Share the post "Pós-graduação com futuro? Aposte em web 3.0, NFT’s e Blockchain"
Este artigo é para si, que sabe que o futuro dos negócios já chegou. A terceira onda da Internet dá cartas e dita as tendências do momento, criando um o mercado de trabalho que demanda, cada vez mais, especialistas em novas tecnologias – como Web 3.0, NFT‘s e Blockchain.
Nunca foi tão importante capacitar-se para assumir um perfil competitivo e capaz de atuar com ferramentas que promovam os melhores resultados.
Se é gestor ou empresário e quer preparar-se para as mudanças que aí vêm, as áreas de Marketing, tecnologias e criptoativos são fundamentais e devem fazer parte do seu plano.
Empreender e gerir no futuro: para onde levar a sua carreira ou negócio?
Aos gestores e empreendedores é exigida uma responsabilidade hoje: a de serem capazes de acompanhar as inovações que vão impactar o mundo digital. É fator fundamental de presença no mercado que qualquer marca incorpore a realidade que vem com as novas gerações.
O futuro do consumo é composto por gente nativa e exigente no digital – e, claro, no social media. A vinda anunciada – e já esperada – da Web 3.0 abre um novo leque de preocupações para o Marketing e novos conceitos deverão fazer parte do ADN de todos os negócios – atenção especial aos NFT’s.
A Web vai mudar.
A Web 3.0 é a próxima evolução da Internet. Muito inovadora, baseia-se na maior atuação do utilizador, com mais abertura, aumento da confiança e forte presença de Inteligência Artificial.
Vão-se abrir fronteiras para novos meios de pagamento, novas formas de comunicar com o cliente e serão, também, novos os produtos/serviços que vão estar no foco de desejo de quem compra. Sustentabilidade, personalização e confiança são palavras de ordem para a era futura do consumo.
Mas como planear uma carreira que esteja alinhada com o que aí vem? Conhecendo o mercado, dominando as tecnologias e ferramentas de Marketing, e acompanhando a evolução. Para assumir uma presença saudável e competitiva nos novos mercados é preciso olhar à frente e apostar em formação.
A 1ª pós-graduação da área em toda a Península Ibérica
Pós-graduação em WEB 3.0, MARKETING, NFT’S & BLOCKCHAIN da Universidade Lusíada. O curso aborda o futuro das tecnologias e do consumo de forma prática, fundamentado nos conceitos que vão estruturar os negócios.
A nova era da Internet e duas grandes tendências do novo mercado
Se trabalha na área do Marketing, reconhece que as marcas estão à procura de novas – e melhores – experiências que possam oferecer ao consumidor. E é provável que já saiba que já não é preciso criar e vender um produto ou serviço físico e palpável para ter sucesso.
E é exatamente aqui que encontramos a necessidade de voltar as atenções para a chegada dos novos tempos. Na Web 3.0 nenhum exemplo de novas tecnologias com futuro poderá ser tão válido quanto estes dois: NFT’s e Blockchain. Ambos vão transformar para sempre a forma como vemos os negócios e as experiências de consumo, refletindo diretamente na maneira como utilizamos o Marketing e as suas ferramentas. Não estamos longe deste futuro.
Mas o que são NFT‘s e Blockchain, exatamente, e como por quais razões devem ser a sua aposta para uma especialização?
Comecemos pelo princípio.
Os criptoativos já prometem fazer parte de uma nova era do digital: vão ser, cada vez mais, considerados como ativos elegíveis para transações comerciais e negócios. Prova disto é que os mercados emergentes e as economias mais desenvolvidas já trabalham para enquadrá-los legalmente.
É por isso ser fundamental que vejamos, desde já, que as criptomoedas são um meio de pagamento a ter em conta. Tenhamos em mente que, no futuro, elas vão estar um pouco por todo o lado.
NFT: O que é e como funciona a tecnologia que dá milhões de dólares por arte digital
E os NFT’s, o que são? Do inglês Non-Fungible Tokens, e à semelhança das criptomoedas, os NFT’s são também um ativo que surge da Web 3.0. Neste caso, o diferencial deles é que cada um é irrepetível, não podendo ser replicado ou copiado – uma característica da tecnologia Blockchain que é especialmente importante para os proprietários de NFT’s.
Com os ativos NFTs tornar-se-á possível que qualquer item online tenha o seu valor e desperte o desejo das pessoas em tê-los. Músicas, arte, twittes, vídeos, avatares e uma infinidade de outros produtos podem ser um NFT.
A proposta NFT é conferir autenticidade e originalidade a itens digitais. Como? Ao criar uma peça virtual que seja “original”, a partir de um determinado arquivo digital. São itens colecionáveis que não se repetem e podem apenas ser “transferidos” de propriedade.
E desengana-se quem ainda não confere valor aos NFT’s: eles já movimentam milhões de dólares. É, portanto, uma grande mudança no processo e nas escolhas de consumo.
A partir de agora, com todas as transformações do digital, o desafio de quem vende ou colabora com vendas será gerar e entregar valor ao consumidor/público – e isto só será possível a quem dominar estratégias e ferramentas capazes de consciencializar quem “compra” do valor proposto, fazendo com que vejam sentido na aquisição.
Estas são novas realidades que já estão a desenhar-se no mundo dos negócios e que estão hoje presentes no debate público, sobretudo no universo dos negócios. São inegáveis as vantagens que vão oferecer às economias de todo o mundo e é desde agora que gestores e empresários devem querer apanhar a nova onda do digital.
Universidade Lusíada com especialização em Web 3.0, Marketing, NFT’s e Blockchain
Este curso de especialização é desenvolvido em parceria com a agência SPHERE ELEPHANT, a primeira agência Web3 Native na Península Ibérica, um exemplo de pioneirismo em Portugal. A agência está presente no mercado há dois anos, entregando aos clientes e potenciais clientes um gabinete exclusivo para a educação de empresas.
Na pós-graduação ministrada na Universidade Lusíada, os/as participantes são familiarizados com os principais conceitos à volta da Web 3.0 e da tecnologia Blockchain, aprendendo a lidar com os seus projetos/marcas dentro deste novo paradigma.
É uma oportunidade de compreender e debater sobre questões relevantes sobre o futuro dos mercados e sobre o papel das novas tecnologias, explorando soluções práticas a partir de casos reais e relevantes para cada módulo.
Assim, a especialização é direcionada a licenciados que, sendo gestores ou empresários, queiram desenvolver e aprofundar as inúmeras potencialidades da digitalização para promover os seus negócios/carreira.
E, se é um profissional que trabalha em processos de transição digital, em diferentes setores económicos, esta é também uma pós-graduação para si.