Os portugueses adoram Porto de Galinhas, um destino do Nordeste brasileiro onde o bom tempo dura quase todo o ano. Assim, comece a traçar os seus planos para cruzar o Atlântico e desenhe umas férias que serão inesquecíveis.
Comecemos com um pouco de história. Consta que o nome deste destino remonta ao tempo do final da escravatura, quando aqui ainda se tentava, de forma meio disfarçada, o infame comércio de seres humanos. Segundo relatos da época, os escravos seriam transportados escondidos em gaiolas de galinha e a sua chegada era anunciada com a frase “Tem galinha nova no porto!”.
Foi desta forma que a aldeia de pescadores, anteriormente conhecida por Porto Rico, passou a ser designada por Porto de Galinhas.
Fica no município de Ipojuca, estado de Pernambuco, a cerca de uma hora do Recife, a capital estadual. Relembre-se que Pernambuco foi uma das primeiras regiões a ser ocupada pelos portugueses, apresentando um dos mais ricos patrimónios arquitetónicos da América colonial.
Por isso, Porto de Galinhas é hoje um dos destinos de praia mais venerados do Brasil, tanto por brasileiros como por estrangeiros, devido à sua oferta turística incrível, desde a paisagem natural às hotéis e resorts.
6 motivos para não perder Porto de Galinhas
Não é por acaso que cada vez mais portugueses escolhem este destino para a suas férias. Para que também fique apaixonado, mostramos-lhe algumas das razões porque Porto Galinhas é tão sedutor.
Praias fabulosas
A região oferece 12 quilómetros de praias apetecíveis, cada uma com os seus encantos. Destacamos cinco:
- Maracaípe. Ponto de encontro de surfistas e amantes de desportos náuticos, é aqui que se realizam algumas provas oficiais dessas modalidades. No entanto, a praia recebe de braços abertos qualquer tipo de turista: há areia branca, coqueiros, bares e restaurantes por onde preguiçar.
- Porto de Galinhas. Uma praia incrível para desfrutar em família. É aqui que têm início os famosos passeios de jangada para observação das piscinas naturais da região. Foi por diversas vezes eleita como a mais bela praia de todo o Brasil.
- Muro Alto. Considerada uma das mais bonitas praias de Pernambuco, em muito devido à sua paisagem singular, devido ao paredão de areia que divide o mar, apresenta águas de azul turquesa e uma envolvente natural onde se destaca a Mata Atlântica. É aqui que estão instalados alguns dos melhores hotéis e resorts da região.
- Camboa. Menos concorrida, por ficar mais longe da vila, é um pequeno paraíso que lhe oferece exclusividade e tranquilidade, num cenário igualmente paradisíaco, onde não faltam palmeiras e coqueiros.
- Pontal de Maracaípe. É onde o rio se encontra com o mar, formando um cenário de rara beleza; o acesso não é fácil, pelo que é menos frequentada do que outras praias vizinhas; vale a pena fazer um passeio de jangada para observar os cavalos-marinhos.
As piscinas naturais
O facto de junto à costa de Porto de Galinhas existir um recife de corais está na base de uma das suas maiores atrações: os aquários naturais, repletos de cardumes de peixes coloridos. Este espetáculo da natureza pode ser facilmente apreciado num agradável passeio de jangada durante a maré baixa.
Se antes era possível mergulhar e nadar com os peixes, hoje já não é possível devido a medidas de proteção ambiental. Em todo o caso, ir até às piscinas continua a ser uma atividade recomendada.
Muitas atividades
Passear de jangada para se deslumbrar com as piscinas naturais é apenas uma das muitas atividades à sua disposição em Porto de Galinhas. Se é daqueles que não consegue estar muito tempo parado, não se preocupe.
Para além do surf, do jet ski, do kitesurf, do kayak, do mergulho e de outras atividades náuticas, poderá fazer passeios de jipe e de buggy. Destaque para o passeio de catamarã até à praia dos Carneiros, onde existe uma pitoresca capela.
Para uma visita mais cultural, reserve um dia para ir até Olinda, a menos de 70 km de distância de Porto de Galinhas. Nesta cidade, que é Património da Humanidade, são visíveis vários legados do período da colonização portuguesa, nomeadamente igrejas e outros edifícios de elevado valor histórico.
Noite divertida
Se durante o dia Porto de Galinhas tem um ambiente animado e colorido, à noite a atmosfera continua vibrante.
Há bares de todos os estilos, com música ao vivo a tocar até ao nascer do sol. Do forró à música eletrónica, não faltam sons para dançar e conviver. Para quem gosta de programas mais calmos, sugerimos um passeio pelas ruas da vila para jantar.
Faça depois um giro pelas tendas de artesanato nas ruas fechadas ao trânsito, aproveitando o ambiente alegre e típico deste destino brasileiro.
A vila e o artesanato
Não pode ir a Porto de Galinhas e não trazer uma galinha de cerâmica para fazer companhia ao nosso galo de Barcelos.
É o souvenir mais famoso deste destino e se puder visite o atelier do artista mais conhecido, Gilberto Carcará. No entanto, muitos outros produtos artesanais irão piscar-lhe o olho.
Visitar o centro, onde para além das bancas e lojinhas de artesanato encontra muitos bares e restaurantes, é uma das atividades que mais agradam a quem vai a Porto de Galinhas. As ruas são estreitas, mas animadas e muito castiças.
A gastronomia
Quem não gosta de associar a componente gastronómica aos dias de descanso? Fazer as refeições relaxadamente, sem horas, deve ser das melhores coisas das férias. E se a comida for deliciosa, tanto melhor.
Em Porto de Galinhas, desperte o foodie que há em si com o peixe e o marisco da região, ainda que também possa encontrar o feijão e o churrasco, tão queridos dos brasileiros. Prove ainda a tapioca do Tapioca da Praia, os sabores sul-americanos do Farofa Fina, e as sobremesas geladas do Degusta.
Agora é fácil perceber porque os portugueses adoram Porto de Galinhas.