Share the post "10 factos curiosos sobre o poder da pintura nas nossas vidas"
O físico e matemático inglês, Isaac Newton, está na origem da roda das cores, pois descobriu que a luz do Sol é composta pelas cores do arco-íris. As cores têm poderes terapêuticos, são fundamentais para equilibrar o nosso estado físico, emocional e mental. É por isso que visitar uma exposição de arte reduz os níveis de stress. Estes são alguns factos curiosos sobre a pintura, mas há mais. Conheça-os aqui.
10 factos curiosos sobre a pintura
Sobre as cores
1. No Ocidente, de acordo com dados históricos, se a porta principal de uma casa estiver pintada de vermelho possui um de três significados: casa protegida pela boa sorte e pela felicidade, facto com antecedentes bíblicos; ser uma casa hospitaleira ou ainda ter a prestação da casa paga.
2. Na Idade Média, os pigmentos utilizados pelos artistas na pintura eram feitos à base de materiais preciosos e um fixador – por norma a têmpera de ovo.
3. De acordo com as indicações terapêuticas da Cromoterapia, as cores têm vibrações que afectam o nosso sistema imunológico, pois ativam determinadas funções orgânicas. Há cores que proporcionam um aumento da nossa autoestima, da produtividade e da capacidade de comunicação, enquanto que outras reduzem o stress e controlam os estados de ansiedade. Por exemplo, o amarelo tem uma influência significativa no sistema nervoso central, contribuindo para um aumento da vitalidade física e mental. Todavia, em exagero, potencia estado de irritabilidade.
4. No que toca à alimentação, consumir alimentos de cores variadas é essencial ao bom funcionamento do nosso organismo. Durante uma experiência científica, foram consumidos, no espaço de uma semana, apenas alimentos de cor branca. Os efeitos foram catastróficos ao nível do trato intestinal e do sistema respiratório. Os especialistas aconselham a ingestão de saladas e frutas muito coloridas.
5. Para além do vestuário, as cores dos ambientes nos quais vivemos e trabalhamos influenciam o nosso estado de humor, produtividade e descanso. É principalmente por esta razão que, tradicionalmente, as cores aplicadas em casa são de uma gama suave.
Sobre Arte e Artistas
1. O artista holandês Vincent Van Gogh pintou a conceituada obra “Starry Night” (1889) durante uma estadia num asilo no sul de França. A obra, atualmente, pertence à coleção do MOMA.
2. Depois de “Mona Lisa” (1503), pintura de Leonardo da Vinci, ter sido roubada do Louvre, em 1911, o espaço vazio da moldura atraiu mais visitantes do que a obra propriamente dita.
3. Em 2006, a obra “Roots” (1943), auto-retrato da artista mexicana Frida Khalo, foi considerada, no contexto sul americano, a mais cara de sempre, atingindo os 5 milhões e 200 mil euros em leilão.
4. Num episódio de “Antiques Roadshow” – programa televisivo da BBC, no qual as pessoas submetem antiguidades para avaliação – uma pintura, que tinha sido adquirida por 450 euros, afinal valia 580 mil euros. Foi certificada como sendo do artista belga Anthony Van Dyck.
5. O conhecido ator norte americano, Bill Murray, admitiu que a obra “The Song of the Lark” (1884), do artista francês Jules Breton, salvou-lhe a vida pois impediu-o de se suicidar.
Veja também: