Share the post "Já atravessou a ponte pedonal suspensa nos Passadiços do Paiva?"
A ponte pedonal suspensa sobre o rio Paiva, considerada uma das maiores do mundo, é já uma das grandes atrações da região de Arouca.
É um percurso de tirar a respiração a todos os que demandam aos fantásticos Passadiços do Paiva, exigindo algum sangue frio e gosto pela adrenalina. Mas saiba que é totalmente seguro.
Com o nome de 516 Arouca, esta ponte conta com um vão de aproximadamente 516 metros e uma altura em relação ao rio a rondar os 175 metros.
A travessia faz-se através de um tabuleiro em gradil metálico, com uma largura útil de 1,20 metros e sempre com guarda lateral.
ponte pedonal suspensa: os preços da travessia
O bilhete normal para a travessia da ponte pedonal suspensa custa 12 euros, havendo ainda ingressos a 10 euros para estudantes e maiores de 65 anos, assim como packs familiares. Convém reservar os bilhetes para uma experiência sem precalços.
A experiência de travessia da ponte está interdita a crianças com menos de seis anos, mas para agregados com filhos de idade superior está disponível um pack mais barato de 30 euros, no caso de dois adultos e uma criança, e outro de 40 euros, para casais com dois menores.
Os cidadãos com residência comprovada em Arouca continuarão a ter acesso gratuito à nova ponte pedonal suspensa mediante a aquisição de um cartão de morador, como já acontecia com os Passadiços do Paiva. O custo deste documento passa agora para 5 euros (antes era de 2,5 euros).
Sempre em consonância com os horários dos passadiços, em abril, a nova Ponte 516 Arouca poderá ser visitada entre as 9h00 e as 19h00. Depois, de maio a setembro estará aberta das 8h00 às 20h00, em outubro funcionará novamente das 9h00 às 19h00 e de novembro a março estará disponível só entre as 9h00 e as 17h00.
Muita atenção a este pormenor: a entrada na 516 Arouca pressupõe a compra dos respetivos bilhetes antecipadamente. Adquira-os com tempo para garantir a sua visita, até porque as entradas são limitadas e não se vendem bilhetes no local.
Percurso de beleza ímpar
A ponte liga as margens do rio Paiva nas imediações da Cascata das Aguieiras e da Garganta do Paiva, fazendo com que seja possível apreciar estes dois pontos e toda a paisagem envolvente a partir de uma cota superior. O custo da empreitada ascendeu a 1,8 milhões de euros.
Os Passadiços do Paiva transformaram-se num sucesso absoluto, levando milhões de pessoas ao concelho de Arouca.
Vencedores do Óscar do Turismo por dois anos consecutivos, 2016 e 2017, os Passadiços do Paiva têm impressionado todos os que não querem perder a oportunidade de apreciar as incríveis paisagens que os 8 quilómetros de extensão proporcionam a todos.
Há descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em vias extinção no continente europeu e passará ainda por praias fluviais como as do Areinho, do Vau e de Espiunca. Se gosta de Natureza, e particularmente de biologia, geologia e arqueologia, então este é um trajeto que não pode deixar de fazer.
Inserido no território do Arouca Geopark, Património Geológico da Humanidade pela UNESCO, o valor destes passadiços tem sido reconhecido, mesmo internacionalmente, razão pela qual receberam por 4 anos consecutivos (de 2016 a 2019) a distinção dos World Travel Awards.