Chega a Portugal nos próximos meses e foi apresentada, ao mundo, recentemente. Falamos do Porsche Taycan Sport Turismo a nova proposta da família Taycan que iniciou o seu “reinado” em 2019.
Apresentado, em 2015, no Salão do Automóvel de Frankfurt, com o nome Mission o que viria a ser o modelo a arcar com a mudança de paradigma na Porsche rapidamente ganhou forma e, em 2019, no mesmo evento alemão, apresenta-se com o nome Taycan. Deixou o ar de concept e assumiu-se como modelo de produção em série.
Taycan é o primeiro automóvel elétrico da Porsche fundada há 91 anos, por Ferdinand Porsche, e que sempre se dedicou à produção de automóveis desportivos.
Dando continuidade ao icónico desenho do Porsche 911 o Taycan Sport Turismo combina, segundo a marca “o melhor de dois mundos eletrizantes” ao juntar “design desportivo e muito espaçoso. Dinâmica descomprometida e variabilidade versátil. Baixa altura do chassis e alto conforto”.
Porsche Taycan: três versões de carroçaria
O Taycan tem, atualmente, três versões de carroçaria que estão declinadas num conjunto de modelos que se caracterizam por:
- Taycan – Linhas puras, expressivas e intemporais enfatizadas pela “Flyline dinâmica e plana”. Espaçoso oferece 4 lugares plenos de conforto e duas bagageiras, dianteira e traseira;
- Taycan 4 Cross Turismo – Apresenta o mesmo semblante, mas mais musculado. O pacote Offroad Design acentua o caráter forte de um modelo que tem uma seção traseira mais volumosa, que proporciona mais espaço na bagageira e no banco traseiro;
- Taycan Sport Turismo – Carateriza-se por uma nova interpretação do purismo das linhas Taycan traduzindo um ar mais familiar, sem perder o toque eletrizante de um verdadeiro desportivo.
Modelo muito bem aceite
O Porsche Taycan desde o lançamento em 2019 tem feito uma caminhada a pulso e, em 2020, consegue o feito de ser o modelo mais vendido no seio de produtos Porsche, colocando-se à frente do mítico 911.
Por isso a Porsche aposta em desbravar novos caminhos e aumenta a oferta de modelos Taycan com o novo Sport Turismo que deriva do Cross Turismo, mas sem os elementos estéticos que permitem ao modelo encarar com algum à vontade condução fora de estrada.
Estamos pois perante uma carrinha radical que na versão mais potente disponibiliza até 761 cv de potência, cumpre o sprint 0-100 km/h em enérgicos 2,8 segundos; e dos 0-200 km/h o cronómetro não ultrapassa os 9,6 segundos. Um foguete.
Design exterior e interior tipicamente Porsche
Segundo a Porsche “a nova versão orienta-se para aqueles que pretendem combinar a versatilidade para o dia a dia do Taycan Cross Turismo com a dinâmica em estrada da berlina desportiva Taycan”.
Por isso o design exterior e interior seguem a linhagem Cross Turismo, respirando a qualidade de materiais e construção tipicamente Porsche. Linhas puras no exterior e habitáculo marcado pela qualidade de materiais, construção sólida, apelo ao conforto e bem estar de condutor e passageiros.
“Tenho a certeza de que a nova variante dará continuidade à história de sucesso do Taycan. Acho que o equilíbrio entre as cinco variantes do Sport Turismo é particularmente apelativo: desde a tração traseira particularmente ágil até ao Turbo S extremamente potente, não falta nada”. (Kevin Giek, responsável pela linha de modelos Taycan)
Uma das particularidades do Taycan Sport Turismo é o novo teto panorâmico com Light Control que tem proteção anti encadeamento elétrica.
Inédita no setor automóvel a grande superfície de vidro está subdividida num total de nove áreas que podem ser controladas individualmente. Como refere a Porsche, “desta forma, tanto áreas parciais como o teto inteiro podem ser configurados como transparente ou fosco. Quando o teto é ajustado para fosco, a luz continua a entrar no habitáculo. A nova tecnologia praticamente não reduz a claridade”.
Como a função “Light Control” impede o encadeamento, foi possível criar um teto significativamente mais claro do que o teto habitual”.
Autonomia até 498 km: alivia o stress de carregamento das baterias
Os modelos Sport Turismo com tração integral usufruem de uma estratégia de propulsão especialmente eficiente.
“Nos modos de condução Normal e Range, a área de carga parcial do motor elétrico dianteiro é quase inteiramente desacoplada e desenergizada”; enquanto que no “modo planar e com o veículo parado, não há binário de acionamento em qualquer dos eixos”.
A marca alemã sustenta que esta situação de “ponto-morto elétrico reduz as perdas de tração. Só quando o condutor solicita mais potência ou muda o programa de condução é que os motores são novamente ligados em milissegundos”.
Com funções de carregamento e gestão térmica aprimoradas o resultado é que a variante 4S quando equipada com bateria Performance Plus atinge, pela primeira vez, autonomia de até 498 km, de acordo com o ciclo WLTP.
Entrar e sair do estacionamento por controlo remoto
A tecnologia está em constante evolução e inovação. Abraçando esse desiderato, o Taycan Sport Turismo destaca-se não só pela introdução do sistema do novo teto panorâmico com Light Control de que já falamos, mas também por reforçar a linha de equipamento de conforto e segurança, disponibilizando a opção de Remote Park Assist.
Com este sistema é possível entrar e sair do estacionamento por controlo remoto através de smartphone, sem que o condutor esteja sentado ao volante.
O comando automático é possível em lugares de estacionamento longitudinais, transversais e, também, em garagens. O sistema deteta os lugares de estacionamento automaticamente e mede-os com a ajuda dos sensores ultrassónicos e dos sistemas de câmaras.
Se existir espaço suficiente, o condutor pode iniciar o processo de estacionamento através da aplicação Porsche Connect e, depois, sair da viatura. A seguir, pode monitorizar todo o processo de estacionamento, premindo de forma continuada um botão na interface da aplicação no smartphone.
O suporte de estacionamento ativo controla de forma automática a direção; marcha em frente e marcha-atrás do Taycan. Quando o condutor soltar o botão, o automóvel para imediatamente a manobra de estacionamento.
Conheça a gama e os preços do Taycan Sport Turismo:
- Taycan Sport Turismo com até 300 kW (408 cv) e tração traseira, com opção de bateria Performance Plus e até 300 kW (476 cv), a partir de 90.247,00 euros;
- Taycan 4S Sport Turismo com até 390 kW (530 cv) e tração integral, com opção de bateria Performance Plus e até 420 kW (571 cv), a partir de 111.850,00 euros;
- Taycan GTS Sport Turismo com até 440 kW (598 cv) e tração integral, a partir de 138.484,00 euros;
- Taycan Turbo Sport Turismo com até 500 kW (680 cv) e tração integral, a partir de 159.943,00;
- Taycan Turbo S Sport Turismo com até 560 kW (761 cv) e tração integral, a partir de 194.383,00 euros.
Conheça a gama e os preços da restante gama Taycan:
- Taycan – a partir de 89.262,00 euros;
- Taycan 4S – a partir de 110.866,00 euros;
- Taycan GTS – a partir de 137.500,0 euros;
- Taycan Turbo – a partir de 158.959,00 euros;
- Taycan Turbo S – a partir de 193.399,00 euros;
- Taycan 4 Croos Turismo – a partir de 99.718,00 euros;
- Taycan 4S Cross Turismo – a partir de 116.401,00 euros;
- Taycan Turbo Cross Turismo – a partir de 160.435,00 euros;
- Taycan Turbo S Cross Turismo – a partir de 194.875,00 euros.