Share the post "Ponta Delgada: o que não pode perder na capital dos Açores"
Situada no Sudoeste da ilha de São Miguel, Ponta Delgada é uma pequena cidade com cerca de 50 mil habitantes.
Capital da ilha e do arquipélago dos Açores, encontra-se a menos de duas horas e meia de avião, oferecendo paisagens de tirar o fôlego e vários monumentos emblemáticos.
Seja para uma escapadinha ou no âmbito de um périplo mais alargado pelas ilhas açorianas, Ponta Delgada é um excelente destino.
Uma vez nesta cidade, que já foi apelidada de “cidade memória” devido ao elevado cuidado na conservação do património e da cultura, não deixe de seguir as nossas dicas e usufruir de momentos únicos.
Ao chegar à ilha, saiba que o Aeroporto de Ponta Delgada fica apenas a três quilómetros do centro da cidade, pelo que uma vez em terra firme poderá apanhar um táxi ou alugar um carro. Se chegar de carro alugado ao centro, um bom local para estacionar é junto à Marina Pêro de Teive.
Existem ainda autocarros, de 20 em 20 minutos, que fazem a ligação entre o aeroporto e os principais hotéis da cidade.
Se estiver nas Ilhas da Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Santa Maria ou Graciosa, poderá chegar a Ponta Delgada de ferry-boat.
Ponta Delgada: o que tem mesmo de ver
Ponta Delgada é uma cidade com uma história rica e aspetos culturais curiosos, espelhados em muitas construções e edifícios apelativos e originais. Não perca, por isso, a nossa lista de locais imperdíveis.
Portas da Cidade
Estas arcadas são a imagem de marca de Ponda Delgada. Datam de 1783, mas só se encontram na Praça de Gonçalo Velho Cabral desde 1952. Estão edificadas com pedra basáltica da região e são parte da antiga defesa terrestre da cidade.
Igreja de São Sebastião
É um imóvel de interesse público, datado do século XVI. Apresenta traços dos estilos gótico tardio e manuelino e dispõe de um interessante museu de arte sacra.
Igreja do Senhor Santo Cristo
Inserida no Convento da Esperança, num conjunto arquitetónico do século XVI, é neste templo que é venerado o Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Todos os anos, no 5º domingo após a Páscoa, milhares de fiéis acorrem às famosas celebrações em sua honra.
Igreja de São José
Começou a ser construída em 1709. O aspeto exterior remete para a arquitetura maneirista e barroca comum a muitos edifícios históricos de Ponta Delgada. Lá dentro são de destacar os azulejos do século XVIII e o altar em talha dourada.
Museu Carlos Machado
Santo André foi o primeiro padroeiro de Ponta Delgada. É neste edifício do século XVI que está instalado o Museu Carlos Machado, dedicado ao património e à cultura açoriana.
Igreja de Todos-os-Santos
A construção deste templo iniciou-se em 1592 e foi a igreja do Colégio dos Jesuítas. Atualmente pertence à Câmara Municipal e alberga a coleção de arte sacra do Museu Carlos Machado.
Igreja de Nossa Senhora das Neves
Edificada entre 1472 e 1480, sofreu grande degradação ao longo dos anos. Foi alvo várias obras de restauro e remodelação, com o estilo barroco da primeira metade do século XVIII a sobressair.
Não deixe de ver as famosas pias de água benta, a pintura sobre tábua de S. Cristóvão e a escultura Nossa Senhora das Neves.
Forte São Brás
É o único forte ainda existente em Ponta Delgada. Trata-se de uma construção de base poligonal projetada por Tomaso Benedetti.
Os quatro baluartes nos ângulos serviam para receber peças de artilharia. No seu interior há uma praça de armas rodeada de vários de edifícios de épocas diferentes. Acolhe o Museu Militar dos Açores.
Coliseu Micaelense
É o principal palco cultural da cidade, por onde passam excelentes espetáculos e os mais importantes atores, cantores e outros artistas.
Inaugurado em 1917 é um dos espaços mais acarinhados da cidade. Entre outras atividades e eventos, são famosos os bailes de carnaval e de final de ano aqui organizados. Promove visitas guiadas.
Casa de Natália Correia
Fica na freguesia de Fajã de Baixo e apesar de não ter o espólio da escritora, acolhendo antes a Casa do Povo da freguesia, é muito procurada pelos turistas portugueses apreciadores da poetisa ativista e lutadora.
Ponta Delgada: atividades que não deve perder
A capital da ilha de São Miguel é a guardiã de alguns dos mais belos tesouros açorianos, envoltos em lendas e histórias de amor. Por isso, há locais que são mesmo obrigatórios numa visita a Ponta Delgada.
Passeio à Lagoa das Sete Cidades
Pertence ao concelho de Ponta Delgada e é uma das mais famosas lagoas – se não a mais famosa – dos Açores
Para apreciá-la, nada melhor do que subir ao Miradouro da Lagoa do Canário, onde poderá contemplar ainda a lagoa que dá o nome a este ponto de observação.
O Miradouro Vista do Rei é igualmente imperdível. Está a 251 metros de altitude e mostra-lhe toda a beleza desta lagoa mítica.
Curiosidade: muito próximo do Miradouro Vista do Rei fica o célebre – ainda que pelas piores razões – Hotel Monte Palace. Este empreendimento de luxo ficou ao abandono durante quase três décadas. E lá continua arruinado.
Observação de cetáceos
Observar baleias e golfinhos é uma experiência única e memorável. Há operadores turísticos em Ponta Delgada, como a Picos de Aventura, que lhe proporcionam esta aventura em total segurança.
Sabia que das 86 espécies de cetáceos identificadas em todo o mundo, 24 podem ser encontradas nas águas dos Açores?
Que especialidades provar?
Ingredientes fresquíssimos, do peixe à carne, dos laticínios à fruta. Os Açores são uma terra fértil e em Ponta Delgada poderá contactar com a sua riqueza gastronómica. Não se vá embora da cidade sem experimentar algumas das iguarias locais. Siga a nossa lista.
- Caldeirada de peixe
- Lapas
- Bife, de carne regional
- Ananás, anona, araçá e maracujá
- Queijo de São Jorge
- Chá Gorreana
- Pudim de chá verde e feijão
- Pratos com “Pimenta da Terra” (uma malagueta local)
- Massa sovada e bolo lêvedo
Onde comer
Comer bem é muito fácil em Ponta Delgada. Não faltam espaços mais ou menos tradicionais de onde sairá perfeitamente saciado. Não deixe de passar no Mercado da Graça, para provar e comprar produtos típicos da região. Outra coisa: no mercado não pode falhar uma visita à loja do Rei dos Queijos.
De entre os muitos restaurantes locais, podemos sugerir A Tasca ou a Tasquinha Vieira. Mas a verdade é que grande dificuldade é mesmo comer mal em Ponta Delgada.
Agora que já sabe o essencial para uma excelente visita a Ponta Delgada, não demore a conhecer esta bonita cidade açoriana!