Share the post "O portátil deve estar sempre ligado à corrente: sim ou não?"
Quando se tem um computador portátil, é importante ter diversos cuidados: com o desempenho do processador, com o espaço de armazenamento de RAM, com a bateria… No que diz respeito à bateria, há várias questões que se colocam. Uma delas é muito simples e algo dúbia: o portátil deve estar sempre ligado à corrente ou não?
O portátil deve estar sempre ligado à corrente?
As baterias
Em primeiro lugar, é preciso compreender que a maioria das baterias são compostas por iões de lítio ou de polímeros de lítio. Trocado por miúdos, tal significa que estão preparadas para, assim que atingirem os 100% de bateria, pararem de carregar.
Ora, em termos de sobrecarregamento, a questão do portátil estar sempre ligado à corrente não se coloca, no entanto, existem outros fatores que entram na equação.
Como aumentar a vida útil da bateria do portátil
O que ter em conta
Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, não é o ato repetitivo de carregar e descarregar a bateria que a vicia. Um dos fatores mais críticos das baterias é mesmo o aquecimento.
Ora, se é verdade que ter o portátil sempre ligado à corrente não sobrecarrega a bateria, pode, contudo, sobreaquecer o portátil. O CPU liberta energia térmica e isso faz com que o portátil facilmente atinja os 40 graus.
O que fazer
Se está a usar o computador durante muitas horas, retire a bateria para que esta não sofra com o sobreaquecimento do portátil. Se, como tem sido cada vez mais recorrente, o seu portátil não tem uma bateria amovível, adote outras técnicas para prolongar a vida do seu portátil.
Por exemplo: uma bateria carregada até aos 100% dará lugar a 300/500 ciclos de descarga. Contudo, se carregar apenas até aos 70 ou 80%, consegue que a bateria aguente até aos 1000 ou mesmo 2000 ciclos de descarga.
Resumindo
Se usar o computador de forma normal e o processador mantiver uma temperatura média de 40 graus, mantenha a bateria no portátil. Se, por outro lado, fizer um uso intensivo do seu computador e isso levar a um sobreaquecimento, retire a bateria e continue a trabalhar com o portátil sempre ligado à corrente.