Talvez já tenha ouvido falar em portfolio online, mas sabe, concretamente, do que se trata ou como pode criar um? De uma forma simples, trata-se de uma montra onde expõe os seus trabalhos de modo a que todos os possam ver.
Caso trabalhe na área criativa – design, fotografia, ilustração, publicidade, multimédia, por exemplo – o uso desta ferramenta faz todo o sentido e pode mesmo abrir-lhe muitas portas.
Em áreas artísticas onde o mais relevante é, de facto, apresentar trabalho, fazê-lo através de um portfolio online, pode revelar-se decisivo no momento de conseguir um emprego ou um projeto.
O que deve considerar antes de criar o seu portfolio online? Antes de mais, lembre-se de que se trata de um elemento de autopromoção, portanto, deverá ter o cuidado de mostrar apenas o melhor. Afinal, a imagem é decisiva num primeiro contacto e neste caso é ela que comunica.
Se já tem muito material interessante e de excelente qualidade, o mais difícil está feito. O próximo passo é organizar a informação da forma mais adequada, com recurso à plataforma e ao layout que melhor respondem ao seu perfil e objetivos. Depois, é levar a sua obra aos quatro cantos do mundo.
Portfolio online: dicas e ferramentas essenciais
Em que consiste um portfolio online?
Um portfolio (ou portefólio, na forma considerada mais correta em Língua Portuguesa) consiste numa mostra de material gráfico utilizado em apresentações, nomeadamente fotografias, ilustrações ou outros trabalhos de um profissional das Artes.
O termo portfolio é usado, originalmente, para designar um dossiê com o registo individual de habilitações ou experiência profissional, assim como uma pasta para guardar papéis (porta-fólio).
Com as novas tecnologias e a Internet, estes documentos e pastas assumem o formato digital. Nesse sentido o portfolio online é essencial de modo a facilitar quer a promoção do trabalho desenvolvido, quer para atualizar essa “montra” virtual de trabalhos.
São várias as ferramentas disponíveis, muitas delas gratuitas, para criar um portfolio online. No entanto, a escolha da plataforma mais adequada aos seus objetivos ou perfil é apenas a parte mais fácil do processo. Para conseguir construir um elemento que lhe permita, de facto, acrescentar valor à sua autopromoção e ajudá-lo a destacar-se entre os demais, há que seguir alguns passos.
Portfolio online: 5 dicas para o fazer bem
À semelhança do que acontece com o Curriculum Vitae, há quer ter alguns cuidados para conseguir apresentar um portfolio online de qualidade, capaz de marcar a diferença e chamar a atenção de potenciais clientes ou empregadores.
Apresentamos algumas dicas a considerar.
1. Faça um arquivo online
Guarde os seus trabalhos e documentos profissionais na nuvem. Ao guardar tudo online, vai facilitar o acesso e garantir que nada se perde. Evite usar pen drives ou discos externos para arquivar coisas realmente importantes. É arriscado e pouco prático.
2. Destaque o mais importante
Selecione os seus melhores trabalhos de acordo com as áreas ou categorias a apresentar e dê-lhes o devido destaque, de modo a que o seu portfolio online seja, de facto, uma ferramenta apelativa de autopromoção.
3. Use o portfolio como CV
O portfolio é uma página online onde pode e deve reunir a máxima informação sobre si. Fale da sua formação, do seu percurso, das suas características e competências mais relevantes e distintivas. Não se esqueça de deixar os seus contactos bem visíveis.
4. Inclua apenas imagens de boa qualidade
O seu portfolio é a sua imagem. Para se autopromover como profissional, deve demonstrar cuidado e qualidade. Por mais interessante que possa ter sido um determinado projeto, se não tiver uma imagem com qualidade, exclua-o. O seu portfolio online deve cativar os que a ele acedem.
5. Otimize os conteúdos apresentados
O objetivo de um portfolio online é dar a conhecer o seu trabalho ao mundo e quanto mais longe ele conseguir chegar melhor. Afinal, a Internet não tem fronteiras.
Para conseguir dar-lhe a maior visibilidade possível, há que o otimizar. Para isso, basta definir bons critérios de organização dos seus trabalhos e fazer bom uso de hashtags e palavras-chave.
Como criar um portfolio online?
Não faltam alternativas para poder criar o seu portfolio online e mesmo de forma gratuita. Apresentamos-lhe algumas ferramentas que pode utilizar para o efeito.
É um dos sites criadores de portfolios mais conhecidos. É muito intuitivo, leve e rápido. É também bem construído e otimizado para pesquisas, um aspeto importante.
O Carbonmade conta com uma versão paga que permite inserir mais imagens e categorias. Apesar de todas as vantagens, a versão gratuita apresenta, no entanto, um número limitado de opções de layout.
Também muito conhecida, esta é uma ferramenta bastante completa e simples para criar um portfolio online.
O sistema de criação de portfolios da Adobe é gratuito (mas apenas) para quem tem conta da Adobe ativa e também sincroniza os seus trabalhos e contactos do Behance, potencializando os acessos ao seu portfolio oficial.
Apresenta ferramentas próprias, como personalização de domínio, layout, número de imagens, entre outros fatores.
Esta é uma ferramenta muito completa, mesmo na sua versão gratuita. Permite até 50 imagens e a escolha entre diversos layouts para o seu portfolio.
Na versão paga, o PortfolioBox permite ainda permite a criação de um e-commerce (loja online) junto com o portfolio, entre outras funcionalidades interessantes.
Este é um dos sistema de construção de portfolios mais completos do mercado.
Com o Cargo Collective é possível pode escolher um entre muitos templates (modelos) na versão gratuita e permite ainda alguma liberdade para customização (personalização), em especial para quem perceba um pouco de HTML e CSS.
Trata-se de uma plataforma gratuita que, para além de oferecer muito espaço (mais do que o habitual), permite personalizar o seu portfolio online e configurar a sua página de acordo com as suas preferências.
Um sistema simples de utilizar e com uma característica interessante: sem limite de upload de imagens. Mas não é só. O Coroflot disponibiliza um painel de controlo onde pode ver o número de visitantes do seu portfolio, entre outros dados.
Este site funciona como 2 em 1 e para além de permitir criar um portfolio, integra uma rede de contactos de emprego. Através desta plataforma tem ainda a oportunidade de receber ofertas de emprego relacionadas com o seu perfil profissional.
O Krop é relativamente limitado na sua versão gratuita. Não permite personalizar o layout, mas também não exige quaisquer conhecimentos de HTML ou CSS.
O que diferencia este de outros sistemas de criação de portfolios é o facto de ele ter um sistema próprio de vagas de emprego na área especifica em que se insere, ainda que essencialmente relativas a um mercado estrangeiro.
Estes são, sem dúvida, dois dos maiores sites de criação de portfolios. O Behance e o Dribbble têm um grande potencial como sites de portfolio, mas também são conhecidos como um tipo de rede social de profissionais criativos. São ainda uma inesgotável fonte de inspiração.
Profissionais das diversas áreas da criatividade publicam os seus melhores trabalhos nestas plataformas e esperam por likes e comentários. É uma forma simples e rápida de obter feedback relativamente a um determinado projeto. Ambos apresentam, também, ofertas de trabalho.
Seja qual for o sistema que utilizar para criar o seu portfolio online, é sempre importante ter conta no Behance e/ou Dribbble, para enriquecer a lista de contactos e a base de inspiração.
Estas são algumas dicas e sites que poderá ter em conta no momento de criar o seu portfolio online. Comece já hoje a organizar ideias, mostre o seu trabalho ao mundo e abra a porta a novas oportunidades.