Share the post "Mais queixas, mais voz: Portal da Queixa bate recorde no início de 2025"
O primeiro trimestre de 2025 trouxe um novo marco no universo das reclamações online. O Portal da Queixa, já conhecido pela sua capacidade de amplificar a voz dos consumidores, registou 57.817 queixas – um salto de 18% face a 2024. Janeiro, o mês das resoluções e das desilusões, liderou o pódio com 24.310 ocorrências.
Este crescimento contrasta com a diminuição de reclamações nos canais estatais. A tendência é clara: os portugueses confiam cada vez mais nas plataformas digitais para dizerem o que vai mal.
As estrelas da insatisfação nacional
Três setores destacam-se pela quantidade de reclamações registadas no início do ano: o segmento de correio, transporte e logística lidera com 11% das queixas, seguido de comunicações, TV e media com 10,9%, e, logo atrás, serviços e administração pública, com 8,9%.
Apesar da pressão, há boas notícias. A categoria mais reclamada, correio, transporte e logística, é também aquela que mais resolve: apresenta uma taxa de solução de 79,17%. Em resumo, os problemas aparecem… mas as respostas também.
Lisboa lidera a arte de reclamar
No que toca à geografia das reclamações, Lisboa assume claramente a dianteira, concentrando 31,2% do total. Porto surge em segundo lugar, com 17,9%, seguido de Setúbal com 10,8%. Braga (5,7%), Aveiro (5,3%) e Faro (4,3%) completam o retrato regional. Apesar da predominância a sul, o norte do país também marca presença nesta paisagem de insatisfação.
Quem reclama mais?
Os consumidores entre os 25 e os 44 anos são os mais ativos. E, sim, são elas que mais reclamam: 51,08% das participações foram feitas por mulheres.
O Portal da Queixa também fala outras línguas. Cerca de 1% das reclamações vêm de utilizadores internacionais. Do Brasil chegam 35,3% dessas queixas, seguido de França e Suíça com 8,2% cada.
Pedro Lourenço, fundador da plataforma, resume bem o espírito da coisa:
“A liberdade de expressão deixou de ser apenas um direito constitucional — passou a ser um poder efetivo nas mãos dos consumidores.”
Se há algo que os números mostram é isto: os portugueses não estão calados. E o Portal da Queixa continua a ser a tribuna mais eficaz na era digital. Porque reclamar pode, afinal, ser o primeiro passo para melhorar.
Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust
A Consumers Trust é uma startup tecnológica portuguesa que ajuda milhares de marcas, todos os dias, em vários países, a gerir a reputação online através da oferta de um serviço de software (SaaS). O software desenvolvido dá a possibilidade às marcas de interagir com os consumidores, consultar as suas experiências de consumo e resolver os seus problemas num processo de melhoria contínua e de elevação do nível de satisfação do cliente. Atualmente a Consumers Trust opera através das cinco plataformas que detém em Portugal (Portal da Queixa), França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas), África do Sul (Complaints Book) e Reino Unido. A Consumers Trust Labs é uma nova unidade da empresa especializada em análise de dados, inteligência de mercado e consumer insights.