O IRS Jovem é um benefício fiscal concedido a jovens no início da sua vida profissional. Aplica-se a trabalhadores por conta de outrem ou trabalhadores independentes e ainda a estudantes de doutoramento. 

Esta isenção parcial sobre parte dos rendimentos anuais vai diminuindo ao longo do tempo e pode ocorrer durante cinco anos, seguidos ou intercalados. Ou seja, em caso de desemprego, o benefício não se aplica e pode ser reativado quando a atividade profissional for retomada.

Só é possível beneficiar do IRS Jovem no ano seguinte ao do início da atividade e apenas se os beneficiários apresentarem uma declaração independente da dos pais.

Os jovens que cumpram os critérios definidos são alertados no Portal das Finanças. Só precisam, por isso, de indicar que pretendem beneficiar.

Neste artigo do Saldo Positivo saiba se pode beneficiar do IRS Jovem, até que idade, e se tem direito a um desconto no imposto durante cinco anos.

cgd jovem

IRS Jovem: quem pode aderir e pagar menos imposto?

A aplicação do IRS Jovem tem vindo a ser alargada e abrange agora mais jovens a iniciar a sua vida profissional, incluindo trabalhadores independentes ou estudantes entre os 26 e os 30 anos a fazer doutoramento.

Se está a entrar no mercado de trabalho, saiba se pode beneficiar do IRS Jovem

Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.

O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.

Veja também