Já não é novidade para ninguém que as redes sociais servem para muito mais do que apenas partilhar fotos ou pensamentos. Seja para conhecer novas pessoas, conectar-se com amigos de longa data ou, até mesmo, encontrar um emprego novo, muitas são as potencialidades destas plataformas, de entre as quais o Linkedin se destaca na vertente profissional.
Esta é aliás uma das mais utilizadas em Portugal no que a assuntos de carreira e recrutamento diz respeito. Mas o que talvez não saiba é que todos os utilizadores têm uma pontuação no LinkedIn.
Embora conhecida por muitos profissionais e empregadores, esta plataforma tem algumas funcionalidades menos óbvias. A classificação de que lhe falamos é uma delas e poucos são os que conhecem este detalhe.
A utilidade desta rede social é indiscutível, permitindo que todos os utilizadores tenham acesso a uma panóplia de ofertas de emprego bem como às mais variadas informações sobre empresas e outros profissionais. Não é, aliás, por acaso que se trata da maior rede social profissional da atualidade.
Saber qual a avaliação “secreta” que o LinkedIn atribui ao seu perfil (e utilização correta da plataforma) é por isso fundamental. Veja de seguida como pode consultá-la.
Pontuação no LinkedIn: saiba qual é a sua
Fazer scroll nas páginas de emprego e enviar currículos atrás de currículos parece-lhe, com certeza, um cenário familiar. A busca pela oferta ideal é um desafio, especialmente nos dias que correm em que o mercado parece cada vez mais saturado. Por isso mesmo, quanto mais plataformas existem mais fácil se torna este processo e, é claro, as redes sociais ajudam.
Ora, tarefas como procurar um emprego, criar uma rede de contactos profissional ou entrar em contacto com possíveis parceiros de negócio tornaram-se bastante mais simples e imediatas com o LinkedIn. Se há uns tempos atrás todos pensavam em nomes como Facebook, Twitter ou Instagram quando se falava em redes sociais, hoje em dia a realidade é diferente e a plataforma profissional conquista cada vez mais fãs.
O LinkedIn é então uma rede social pensada para uma utilização de âmbito profissional. Trata-se de um espaço online que funciona como um Curriculum Vitae: insere a sua formação, o seu percurso profissional e quaisquer competências que tenha adquirido ao longo dos anos e lhe pareçam pertinentes. O melhor é que pode completar o seu perfil com um portfólio de trabalhos já realizados e que o podem ajudar na sua carreira.
E se pensa que não vale a pena investir o seu tempo no LinkedIn então desengane-se. A dimensão desta rede social cresceu de tal forma que conta já com mais de 930 milhões de utilizadores espalhados pelo mundo.
No entanto, existem ainda algumas funcionalidades pouco exploradas ou até mesmo desconhecidas pela maioria dos utilizadores. É o caso da pontuação no LinkedIn, da qual provavelmente ainda não tinha ouvido falar. Todos têm uma e o objetivo é avaliar se a sua utilização desta rede está a ser a melhor.
Pontuação no LinkedIn diz-lhe quanto “vale”o seu perfil
Esta classificação chama-se Social Selling Index (ou SSI) e pode traduzir-se como o “índice de vendas sociais”. E para que serve, afinal? Bom, segundo a plataforma, quanto maior for o seu SSI mais oportunidades de ligações e de ofertas de trabalho terá. No fundo, funciona como uma espécie de ranking de perfis e respetivas utilizações do LinkedIn.
O LinkedIn avalia assim a sua eficácia ao estabelecer ligações com as pessoas certas, ao interagir com outros utilizadores e ao fazer qualquer tipo de alterações ao seu perfil. Significa isto que tem de redobrar a atenção e os esforços sempre que utilizar esta rede social, de modo a garantir que tem sucesso.
Caso esteja curioso acerca da sua pontuação basta consultar os resultados na página do SSI, automaticamente direcionada para o seu perfil. A classificação vai até aos 25 pontos e é atualizada diariamente, pelo que poderão ocorrer diversas oscilações de acordo com as suas visitas à plataforma. Porém, poderá encontrar também dados gerais sobre a presença dos profissionais da sua área na rede social.
Importa ainda referir que esta é uma classificação privada e que não está acessível no perfil de cada utilizador. Apenas a própria pessoa a pode consultar utilizando o referido link, pelo que serve apenas para que o profissional entenda o que pode melhorar e para que a própria plataforma o possa ajudar.