A marca alemã já anunciou a intenção de produzir, para 2026, uma versão 100% elétrica do seu SUV mais bem sucedido. É verdade, está para breve um Porsche Cayenne elétrico.
O modelo que desde 2002 tem sido o pilar das vendas da marca alemã de automóveis desportivos de luxo, vai dar continuidade à estratégia de eletrificação da Porsche, seguindo-se ao Macan totalmente elétrico, que estará disponível para os clientes, em 2024.
O Porsche Cayenne elétrico a 100% será comercializado em paralelo com versões renovadas híbridas a gasolina e plug-in, que receberão atualizações no sentido de se manterem apelativas.
Deste modo, a marca revelou que as atualizações projetadas para 2023, nomeadamente para o modelo de terceira geração, incluem três híbridos plug-in desenvolvidos no sentido de terem maior autonomia.
“Graças a um novo chassi, haverá também uma amplitude ainda maior de habilidades, equilibrando o desempenho on-road pelo qual a Porsche é famosa, o conforto em longas distâncias e a capacidade off-road”, salienta a marca.
Porsche Cayenne elétrico: a estratégia
Segundo a marca alemã, a quarta geração do Cayenne “enfatizará a meta da Porsche de entregar mais de 80% de seus novos veículos como modelos totalmente elétricos em 2030”.
Neste sentido a Porsche planeia, após a versão elétrica do Cayenne, colocar no mercado, em 2027, o Crossover K1, um SUV elétrico de alto luxo de sete lugares, que terá o foco na condução autónoma.
Equipado com um conjunto de tecnologias avançadas e assistência ao condutor o K1 estará habilitado para operar sistema autónomo de condução nível 3. Este modelo, no portfólio de produtos da Porsche, estará posicionado acima do Cayenne.
O conceito deste novo automóvel “foi projetado para oferecer alto desempenho e funções de direção automatizada com o típico flyline da Porsche, juntamente com uma experiência completamente nova dentro do veículo”, sustenta a marca alemã.
O que se sabe sobre o Cayenne elétrico
O quinto EV da Porsche, conforme a Autocar, não tem um cronograma ainda desenhado, mas é expectável que chegue aos mercados em 2026 e, previsivelmente em 2027, ao Reino Unido.
O novo modelo, cujo nome oficial – Cayenne EV – ainda não foi confirmado, deverá utilizar a arquitetura Premium Platform Eletric (PPE) disponível para o atual Macan. A utilização da PPE revela que o Cayenne elétrico deverá receber tecnologia avançada de vectorização de binário e funcionalidade de direção nas quatro rodas, potencializando a agilidade.
A referida plataforma está preparada para receber hardware de 800V para carregamento em velocidades superiores a 270kW, para uma autonomia superior a 483 km.
O Cayenne elétrico estará equipado com dois motores (um em cada eixo) com uma potência combinada de 603 cv. Assim, anuncia-se potência superior aos atuais Cayenne S e Cayenne GTS.
A marca alemã não revelou mais pormenores sobre o novo modelo, mas é certo que o Cayenne elétrico desempenhará, a par com o Macan, papel fundamental, na performance comercial da Porsche.
Porsche Cayenne um sucesso de vendas
O sucesso do Cayenne foi previsto por Ferry Porsche em 1989: “Se construirmos um modelo off-road de acordo com nossos padrões de qualidade e ele tiver o brasão da Porsche na frente, as pessoas vão compra-lo”, afirmou.
Com esta frase provou que estava certo. Desde a apresentação em 2002 que o Cayenne é um dos pilares do sucesso global do construtor alemão.
Em meados da década de 1990 a Porsche teve de tomar grandes decisões no sentido de garantir o sucesso económico de longo prazo. No início da década a empresa enfrentava uma das crises económicas mais duras da sua história. No ano fiscal de 1991/1992 apenas 23.060 carros com o símbolo da Porsche saíram das instalações.
Em 1996 com o lançamento do motor Boxter começou a saída da crise mas, rapidamente, a administração percebeu que o icónico e lendário 911 e um novo motor não seriam “capazes de conduzir a empresa a um futuro seguro. Os planos para um ‘terceiro Porsche’ começaram a tomar forma”.
Abraçando uma recomendação da organização de vendas dos Estados Unidos da América (EUA) a Porsche optou pela produção de um veículo todo-o-terreno em detrimento de um SUV/MPV, que também esteve na calha.
Os todo-o-terreno estavam em alta na América do Norte, o maior mercado da Porsche na época. E foi assim que surgiu o Cayenne, em 2002.
As características do Cayenne
O Porsche Cayenne é acima de tudo versátil. As suas capacidades técnicas fazem dele um automóvel de “passeio familiar, mas também um robusto off-roader e um carro desportivo altamente dinâmico com desempenho típico da Porsche”.
Com essas características o modelo moldou o segmento de veículos utilitários desportivos (SUV) nos últimos 20 anos. A primeira geração (E1) chegou com a “confiança que se poderia esperar de um Porsche: com uma escolha de dois motores V8. No Cayenne S, o recém-desenvolvido motor de 4,5 litros gerava 250 kW (340 cv), enquanto o Cayenne Turbo conseguiu impressionantes 331 kW (450 cv) com a mesma cilindrada”.
Com uma carreira pujante, de mais de 20 anos, o Cayenne, atualmente disponível na terceira geração, está disponível em versões com tecnologia híbrida plug-in repletas de equipamentos que visam potenciar o espírito desportivo e segurança do modelo, ao mesmo tempo que sublimam o prazer de condução.
A marca aposta ainda em proporcionar elevado padrão de conforto e a utilização de materiais nobres na construção do seu best-seller.
O Porshe Cayenne e o seu ‘irmão’ Macan devido à moda e à tendência do aumento de interesse dos clientes foram, em 2022, os dois modelos mais vendidos da marca alemã, com os registos a revelarem uma performance de vendas de 95.604 Cayenne e 86.724 Macan; cerca de 59% das vendas globais de 309.884 veículos.