Os portáteis recondicionados são uma opção a ter em conta quando pretende comprar um computador portátil mas tem um orçamento limitado.
Dependendo do modelo que pretende e de onde faz a compra, pode conseguir poupar muito dinheiro. Mas é pouco provável que consiga encontrar portáteis recondicionados de última geração. Há muito a considerar: fique a saber que aspetos deve ter em conta para perceber se vale a pena adquirir um destes dispositivos.
Portáteis recondicionados: o que saber antes de comprar
Os portáteis recondicionados são equipamentos que foram usados e enviados para reparação, tendo sido recuperados e preparados para que sejam novamente utilizados e vendidos a um preço mais baixo.
Estes computadores podem ter diversas origens: empresas que estão a trocar os seus portáteis, utilizadores que mandaram o seu produto para reparação e depois não quiseram ficar com ele, etc.
Não é fácil encontrar portáteis recondicionados que tenham sido lançados há pouco tempo no mercado: o melhor que geralmente se consegue é um dispositivo que já tenha chegado às prateleiras há pelo menos seis meses.
Muitas marcas tecnológicas conceituadas vendem portáteis recondicionados, como a Apple e a Dell. Mesmo assim, há cuidados a ter antes de fazer a compra de um equipamento recondicionado.

3 conselhos sobre comprar um portátil recondicionado
1. Peça uma garantia de um ano (se possível)
A compra de um dispositivo recondicionado deve sempre vir acompanhada de uma garantia da parte do vendedor. Certifique-se de que tem uma garantia sólida, sendo que um ano é considerado o mais comum.
Algumas destas garantias são mais pequenas do que as garantias de aparelhos novos e tipicamente não abrangem a bateria. Mas cada vendedor é diferente, por isso, leia sempre a garantia com atenção.
A garantia de um portátil recondicionado será sempre de, pelo menos, 30 dias. Tenha também atenção ao período de devolução (geralmente, tem 14 dias para devolver o gadget e ter o dinheiro de volta).
2. Examine o portátil
A maioria das empresas que comercializa produtos recondicionados tem condições explícitas acerca deste tipo de produtos (mas nem sempre), especialmente no que toca à sua condição estética.
Quem compra este tipo de computadores já sabe que não vai encontrar uma máquina como se ela tivesse acabado de sair da fábrica. No entanto, é importante examinar o dispositivo e ter a certeza de que o que tem se enquadra na descrição do produto que viu no momento da compra e que este está nas condições descritas pela marca (tenha atenção a aspetos como pixéis mortos, discos rígidos barulhentos, sinais de desgaste, etc.).
3. Compre portáteis recondicionados junto de marcas que conhece
Certifique-se de que está a comprar um produto recondicionado em lojas ou sites de confiança. É importante que o portátil seja comprado a empresas que trabalhem com técnicos autorizados e certificados pelas marcas.
Isto vai não só assegurar que está a comprar um equipamento que foi bem recondicionado, como também dar mais garantias no acompanhamento técnico do computador.

Onde comprar portáteis recondicionados
Pode comprar portáteis recondicionados online na Apple, na Amazon, na BestBuy e em várias lojas de produtos informáticos. A maioria destas lojas tem um departamento especializado em equipamentos recondicionados.
Veja também: