Melhorar a aparência do seu automóvel é algo que pode fazer por si, com a ajuda de alguns materiais e produtos, que encontra com facilidade. E polir o carro em casa não é nenhum bicho de sete cabeças.
Como é óbvio, é sempre agradável à vista um carro a brilhar, como se tivesse sido acabado de comprar, além de que é uma forma de prolongar a “saúde” da sua viatura e poupar uns valentes euros.
No entanto, polir vai um pouco além da limpeza e da lavagem. É um passo extra que, apesar de fácil, implica alguns cuidados para não danificar a pintura.
Fique a par dos nossos conselhos e saiba como polir o carro em casa, eliminando os efeitos negativos de poluentes, sujidade, marcas de água, insetos e leves riscos do automóvel.
Como polir o carro em casa: materiais
Para polir o seu veículo vai precisar de alguns materiais. A maior parte destes artigos pode ser encontrada em drogarias ou grandes superfícies. Para outros, convém comprar em lojas ou sites da especialidade.
- Panos em microfibras ou de flanela (reaproveite lençóis ou camisas antigas);
- Esponjas para polir (não muito duras);
- Clay bar e produto habitual para lavar o carro;
- Massa de polir;
- Cera para automóveis;
- Ferramenta de polir (se tiver).
Seja responsável na utilização dos materiais e ferramentas.
Passos a seguir e sugestões
Antes de começar o trabalho de polir, lave o carro. Uma lavagem cuidadosa e meticulosa evita riscar o carro com resíduos de sujidade. Observe também o carro em todas as suas partes, para identificar o que é de metal e o que é de plástico. Alguns produtos para polir podem não ser próprios.
Mantenha o carro à sombra, para que a chapa não esteja quente, volte a molhá-lo (depois da lavagem e secagem) e descontamine com uma clay bar. Este material é uma barra de argila e remove contaminantes na superfície da pintura. Depois de secar novamente, começa o trabalho de polir:
- 1. Aplique a massa de polir com a esponja de polimento e deixe atuar alguns minutos para retirar o excesso com um pano de flanela ou microfibras;
- 2. Pode usar a ferramenta de polir se tiver acesso à mesma. Seja de que forma for, faça tudo em movimentos circulares;
- 3. Não efetue estas operações no carro inteiro ao mesmo tempo. Vá por partes, para evitar que a massa seque e deixe manchas enquanto trabalha noutra área;
- 4. Termine com a cera aplicando com um pano microfibras ou de flanela;
- 5. Faça o teste: deite água sobre o seu carro. Se as gotas de água deslizam sem entraves, é sinal de um bom trabalho realizado.
Se o que pretende é dar um pouco de brilho, pode passar apenas a cera. No entanto, é sempre importante limpar bem o carro primeiro para não arrastar resíduos durante o polimento.